[DÚVIDA] - radiador do motor e do A/C não ligam
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[DÚVIDA] - radiador do motor e do A/C não ligam
Pessoal!
Tenho um Classic 2009 e os radiadores do motor e do A/C não funcionam.
Antes de levar ao especialista, quero ver se alguém já passou por isto.
Os fusíveis não queimaram e os relés, pelo que eu sei aqueles atras do porta-luvas funcionam.
Há outro ponto que tenho que ver?
Tem os sensores mas, tem como testa-los antes?
Tem como testar os relés no multimetro?
Todos os relés do radiador do motor e do radiador do AC ficam atras do porta-luvas?
Grato
Tenho um Classic 2009 e os radiadores do motor e do A/C não funcionam.
Antes de levar ao especialista, quero ver se alguém já passou por isto.
Os fusíveis não queimaram e os relés, pelo que eu sei aqueles atras do porta-luvas funcionam.
Há outro ponto que tenho que ver?
Tem os sensores mas, tem como testa-los antes?
Tem como testar os relés no multimetro?
Todos os relés do radiador do motor e do radiador do AC ficam atras do porta-luvas?
Grato
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Cara, tive um Logus que falhava geral a parte elétrica, ele falhava tudo de vez em qd, não acendia nem farol, daí voltava. Do nada. No meu caso, na época, era o rele da luz alta que tava zuado e
ferrrava com tudo, depois que troquei ele nunca mais falhou nada, vendi ele e o cara tem até hj sem problema algum.
ferrrava com tudo, depois que troquei ele nunca mais falhou nada, vendi ele e o cara tem até hj sem problema algum.
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Eu não entendi direito a dúvida.
Está falando dos radiadores ou dos ventiladores?
Os radiadores só funcionam se tem água no sistema, se tem, pode estar com a válvula termostática travada fechada. Mesmo assim funcionariam de forma extremamente precária.
Os ventiladores é outro sistema, aí seria parte elétrica, sensores ou mesmo alimentação.
Está falando dos radiadores ou dos ventiladores?
Os radiadores só funcionam se tem água no sistema, se tem, pode estar com a válvula termostática travada fechada. Mesmo assim funcionariam de forma extremamente precária.
Os ventiladores é outro sistema, aí seria parte elétrica, sensores ou mesmo alimentação.
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Pelo que eu entendi, são as ventoinhas que não estão funcionando, correto? Se positivo, tire o plig do sensor de temperatura e ligue o motor, as duas ventoinhas, depois de alguns segundos, tem que funcionar na velocidade alta e a luz de injeção irá acender, se isso ocorrer troque o sensor de temperatura. Se não ligarem, é algum problema na parte elétrica (relê, chicote, módulo etc) ou nas ventoinhas.
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Caros!
A ventoinha do radiador do motor esta normal, foi reparada.
Agora do ar condicionado não funciona.
Eu ligo o ar e a luz do AC ascende e tem corrente, fiz o teste do compressor ligando direto, ele funcionou, por tanto o problema agora está entre o botão e o compressor.
Pode ser o relé mas qual?
Tem um video no you tube que não combina com os reles do meu.
A ventoinha do radiador do motor esta normal, foi reparada.
Agora do ar condicionado não funciona.
Eu ligo o ar e a luz do AC ascende e tem corrente, fiz o teste do compressor ligando direto, ele funcionou, por tanto o problema agora está entre o botão e o compressor.
Pode ser o relé mas qual?
Tem um video no you tube que não combina com os reles do meu.
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Cleider,
Se vc. tiver um multímetro ou lâmpada de teste, veja se ao menos está chegando aos ventiladores (vc. começou dizendo ser ambos), o comando para que liguem (não sei se é terra ou bateria no seu caso).
Se chega e eles não ligam, o problema está no ventilador ou na ligação após ele (terra ou bateria?).
Se não chega, pode ser fiação aberta, contato do relé correspondente danificado, bobina do relé aberta...
Se esta parte está OK, pode faltar o comando para que o relé opere... novamente pesquisar com no mínimo uma lâmpada de teste...
Se os comando não chegam, aí a coisa complica um pouco mais, pois envolve sensor de temperatura (motor), fiação/botão do painel e quem sabe até a ECU.
Quanto a localização dos relés eu não posso te ajudar, mas se vc. os localizar e retirar, dá pra testar fora com o multímetro (bobina e contato), mas eu prefiro abrir a capa deles e visualizar o estado do(s) contato(s)...até porque os pinos da bobina e dos contatos se vc. não tiver uma referência fica complicado e aberto vc. visualiza tudo...
Se vc. tiver um multímetro ou lâmpada de teste, veja se ao menos está chegando aos ventiladores (vc. começou dizendo ser ambos), o comando para que liguem (não sei se é terra ou bateria no seu caso).
Se chega e eles não ligam, o problema está no ventilador ou na ligação após ele (terra ou bateria?).
Se não chega, pode ser fiação aberta, contato do relé correspondente danificado, bobina do relé aberta...
Se esta parte está OK, pode faltar o comando para que o relé opere... novamente pesquisar com no mínimo uma lâmpada de teste...
Se os comando não chegam, aí a coisa complica um pouco mais, pois envolve sensor de temperatura (motor), fiação/botão do painel e quem sabe até a ECU.
Quanto a localização dos relés eu não posso te ajudar, mas se vc. os localizar e retirar, dá pra testar fora com o multímetro (bobina e contato), mas eu prefiro abrir a capa deles e visualizar o estado do(s) contato(s)...até porque os pinos da bobina e dos contatos se vc. não tiver uma referência fica complicado e aberto vc. visualiza tudo...
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Disse sim que os ventiladores não funcionavam.
Ventilador do motor estava travado e agora esta normal.
O ventilador do AC ele é acionado quando o AC for ligado, oque não esta acontecendo.
O ac não liga.
Os relés do arrefecimento ficam atraz do porta-luvas, retirei um a um e verifiquei visualmente e não percebi anormalidade.
Então eu deixei de lado por enquanto e voltar com o reparo em jan/2014.
As oficinas estão cobrando R$ 300,00 pelo reparo e achava que poderia faze-lo
Ventilador do motor estava travado e agora esta normal.
O ventilador do AC ele é acionado quando o AC for ligado, oque não esta acontecendo.
O ac não liga.
Os relés do arrefecimento ficam atraz do porta-luvas, retirei um a um e verifiquei visualmente e não percebi anormalidade.
Então eu deixei de lado por enquanto e voltar com o reparo em jan/2014.
As oficinas estão cobrando R$ 300,00 pelo reparo e achava que poderia faze-lo
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Só pra esclarecer melhor...
Quando vc. fala que o AC não liga, é o compressor e a ventuinha interna ou só aquela lá de fora, junto a do motor?
Outra coisa...visualmente vc. não descobrirá nada, principalmente se não abrir a capa do relé...não é difícil, só é chato...e medir sua bobina e conferir ao menos se os9s) contato(s) estão limpos e com pressão para boa união...quando a bobina é alimentada e a armadura fecha.
Quando vc. fala que o AC não liga, é o compressor e a ventuinha interna ou só aquela lá de fora, junto a do motor?
Outra coisa...visualmente vc. não descobrirá nada, principalmente se não abrir a capa do relé...não é difícil, só é chato...e medir sua bobina e conferir ao menos se os9s) contato(s) estão limpos e com pressão para boa união...quando a bobina é alimentada e a armadura fecha.
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quando aciono o botão a luz correspondente ascende, a ventoinha interna liga.Bange escreveu:Só pra esclarecer melhor...
Quando vc. fala que o AC não liga, é o compressor e a ventuinha interna ou só aquela lá de fora, junto a do motor?
Outra coisa...visualmente vc. não descobrirá nada, principalmente se não abrir a capa do relé...não é difícil, só é chato...e medir sua bobina e conferir ao menos se os9s) contato(s) estão limpos e com pressão para boa união...quando a bobina é alimentada e a armadura fecha.
O compressor e a ventoinha do radiador do AC não ligam.
Tirei as capas dos reles, e na hora de ligar o carro um relé liga automaticamente, outro rele liga na velocidade 1 do ventilador, outro rele liga quando o ventilador na velocidade 4.
Quando ligo o AC nenhum relé aciona.
Eu tenho 6 relés nesta parte identifiquei 3 os outros 3 não sei quem são.
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OK, já desmontou e verificou esse botão de acionamento do AC? Tem relatos de aquecimento e mau contato que também irá fazer com que o AC não ligue.
Quanto aos relés, praticamente em toda capa de proteção ou acabamento de compartimentos de fusíveis e relés, tem em algum lugar inscrito através de símbolos, para que cada um serve...
Não conheço o seu carro, mas ilumine bem o local ao redor dos relés e dá uma boa olhada.
Quanto aos relés, praticamente em toda capa de proteção ou acabamento de compartimentos de fusíveis e relés, tem em algum lugar inscrito através de símbolos, para que cada um serve...
Não conheço o seu carro, mas ilumine bem o local ao redor dos relés e dá uma boa olhada.
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