Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Pessoal....como faço "as contas" pra saber qual bico injetor ideal colocar no carro.
Se trata do meu Corsinha manco turbo que é monoponto, pretendo comprar um coletor de admissão de multiponto, comprar os 4 bicos (quais???), e instalar a fueltech.
O que vcs sugerem ??? Teria que mudar algo a mais pra passar o EFI pra MPFI ?? O meu ainda utiliza distribuidor, e os MPFI´s não, isso mudaria alguma coisa na hora de instalar o coletor com 4 bicos ???
como vai pra fueltech nao se preocupa com a central, deixa tudo por conta da FT, acho eu q tem como por pra trabalhar em roda fonica, mas tmb na base do distribuidor....
qnt a essas duvidas, conversa com o Rodolfo ele te da uma luz certinho....passa pra ele com qnt de pressao e qnts cvs espera q ele passa os bicos pra vc
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Se seu motor for 1.0 e não deve ser forjado o máximo de potência que voce vai arrancar vai ser 150cv e já que voce não vai usar mais a injeção original pode usar 4 injetores de alta impedância, assim não precisa gastar com Peak and Hold.
Bom, pra usar 4 bicos que alimentem até 150cv voce pode usar os bicos do Marea Turbo/ Tempra Turbo que originais alimentam seu motor.
Se quiser eu tenho 4 desses e vendo por R$ 480,00 os 4.
Abraços e boa sorte.
Existe uma maneira(regra), não muito exata, de preparar um motor turbo com segurança, com risco de quebra bem baixo. "Diz a lenda", que um motor aspirado não consegue usar 100% de seu potencial de projeto, devido ao fato de que, os pistão não consegue preencher todo o volume da mistura no cilindro, somente com a sua sucção(vácuo), e sim 80%. Os caras estudaram e através de testes, chegaram à conclusão de que, com cerca de 0,5 à 0,6bar de pressão de ar positiva no motor, ele consegue render 100% do que foi projetado. Sendo asim, não haveria motivo para quebras.(teoricamente). É claro que, quanto mais vc for incrementando o motor além da turbina(preparação mista), a coisa vai piorando, já que seu aumento de potência e torque, não vai ficar dependente só da pressão de ar. Mas as estatísticas mostram que de maneira geral, essa é uma boa pressão(0,5 - 0,6bar), para vc ficar tranquilo. Agora, acima disso, esse risco vai aumentando, na proporção que vc vai aumentando a pressão da turbina. E esse aumento não é linear não. É mais rápido que isso. Não que vc não possa passar disso, mas vai mexer cada vez mais no seu bolso.
Abraço.
consegue rodar no dia-a-dia com 150cv num 1.0 sem risco eminente de quebra?
dia-a-dia que me refiro é com pé suave, as vezes umas esticadas e na serra talvez com pé um pouco pesado[/quote]
Dá pra andar em um corsa 1.0 com 150cv sem forjar e acelerando sem dó todos os dias sim.
Alguns aqui do Forum já andaram comigo e sabem como eu ando. Já tive um Celta 1.0 MPFI 2001 (c/ar) e turbinei o carro quando ele tinha 234km (ainda estava no primeiro tanque de gasolina) e andei até os 118.000km sem nunca ter nenhuma quebra, troquei os pistões com 80.000km por desgaste, estavam batendo saia (bastante).
Fui pro Paraguay com esse carro 3 vezes, fora as viagens pro RJ, PR e SC... sempre acelerando como se fosse um carro original.
O Celta andava com 0,7 bar no pé e tinha um booster pra 1,2 bar que dava aprox. uns 140/150cv.
Quando vendi o carro ainda foi com a embreagem original que veio da GM, nunca preciseui mexer.
Se for bem montado dura bastente sim. Apenas como referência na época gastei aprox, 7K pra montar esse carro e não me arrependo de nada, faria tudo de novo!
consegue rodar no dia-a-dia com 150cv num 1.0 sem risco eminente de quebra?
dia-a-dia que me refiro é com pé suave, as vezes umas esticadas e na serra talvez com pé um pouco pesado
Dá pra andar em um corsa 1.0 com 150cv sem forjar e acelerando sem dó todos os dias sim.
Alguns aqui do Forum já andaram comigo e sabem como eu ando. Já tive um Celta 1.0 MPFI 2001 (c/ar) e turbinei o carro quando ele tinha 234km (ainda estava no primeiro tanque de gasolina) e andei até os 118.000km sem nunca ter nenhuma quebra, troquei os pistões com 80.000km por desgaste, estavam batendo saia (bastante).
Fui pro Paraguay com esse carro 3 vezes, fora as viagens pro RJ, PR e SC... sempre acelerando como se fosse um carro original.
O Celta andava com 0,7 bar no pé e tinha um booster pra 1,2 bar que dava aprox. uns 140/150cv.
Quando vendi o carro ainda foi com a embreagem original que veio da GM, nunca preciseui mexer.
Se for bem montado dura bastente sim. Apenas como referência na época gastei aprox, 7K pra montar esse carro e não me arrependo de nada, faria tudo de novo!
Fera, te mandei uma mp. Veja se tem como me ajudar em alguma coisa? Valeu.
GSI T escreveu:
valeu cara
a respeito de preços, esse orçamento de 7k em 2001 chegou a baixar ou ficou fixo pela casa dos 7k?
gastou 7k somente no motor ou precisou fazer freios/suspensão?
Gastei isso porque o carro tinha ar-condicionado e algumas peças tiveram que ser fabricadas. Outra coisa foi o escapamento que na época utilizei abafadores de Tempra, porque o escape era de 2", alem dos freios que no princípio de diferente só tinhas as pastilhas que eram de composto especial.
Hoje sairia uns 5K, pela facilidade em algumas peças.
O uso de um booster, é uma boa idéia. Vc anda na maioria das vezes com uma pressão segura, e quando precisar, tem a opção de aumentar na hora. Só tenha cuidado com os dinamometros, quando for medir seu carro. Eles usam "cavalos" diferentes, de acordo com o gosto do dono do carro.