Código DNI: 0410
Nome: Sinalizador acústico de farol aceso
Característica: 3 terminais, cor Cinza, sem suporte, 12 V
Montadora:
GM Opel: 90240665 ou 90464777
FUNÇÃO: Quando se retira a chave do contato, ou ainda esteja ela na posição DESLIGADO o relé recebe o sinal elétrico do PÓS-CHAVE, emitindo um sinal intermitente acústico a fim de alertar o motorista que os faróis estão acessos.
O relé é alimentado com um fio TERRA, um fio alimentação 12V (+) e um fio do PÓS-CHAVE (-).
· Fica na caixa de fusíveis da linha CORSA logo acima dos fusíveis, ficando na TERCEIRA POSIÇÃO.

Figura da caixa de fusíveis
· Na linha CORSA que não veio com esse opcional de linha da fábrica o painel de relé está com a fiação invertida.

Figura da fiação normal

Figura da fiação invertida
· Colocando-se o relé na caixa de fusíveis no 3º soquete da esquerda pra direita como na figura abaixo, ainda sem inverter a fiação, você verá que o relé funciona mas num tom acústico quase imperceptível. Para ouvi-lo será necessário colocar o ouvido bem próximo da caixa de fusíveis e ainda assim com silêncio absoluto.
· Se você quiser testar antes de inverter a fiação, coloque três pedaços de fios nos contatos do relé a fim de se colocar as pontas dos fios no soquete e simular a situação de esquecimento de faróis acesos.

Figura do relé com os fios
Note que no desenho o os fios já estão invertidos portanto deverá funcionar corretamente. Se acaso você colocar invertido ou em soquete errado, fique tranqüilo pois apenas não irá funcionar. Nada será danificado.
Funcionou ! ? Ótimo !
Agora vem o procedimento para a inversão dos fios
Retire os parafusos da caixa de fusíveis. Na figura o número 21. Tem dois um de cada lado.

Figura com o parafuso n. 21
Antes de puxar o painel de fusíveis verifique se não há nenhuma cinta fixando os fios em alguma parte da carroceria do carro. (No meu caso tinha uma fixando o conector de diagnóstico no chicote central). Qualquer fixação vai dificultar a retirada do painel.
Para retirar o painel por trás da coluna do carro será necessário deslocar o painel para cima e girá-lo para trás (conforme as setas na figura abaixo), ficando assim com os fios virados para a sua frente. Para identificar os fios a serem invertidos é só colocar o relé no soquete, ou ainda contar os soquetes da esquerda para a direita.

Figura do painel de fusíveis girando
Os conectores das pontas dos fios do painel de fusíveis são aqueles que são colocados no painel e fica travado dá um trabalhão para retirar, você deverá ter paciência.
Ou ainda abra o relé e inverta os fios do relé retirando a solda dos conectores e soldando um pequeno pedaço de fio invertido, que é muito mais simples do que a retirada do painel de fusíveis e inversão dos fios e conseqüentemente bem menos trabalhoso.
E ainda vai dar pra você sair a noite... e não esquecer o farol acesso. Hahahah ! !
Escrito por: Wanderlei – SP