Em muitas ocasiões nós vemos a ficha técnica do corsa sem notar o significado que tem certas condições, um deles, que talvez o que nós vemos primeiro em qualquer carro é a potência em HP que o fabricante especifica, mas é importante levar em conta que esta é a potência total que pode ser obtido a um número de rotações máximo permitido. Por exemplo 89 HP @ 5,500 RPM.
Conta Giros (Tacometro)
Este é um dispositivo que nos permite saber as rotações do motor. Tendo em consideração que a série de motores deste veículo é feita para desenvolver potência total a 5.500 rpm, pode ser muito útil ter um conta giros para poder desenvolver a potência de maneira correta sem arriscar a integridade do motor.
Bom, pois vamos para o que nos interessa. A instalação de conta giros analógico no Corsa.
O painel com conta giros pode ser adquirido de um modo fácil em lojas especializadas e inclusive em algumas concessionárias GM que oferecem acessórios para Corsa. O custo pode variar, dependendo do que é escolhido, havendo três tipos:

Amarelo / Preto

World Cup

Branco / Azul

Original
É necessário mostrar que estes paineis incorporam funções que não estão disponíveis em alguns modelos, como por exemplo os controles ABS, AirBags e o alerta de cinto de segurança, mas o mais atraente neste painel é a advertência de escassez de combustível que incorpora de modo luminoso de cor vermelha no marcador que corresponde à gasolina e é representado com uma bomba deste valioso combustível.
É importante salientar que também existe conta giros que era exclusividade da edição copa do mundo 1998 e que trabalha por meio de um sensor de velocidade em vez de um chicote como o que nós apresentaremos logo.
Material Necessário
1 Painel com Conta Giros.
2 mts de cabo 16AWG.
1 Filete de metal.
1 Chave Philips.
1 Chave Sextavada.
1 Chave de Boca.
1 Pinça de ponta.
1 Terminal de conexão (conector).
Procedimentos de Instalação
1. Retirar os 5 parafusos da carcaça de ignição.


2. Retirar os 3 parafusos da moldura.

3. Retirar os 2 parafusos do painel original.

4. Para retirar o painel original é necessário colocar a mão por trás do painel e soltar o cabo do velocímetro. Com o painel fora nós observamos o pente de conexões e o cabo do velocímetro


5. Anexamos o filete metálico com cabo de aproximadamente 1.80 mts. na cavidade 9 da direita para a esquerda do pente de conexões.


6. Passamos o cabo por dentro do painel até chegar ao lado do passageiro, onde fica a central de injeção eletrônica. Agora nós abrimos a lateral do lado do passageiro, onde está a central. Será necessário remover o revestimento.


8. Nós retiramos a central e identificamos o pino C2 do conector grande .Na posição C2 que corresponde ao conector grande introduzir o cabo que vem do pente de conexões do painel de instrumentos. É necessário realizar uma conexão apropriada para evitar curto circuitos e conseqüências posteriores que possam por em risco a integridade da central (a posição C2 da central estará livre nos modelos Populares e ocupada nos modelos semi equipados ou com ar condicionado, neste caso deverá ser feita uma conexão de qualidade).

10. Nós montamos o novo painel com conta giros, e plugamos o cabo do velocimetro. (empurrar até ouvir o estalo).

11. Agora nós parafusamos o painel e verificamos que os conectores da central estão na posição correta.

12. Depois de verificar tudo isto, teste o conta giros antes de remontar tudo. Nós ligamos a ignição e verificamos que a sinalização do painel inclui freio de mão, óleo, injeção eletrônica e bateria. Se tudo estiver correto, damos a partida no motor. O conta giros registrará 1000 rpm. No caso do motor estar frio, registrará pouco mais de 1000 rpm até entrar em regime normal de funcionamento do motor. Com isto nós terminamos a instalação do painel com conta giros e só falta montar a moldura do painel, a carcaça da ignição e a cobertura da central.

Escrito por : Dario Gómez Monroy
Traduzido por: Glenio Lacerda
Colaboração: Cleber Rodson Lusvordes
Texto retirado do site http://www.corsaclub.com.mx/taller/chevymania/tacometro.htm Se você possui algum direito sobre este texto e tem alguma reinvidicação a fazer, por favor entre em contato