Pessoal revisando o fórum, vi esse tópico vendo o link abaixo e algo ficou duvidoso.
www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=30018
Para melhor instrução, Corsa até 98 usa um tipo de válvula e após 99 ela é diferente, salvo em contrário. Veja os codigos da MTE-Thomsom abaixo...
1.4L EFI/MPFI (4cil.) 94/98 Gas. 03.038.094 VT 217.92 92 <esse 92 final e a temperatura
1.6L EFI/MPFI (4cil.) 94/98 Gas. 90.200.836 VT 217.92 92
1.0L EFI/MPFI (4cil.) 94/98 Gas. 03.038.094 VT 217.92 92
1.3L EFI/MPFI (4cil.) 94/98 Gas. 90.200.836 VT 217.92 92
1.0L MPFI 16V (4cil.) 95/ Carc. Gas. 90.412.901 VT 372.92 92
1.0L MPFI 16V (4cil.) 95/ Refil Gas. 90.412.901 VT 211.92 92
1.6L MPFI 16V (4cil.) 95/ Carc. Gas. 90.412.901 VT 372.92 92
1.6L MPFI 16V (4cil.) 95/ Refil Gas. 90.412.901 VT 211.92 92
1.8 DOHC 16V 03/ Carc. Gas. 09.129.908 VT 391.92 92
1.8 DOHC 16V 03/ Refil Gas. 09.129.908 VT 211.92 92
http://www.thomson-net.com.br/download/ ... ratura.pdf
Foto da valvula termostática para Corsa 1.0/1.3/1.4/1.6EFi/MPi 8V (até noventa e oito)
www.paccini.com.br/detalhes.asp?cod=16
3082-92 WAHLE CORSA 1.0/4/6 EFI/MPI 8V TERMOSTATO DE BRONCE usada no meu corsa wind hatcback 97/98
======================================================================
VÁLVULA TERMOSTÁTICA GM - CORSA 1.0/1.6/1.8 99/ (apos 99)
Cod GM93.275.736
Foto da mesma
www.rabrune.com.br/detalhes.asp?idproduto=754813
Procurem por fabricantes como Wahle, Mte-thomsom, etc e vejam o catalogo ou retirar a valvula usada e anotar o codigo.
Qualquer dúvida estamos por aqui.
Alcineu
[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática
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[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática
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Para testa-la: coloque-a dentro de um vasilhame com agua, para aquecer. Observe que ela vai abrindo a medida que a agua vai esquentando. Se nao abrir ou nao abrir toda, esta ruim. Troque-a.
OBS: ja que retirou coloque outra nova e fique despreocupado e o resto e so alegria...

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Aproveitando que estou sem nada para fazer, mais detalhes....
A válvula termostática é uma espécie de "torneira misturadora" com 2 entradas e uma saída. Uma entrada vem do radiador (água fria) e outra da saída do circuito de arrefecimento do motor (água quente). A saída vai para a entrada do circuito de arrefecimento do motor. Antes que a água atinja uma temperatura X a válvula está fechada, recirculando a água quente do motor. A medida que a temperatura sobe ela vai abrindo, permitindo a entrada de água fria vinda do radiador, equilibrando a temperatura.
Sem a válvula, o carro trabalha sempre com água fria direto, numa temperatura abaixo da ideal de operação, piorando a combustão, aumentando as emissões de poluentes e o desgaste dos componentes. Tanto faz ciclo diesel ou otto, os danos são mais ou menos os mesmos.
Se a válvula travar, não entra água fria quando necessário e aí vc tem sobre-aquecimento.
Pra testar é só colocar a válvula dentro de uma panela com água e colocar a panela em banho maria, acompanhando o crescimento de temperatura com um termômetro e agitando devagar e constantemente a água pro calor se espalhar por igual. Em geral ela vai abrir antes de 90 ~95ºC. Dificilmente acima de 100 °C. Mas vai variar de motor pra motor. Se o ponto de abertura for acima de 100°C fica mais difícil de testar, porque no banho maria a água não aquece acima de 100°C, então tem de ser calor direto. Só que tem de colocar algum aditivo (pode ser fluido de radiador mesmo) pra retardar o ponto de ebulição da água pra que ela não ferva.
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Amigos, a valvula termostatica e sem duvida parte fundamental para a durabilidade dos motores.
A funcao dela e manter a temperatura ideal de funcionamento conforme seu fabricante.
A maioria dos motores tem a temperatura ideal de trabalho entre 85 e 95 graus.
Abaixo desta temperatura o motor sofre desgaste acentuado devido a que as partes metalicas ainda nao sofreram as dilatacoes necessarias e calculadas para o perfeito funcionamento do motor, exemplo das camisas dos pistoes, quando da partida com o motor frio elas estao muito justas e sofrem desgaste acentuado dos aneis do pistao ( que sao mais duros), o que tambem ocasiona vibracoes em todo o motor.
Quando da partida a frio a valvula (fechada) garante um rapido aumento da temperatura para que o motor aqueca ate sua temp. ideal evitando asim um desgaste desnecessario do conjunto mecanico, principalmente garante que o oleo lubrificante tenha sua maxima eficiencia na circulacao pelo sistema, lubrificando, evitando atritos e resfriando as partes metalicas em movimento, funcao que so e atingida plenamente junto com a temperatura ideal.
Ressumindo, a retirada da valvula em condicoes de temp. baixa reduz significativamente a vida util do motor pelos motivos expostos acima.
Vamos agora para o extremo oposto, zonas de muito calor.
A funcao da valvula e de abrir quando a temperatura da agua no motor atinge ex. 88 graus, para permitir a entrada da agua mais fria que estava no radiador evitando assim o superaquecimento das juntas e retentores (que tem sua tolerancia) assim como deformacao-dilatacao exessiva por calor principalmente nos cabecotes de aluminio.
Lembrando sempre que o fabricante determinou que a valvula termostatica deveria abrir a esta temperatura para preservar os componentes do seu motor.
Com a retirada da mesma vamos criar um circuito unico onde a temperatura sera a mesma, so aumentando a medida que o motor esta ligado, e nao interessa o tamanho do radiador se for um circuito aberto.
Na estrada, com o vento ajudando podemos conseguir um pouco de refrigeracao no sistema, mesmo assim nunca saberemos a temperatura, estara 90-100-120 graus ? ate aonde sera que aguenta?... mas e na cidade? Presos num engarrafamento, ou num paseio pela trilla a 20 Km\h...cade o vento no radiador, a ventuinha foi projetada para auxiliar na refrigeracao do volume de agua do radiador, que nao e metade do volume total do liquido de arrefecimento.
O sistema de lubrificacao sera comprometido ja que o oleo perde sua viscocidade e propriedades de lubrificacao conforme aumenta a temperatura.
Fiquem longe de “mecanicos” que recomendam a retirada da valvula termostatica, com certeza nao sabem nada sobre o funcionamento de um motor, so sabem trocar pecas.
Problemas de arrefecimento muitas veces sao devido ao liquido utilizado no sistema.
Se apos ter conferido ventoinha, limpeza do radiador, valvula termostatica ect. O problema continua, a solucao e trocar o liquido refrigerante o que normalmente deve ser feito a cada 40 ou 60.000 Km.
Importante nao e so completar, ou drenar somente o radiador, tem que drenar tambem o que esta dentro do motor, lavar o sistema e colocar liquido novo geralmente na proporcao de 40% e 60% de agua DESTILADA, nunca agua de torneira nem agua mineral que ocasionam depositos, corroem e diminuem a eficiencia do sistema.
E nunca misturar liquidos refrigerantes de marcas diferentes, ja que podem se contaminar e anular mutuamente devido a aditivos incompativeis.
Lembrando tambem que a regulagem da injeccao de combustivel e o filtro de ar tambem influenciam a temperatura de trabalho dos motores.
Espero ter ajudado.
Abracos.
www.4x4brasil.com.br/archive/index.php/t-27052.html
A válvula termostática é uma espécie de "torneira misturadora" com 2 entradas e uma saída. Uma entrada vem do radiador (água fria) e outra da saída do circuito de arrefecimento do motor (água quente). A saída vai para a entrada do circuito de arrefecimento do motor. Antes que a água atinja uma temperatura X a válvula está fechada, recirculando a água quente do motor. A medida que a temperatura sobe ela vai abrindo, permitindo a entrada de água fria vinda do radiador, equilibrando a temperatura.
Sem a válvula, o carro trabalha sempre com água fria direto, numa temperatura abaixo da ideal de operação, piorando a combustão, aumentando as emissões de poluentes e o desgaste dos componentes. Tanto faz ciclo diesel ou otto, os danos são mais ou menos os mesmos.
Se a válvula travar, não entra água fria quando necessário e aí vc tem sobre-aquecimento.
Pra testar é só colocar a válvula dentro de uma panela com água e colocar a panela em banho maria, acompanhando o crescimento de temperatura com um termômetro e agitando devagar e constantemente a água pro calor se espalhar por igual. Em geral ela vai abrir antes de 90 ~95ºC. Dificilmente acima de 100 °C. Mas vai variar de motor pra motor. Se o ponto de abertura for acima de 100°C fica mais difícil de testar, porque no banho maria a água não aquece acima de 100°C, então tem de ser calor direto. Só que tem de colocar algum aditivo (pode ser fluido de radiador mesmo) pra retardar o ponto de ebulição da água pra que ela não ferva.
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Amigos, a valvula termostatica e sem duvida parte fundamental para a durabilidade dos motores.
A funcao dela e manter a temperatura ideal de funcionamento conforme seu fabricante.
A maioria dos motores tem a temperatura ideal de trabalho entre 85 e 95 graus.
Abaixo desta temperatura o motor sofre desgaste acentuado devido a que as partes metalicas ainda nao sofreram as dilatacoes necessarias e calculadas para o perfeito funcionamento do motor, exemplo das camisas dos pistoes, quando da partida com o motor frio elas estao muito justas e sofrem desgaste acentuado dos aneis do pistao ( que sao mais duros), o que tambem ocasiona vibracoes em todo o motor.
Quando da partida a frio a valvula (fechada) garante um rapido aumento da temperatura para que o motor aqueca ate sua temp. ideal evitando asim um desgaste desnecessario do conjunto mecanico, principalmente garante que o oleo lubrificante tenha sua maxima eficiencia na circulacao pelo sistema, lubrificando, evitando atritos e resfriando as partes metalicas em movimento, funcao que so e atingida plenamente junto com a temperatura ideal.
Ressumindo, a retirada da valvula em condicoes de temp. baixa reduz significativamente a vida util do motor pelos motivos expostos acima.
Vamos agora para o extremo oposto, zonas de muito calor.
A funcao da valvula e de abrir quando a temperatura da agua no motor atinge ex. 88 graus, para permitir a entrada da agua mais fria que estava no radiador evitando assim o superaquecimento das juntas e retentores (que tem sua tolerancia) assim como deformacao-dilatacao exessiva por calor principalmente nos cabecotes de aluminio.
Lembrando sempre que o fabricante determinou que a valvula termostatica deveria abrir a esta temperatura para preservar os componentes do seu motor.
Com a retirada da mesma vamos criar um circuito unico onde a temperatura sera a mesma, so aumentando a medida que o motor esta ligado, e nao interessa o tamanho do radiador se for um circuito aberto.
Na estrada, com o vento ajudando podemos conseguir um pouco de refrigeracao no sistema, mesmo assim nunca saberemos a temperatura, estara 90-100-120 graus ? ate aonde sera que aguenta?... mas e na cidade? Presos num engarrafamento, ou num paseio pela trilla a 20 Km\h...cade o vento no radiador, a ventuinha foi projetada para auxiliar na refrigeracao do volume de agua do radiador, que nao e metade do volume total do liquido de arrefecimento.
O sistema de lubrificacao sera comprometido ja que o oleo perde sua viscocidade e propriedades de lubrificacao conforme aumenta a temperatura.
Fiquem longe de “mecanicos” que recomendam a retirada da valvula termostatica, com certeza nao sabem nada sobre o funcionamento de um motor, so sabem trocar pecas.
Problemas de arrefecimento muitas veces sao devido ao liquido utilizado no sistema.
Se apos ter conferido ventoinha, limpeza do radiador, valvula termostatica ect. O problema continua, a solucao e trocar o liquido refrigerante o que normalmente deve ser feito a cada 40 ou 60.000 Km.
Importante nao e so completar, ou drenar somente o radiador, tem que drenar tambem o que esta dentro do motor, lavar o sistema e colocar liquido novo geralmente na proporcao de 40% e 60% de agua DESTILADA, nunca agua de torneira nem agua mineral que ocasionam depositos, corroem e diminuem a eficiencia do sistema.
E nunca misturar liquidos refrigerantes de marcas diferentes, ja que podem se contaminar e anular mutuamente devido a aditivos incompativeis.
Lembrando tambem que a regulagem da injeccao de combustivel e o filtro de ar tambem influenciam a temperatura de trabalho dos motores.
Espero ter ajudado.
Abracos.
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Alcineu, será q é fácil retirar a válvula?
Retirei o radiador pra mandar concertar pq tava vazando e acho q vou tentar olhar essa válvula aí.
Obrigado.
Rogério.
Retirei o radiador pra mandar concertar pq tava vazando e acho q vou tentar olhar essa válvula aí.
Obrigado.
Rogério.
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Se não me engano tem que tirar a capa plastica protetora da cooreia, correia dentada etc...ai complica...so mecanico...mas essa peça merece atenção...
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Tem que tirar a correia dentada sim, troquei esses dias e paguei $40 de mão de obra.
Coloquei a válvula nova, original que é pra não incomodar.
Abraços aos amigos "corseiros" !
Coloquei a válvula nova, original que é pra não incomodar.
Abraços aos amigos "corseiros" !
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Válvula termostática
www.youtube.com/watch?v=tw82ec5S2q0&feature=related
Mias videos em
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Ai galera achei a válvula termostática que tinha retirado do corsa. Dai resolvi por umas fotos.
Para esclarecer as duvidas quanto a temperatura de inicio de abertura e maxima ai vai as fotos.
Como veem ela começa a abrir aos 92°C e esta totalmente aberta aos 107°C conforme inscições na mesma.



Para esclarecer as duvidas quanto a temperatura de inicio de abertura e maxima ai vai as fotos.
Como veem ela começa a abrir aos 92°C e esta totalmente aberta aos 107°C conforme inscições na mesma.



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Boas,
Estava com receio de ressuscitar o tópico ...mas é melhor do que criar outro ..
Fiquei com uma dúvida.
Estou para trocar a correia dentada do meu Corsa e queria aproveitar a mão de obra e já trocar a válvula termostática.
Meu carro não apresenta problemas, mas como meu carro só liga o ventilador depois de 30min. (No marcador qdo liga está em 95º...96º sempre) estou achando que demora muito, ainda mais porque pego um pouco de trânsito.
Agora, como vi no início do tópico, a válvula do Corsa 98 é uma e do 99 é outra. Meu Corsa é 98 mod. 99 ..
Que RAIO de válvula meu Corsa usa ? 98 ou 99 ?
Abraços
Estava com receio de ressuscitar o tópico ...mas é melhor do que criar outro ..
Fiquei com uma dúvida.
Estou para trocar a correia dentada do meu Corsa e queria aproveitar a mão de obra e já trocar a válvula termostática.
Meu carro não apresenta problemas, mas como meu carro só liga o ventilador depois de 30min. (No marcador qdo liga está em 95º...96º sempre) estou achando que demora muito, ainda mais porque pego um pouco de trânsito.
Agora, como vi no início do tópico, a válvula do Corsa 98 é uma e do 99 é outra. Meu Corsa é 98 mod. 99 ..
Que RAIO de válvula meu Corsa usa ? 98 ou 99 ?
Abraços
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