Vazamento "Misterioso" - radiador

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
vinidrum
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Vazamento "Misterioso" - radiador

Mensagem por vinidrum »

Olá amigos. Estava viajando neste fim de semana, cheguei hoje para pegar o carro. Rodei menos de 1km e muito rapidamente o carro foi a 92º. Estranhei pois tinha conferido a água há poucos dias, inclusive limpei o sistema de arrefecimento, além de adicionar 1l de aditivo.
O reservatório estava completamente VAZIO. Pegou 4l de água. De repente começou a vazar. Olhei por baixo do carro e o vazamento vinha de cima escorrendo e pingava da lateral da tampa do carter, então... O que pode ser isso? Alguma coisa relacionada com a bomba d'água?
Há uns tempos atrás (quase 2 anos), secou o reservatório umas 2x, depois nunca mais, e hoje do nada me deparei novamente. Se alguém tiver nem que seja um palpite do que possa ser, agradeço. abraços.
Eduneves

Mensagem por Eduneves »

Prazer edu
Esses dias eu tb tive o mesmo problema so que meu motor fervia a 100°
meu eu gelava em sair com o carro
so q eu nao sabia onde era
levei no cara q mexe com isso ele fez o teste deu pressao la e viu q tinha uns furinhos bem pequenos media de uma agulha por isso eu nao achava onde vazava
esses furos estao do lado direito do radiador chamado de caixa.
ai mandei recondicionar mas cara eu sou meio chato com isso gosto muito do meu carro
quero sempre o melhor pra ele rodei 2 dias ai comprei um radia novo
Cara se o seu for Caro com Ar condicionado
O radiador tava 214 no Yocota em sao matheus-sp
Sem ar vc vai pagar 89 Reais
Originais os dois
blz espero ter ajudado
Abraços
vinidrum

Mensagem por vinidrum »

Meu carro tá baixando água desligado, o radiador está bom, não está perfeito pelo tempo de uso, mas o problema não é com ele, é um corrimento de água que vem mais ou menos do sentido da bomba d'água. Não consigo vê-la, a proteção da correia dentada está na frente, não consigo nem por a mão pra ver se há residuo de água, já procurei pelas mangueiras e nada, inclusive olhei o tubo d'água que troquei recentemente. Desconfio dos selos do motor, e do reparo da bomba d'água. Meu carro é um Corsa Wagon GL 1.6 8v completo. E outra, moro na Bahia. :lol:
Valeu. abs.
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

Ola vinidrum.
Checou bem se o vazamento vem dali do lado da correia sincronizadora/dentada?
Olha na bomba dagua ha um orificio sob o eixo da mesma, pode ser ela, ou seja, o selo mecanico do eixo.
A bomba esta emitindo agum ruido/ronco?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
vinidrum

Mensagem por vinidrum »

Aparentemente, a termos de ruído, não emite nenhum. Prestarei mais atenção amanhã neste detalhe.
Me diz aqui. Para eu verificar a bomba d'água eu tenho que retirar aquela proteção de plástico, correto? Se não fossem aqueles parafusos com cabeça torx eu já teria retirado tudo para fora.. rsrs. Eu tenho uma chave aqui que uma vez até usei para mexer com a tampa do carter e vou tentar folgar aqueles parafusos com ela.
De qualquer forma vou tentar verificar amanhã. Qualquer coisa informo aqui. Valeu.
alcineu

Mensagem por alcineu »

A bomba fica atras da correia, que, por suavez ela é acionada pela correia sincronizadora e ajusta o seu tensionamento.
Nao me lembro de algum selo do bloco/cabeçote ali, mas, tem que checar bem de onde vaza, principalmete com o motor em funcionamento.
Voce pode tirar aquela proteção plastica da correia com uma chave de estria acho que 10 mm (faço isso sempre para checar a correia) tambem ajuda e checar o local com uma lampada para ter melhor visibilidade.

Se for da bomba, vai ter que desmontar tudo mesmo para retira-la.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
vinidrum

Mensagem por vinidrum »

PROBLEMA RESOLVIDO

O problema foi na junta da bomba d'água com o motor, a mesma já não existia mais, só tinham alguns fragmentos, por isso que existiam os vazamentos. Estava um pouco estragada, mas ainda estava boa. Comprei logo outra e coloquei no lugar.
Att.
Vinicius Guimarães

Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!
alcineu

Mensagem por alcineu »

Hum. ainda bem.
A agua do sistema de arrefecimento do motor esta com aditivo?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder