

Foi o primeiro projeto brasileiro da plataforma Corsa com desenvolvimento totalmente realizado pela Engenharia da General Motors do Brasil. Ao contrário de sua antecessora (Chevy 500) tinha uma vocação mais voltada ao uso leve do que ao trabalho. Também era um desenvolvimento independente da Opel na Europa que já tinha lançado o Corsa Combo com um baú totalmente projetado em aço e com linhas da caçamba mais retas apresentando grande contraste com o design redondo e fluído da linha Corsa.
Opel Corsa Combo


As primeiras notícias de seu desenvolvimento já apareciam no final de 1994: Edição de Novembro/1994 da Revista 4 Rodas:

Em Maio/1995 uma primeira apresentação da versão final:

E finalmente em Junho/1995 um teste completo:



Apresentada em uma única versão “Pick-up Corsa GL”, até o momento cada versão do Corsa possuía um motor específico: 1.0L EFI (Hatch Wind 2P), 1.4L EFI (Hatch GL 2P), 1.6L SFI 16V (Hatch GSi) e agora o 1.6L EFI (injeção monoponto) com 79cv.
Apesar do lançamento ter sido feito praticamente no meio do ano, a GM lançou como Ano Modelo 1995. Em um vídeo de apresentação para a rede de Concessionárias Chevrolet podemos ver alguns exemplares na cor Amarelo Gris, do ano modelo 1995, hoje praticamente extintas.



Fonte: Chevrolet Corsa Pick Up - Multiconvenção (https://youtu.be/pyE53c910jo?si=kaK7wW08LUCA7WU6)
A linha 1995 foi oferecida com os equipamentos de série e opcionais:


Fonte: Revista Panorama GMB #32 Edição Junho/1995 (https://youtu.be/kCKIX7EcFio?si=AQJ1w87eNTm6R7vk)
Propaganda do lançamento

Catálogo de Acessórios 1995

Interessante a sugestão oficial para utilizar os para-choques e volante do GSi na Pick-up:

LINHA 1996 – PRIMEIRA FASE – Motor 1.6L EFI
Comparando ao ano de lançamento o opcional SD7 (Rádio e mostrador separado “TID”) deixam de ser oferecidos, tornando o rádio um acessório que poderia ser instalado em Concessionárias Chevrolet.


Catálogo de Acessórios 1996


LINHA 1996 – SEGUNDA FASE – Motor 1.6L MPFI
Apresentada em Abril de 1996 a mudança do motor 1.6L EFI (monoponto) para o 1.6L MPFI (multiponto) com 92cv e também alterações estéticas como a troca de padrão dos emblemas (frontal, portas e traseiros) e a retirada da previsão de antena do rádio no para-lama do lado esquerdo.


LINHA 1997: anunciam novidades como:
- Barras de proteção contra impacto no interior das portas
- Novas calotas para a roda aro 13
- Vidro traseiro corrediço
- Espelho retrovisor com controle interno elétrico - Opcional
- Sistema de alarme anti-furto com sensor de quebra de vidro e “Immobilizer System” (chip na chave) – Opcional
- Nova padronagem de tecido: GRANT / SAMOS


Em Setembro/1997 um primeiro teste da versão MPFI foi realizado com as principais concorrentes do mercado (já utilizando uma Pick-up Corsa Ano Modelo 1998):





LINHA 1998: Mudanças estéticas com novo grafismo do painel, novas rodas aro 14 (opcionais), molduras laterais largas, luz de freio auxiliar (brake-light) e novo padrão de tecido: HUDSON / LEE UNI


Ainda em 1998 foi lançada a primeira série especial: Pick-up Corsa Champ 98 que possuía faixas laterais na caçamba e portas, para-choques, espelhos retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, rodas de alumínio aro 14 (mesmas da versão GL), volante de 3 raios, alarme, immobilizer system (chip na chave), revestimento interno exclusivo e nas cores Azul Riviera ou Verde West. Também eram disponíveis todos os outros opcionais da versão GL como Ar-Condicionado e Direção Hidráulica.

LINHA 1999: primeiro ano que oferecem a versão ST e com diversos itens removidos em relação à versão GL. Os revestimentos plásticos internos mudam da cor cinza para preto, a antena passa a ser integrada ao para-brisa, rodas aro 14 de alumínio passam a ser de série na versão GL e o air-bag para motorista ou motorista e passageiro são oferecidos como opcionais livres na versão ST ou GL. A capacidade de carga passa de 575kg para 600kg.


LINHA 2000: a principal novidade juntamente com as outras versões é o facelift para toda a linha, com novas rodas aro 14 na versão GL e novas calotas aro 13 na versão ST.


Teste comparativo da linha 2000 com as principais concorrentes da época:








LINHA 2001: Foram lançados 2 catálogos da linha 2001 para a Corsa Pick-up, em Junho/2000 com as versões ST e GL e depois em Novembro/2000 oferecendo apenas versão ST e a GL saindo do catálogo.

Verso do catálogo impresso em Junho/2000: versões ST e GL disponíveis

Verso do catálogo impresso em Novembro/2000: somente versão ST disponível

Foi lançada a série especial Rodeio, tendo como base a versão ST com adesivos especiais, rodas aro 14 da versão GL e oferecida nas cores Branco Mahler, Preto Liszt, Prata Escuna e Verde Náutico.

LINHA 2002: Apenas a versão ST oferecida, mas com uma ampla lista de opcionais e novas rodas aro 14 de alumínio (opcionais). Os para-choques e molduras passam a ser pintados na cor do veículo de série.


LINHA 2003: no último ano de produção foi oferecida versão “Sport” que era pacote de opcionais com a utilização de um par de emblemas nas colunas laterais.


Pacote versão “Sport”:
- Direção Hidráulica
- Capas dos espelhos retrovisores externos na cor do veículo
- Emblema “Sport” nas colunas laterais
- Faróis de neblina no para-choque dianteiro
- Maçanetas das portas na cor do veículo
- Molduras de proteção nas laterais de perfil largo na cor do veículo
- Rodas de alumínio aro 14
- Sistema de advertência sonora de faróis ligados
- Vidro da janela traseira corrediça, escurecido.

