Mas o que é a placa preta?
A placa preta, é um tipo de placa de veículo utilizada por carros antigos que são considerados patrimônio histórico, cultural ou técnico.
Para obter a placa preta, o carro deve estar em bom estado de conservação, mantendo um certo grau de originalidade e ter 30 anos ou mais de idade. Além disso, é necessário passar por uma avaliação/vistoria técnica, realizada por um clube de carros antigos filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
Atualmente onde sabemos dois Corsas já estão utilizando essa placa:
- Opel Corsa GSI importado da Alemanha cujo seu primeiro dono foi a Autolatina do Brasil que utilizou esse exemplar de cobaia para estudo o sistema de ABS afim de utilizar na linha do Gol bola.

Créditos: @garagemdomaia
- Chevrolet Corsa Wind de chassi final 002, ou seja, o segundo Corsa fabricado pela General Motors do Brasil mas o primeiro que realmente foi vendido ao público e utilizado até os dias atuais, pois o chassi 001 foi guardado pela montadora e atualmente está com colecionador de São Paulo, acesse viewtopic.php?t=114064 e conheça mais sobre essa historia.

Créditos: @corsa_002_007
Gostou dos exemplares? Tenho certeza que logo logo novos exemplares aparecerão por ai, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) existem 178 unidades do Corsa do ano de 1993 e 83.334 do ano de 1994 circulando pelo país, creio que um percentual mesmo que pequeno dessa frota vai virar placa preta. Eu particularmente estou adorando isso e você ?