Passando pra deixar minha contribuição pro site. Tutorial para instalar um atuador automático no porta malas com temporizador.
Quem tem Corsa Hatch, sabe que a trava do porta malas possui 2 estágios. De forma que, pra abrir, vc tem q girar a chave e segurá-la enquanto puxa a tampa.
Os tutoriais de trava elétrica padrão que encontramos por aí ensinam a passar os fios, instalar o relé, o atuador, etc... E quem fez isso num Corsa Hatch, viu que ele não abre completamente e fica travdo em um dos estágios da fechadura. Só funcionaria bem no controle do alarme, segurando e pressionando enquanto puxa a tampa.
Eu vou partir do pressuposto que vcs já tenham lido e talvez até feito uma instalação dessa. Meu objetivo aqui é ensinar como montar um pequeno circuito eletrônico que vai retardar o desligamento do relé em aproximadamente 6 segundos, que é tempo suficiente de vc sair do carro e chegar até o porta malas e puxar a tampa enquanto o atuador ainda está acionado.
Vamos a ele. Materiais necessários:
- Relé universal 4 ou 5 pinos
- 2 x Transistores: BD139 e BD140
- 2 x Capacitores: 16-25v/470uF e 16-25/220uF
- 2 x Resistores 2K (2.000 ohms)
- 1 x Diodo IN4004
- 1 x Botão tipo push (pressionar para acionar)
- Placa de circuito universal (encontrada em qualquer loja de eletrônica)
Segue o esquema elétrico de montagem dos componentes:

Pra quem quiser mudar o tempo pra mais que 6 segundos, basta trocar o capacitor C1 (220uF) pra um maior. Pra diminuir, menos uF. Com 470uF eu tive uns 14 segundos de atraso.
Depois de pronto, o esquema de ligação no carro fica assim:

E o produto final fica algo parecido com isso:

Verso:

Feito tudo isso, e seguindo os esquemas acima, você terá um botão no painel que, ao ser apertado, aciona o atuador por 6 segundos e depois se desativa, além do acionamento pelo controle do alarme (botão auxiliar).
Espero ter sido claro o bastante.
Abraço