Eu fiz o cabeçote do meu 99 Wind com ~166000. O motor estava claramente queimando óleo, sem força nenhuma (parecia um fusca 1300) e baixando nível d'água direto. Feito o cabeçote, a potência foi restaurada, o nível de óleo não baixou mais e nem o de água, mas o cheiro de óleo queimado persiste. O mecânico falou q esse cheiro vai ficar por um tempo pq o carro ficou rodando daquele jeito por um bom tempo (não sei dizer quanto tempo), mas q depois esse cheiro iria embora (segundo ele, um banho químico foi dado no motor para tirar as carbonizações).
Isso já tem 2 anos, e o cheiro continua impregnando minha barba e bigode. Achei q fosse catalisador podre e tirei, tive um aumento de potência significativo (calma, eu vou por de volta!), então troquei as velas e cabos, o carro ficou bem mais esperto, mas o cheiro continua igual. O meu corsa tem o clássico "tec tec", mas só é audível se abrir a tampa do motor e ficar com o ouvido perto.
É possível o coletor/escape ter ficado impregnado da época que o carro ficou fumando?
O problema q mais me emputece é q esse carro esquenta no trânsito. Eu já testei a bomba d'água, já limpei o radiador (não usei flush), já troquei toda a água por puro aditivo, já coloquei aditivo e água na medida recomendada (50% de cada). Da primeira vez q limpei, a água estava marrom, mas então coloquei puro aditivo e o carro naõ esquentou mais. Passou 1 ano e tá esquentando novamente, então esvaziei tudo e fiz o esquema de 50% de cada, q melhorou por uns meses e agora estou com o mesmo problema denovo. Pelo menos a água não ficou mais com aparência de suja.
Uma curiosidade sobre uma coisa q ocorre de vez em quando: é q o ponteiro indicador da temperatura fica entre o meio e o 100, com a ventoinha ligada (não chega a 100 nunca), e às vezes eu desligo o carro e deixo a bateria ligada pra ventoínha funcionar, aí a agulha do indicador de temperatura cai pra menos da metade (menos de 95º) e a ventoínha para de funcionar, outras vezes faço isso de desligar o carro e em seguida ligar a bateria e a temperatura se mantêm nos ~97º e a ventoinha fica funcionando com o motor já desligado por uns 5 minutos. Já troquei o termostato e a válvula termostática (peças originais).
Pelo q pude ver no meu corsa, a única peça não original é a bobina. Meu carro não fica 100% lisinho em marcha lenta, mas não posso dizer q a rotação fica variando loucamente... são apenas umas micro falhas q (como diria meu ex-mecânico, só músico consegue perceber). Apesar disso, o consumo é bom, considerando q eu não sou exatamente uma pessoa q anda na faixa da direita, e q pego trânsito intenso em terreno muito irregular em 80% dos meus trajetos (Sto André - Cidade Dutra), o corsinha está fazendo 9,6km/l com a gasolina batizada do extra (agora passei a por apenas v-power mas ainda não medi o consumo).
Aliás, é normal o carro ficar cuspindo água pelo escapamento de manhã ou a gasolina tem q ser mto batizada pra isso acontecer? O álcool utilizado na gasolina é anidro, naõ deveria ter água pra condensar e sair pelo escapamento (sim, eu fiquei cheirando as gotinhas).
O q os corseiros fodones têm a me dizer? Retífica do bloco? Bomba d'água e colmeia novos? Ranca os abafadores do escape e manda 2 JK com um 4x1 dimensionado? Bobina Delphi e velas iridium (a minha atual é a super4 e eu nunca mais quero comprar a vela original

Tem um gol 1.0 16v G3 aqui, mas eu simplesmente prefiro andar no corsa depois q troquei as velas e tirei o catalisador (só queria o câmbio mq200 do gol heheh).
Abraços!