Cheiro de óleo queimado sem mudar nível de óleo (e água)

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bigamancometh
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Cheiro de óleo queimado sem mudar nível de óleo (e água)

Mensagem por bigamancometh »

Olá corseiros! Sou novo no fórum, apesar de ter ficado lendo muito aqui por anos. Aprendi muitas coisas boas nesse fórum, mas só agora tive a necessidade de fazer uma pergunta, pois não encontrei nada parecido aqui (me desculpe se não procurei bem).

Eu fiz o cabeçote do meu 99 Wind com ~166000. O motor estava claramente queimando óleo, sem força nenhuma (parecia um fusca 1300) e baixando nível d'água direto. Feito o cabeçote, a potência foi restaurada, o nível de óleo não baixou mais e nem o de água, mas o cheiro de óleo queimado persiste. O mecânico falou q esse cheiro vai ficar por um tempo pq o carro ficou rodando daquele jeito por um bom tempo (não sei dizer quanto tempo), mas q depois esse cheiro iria embora (segundo ele, um banho químico foi dado no motor para tirar as carbonizações).
Isso já tem 2 anos, e o cheiro continua impregnando minha barba e bigode. Achei q fosse catalisador podre e tirei, tive um aumento de potência significativo (calma, eu vou por de volta!), então troquei as velas e cabos, o carro ficou bem mais esperto, mas o cheiro continua igual. O meu corsa tem o clássico "tec tec", mas só é audível se abrir a tampa do motor e ficar com o ouvido perto.
É possível o coletor/escape ter ficado impregnado da época que o carro ficou fumando?

O problema q mais me emputece é q esse carro esquenta no trânsito. Eu já testei a bomba d'água, já limpei o radiador (não usei flush), já troquei toda a água por puro aditivo, já coloquei aditivo e água na medida recomendada (50% de cada). Da primeira vez q limpei, a água estava marrom, mas então coloquei puro aditivo e o carro naõ esquentou mais. Passou 1 ano e tá esquentando novamente, então esvaziei tudo e fiz o esquema de 50% de cada, q melhorou por uns meses e agora estou com o mesmo problema denovo. Pelo menos a água não ficou mais com aparência de suja.
Uma curiosidade sobre uma coisa q ocorre de vez em quando: é q o ponteiro indicador da temperatura fica entre o meio e o 100, com a ventoinha ligada (não chega a 100 nunca), e às vezes eu desligo o carro e deixo a bateria ligada pra ventoínha funcionar, aí a agulha do indicador de temperatura cai pra menos da metade (menos de 95º) e a ventoínha para de funcionar, outras vezes faço isso de desligar o carro e em seguida ligar a bateria e a temperatura se mantêm nos ~97º e a ventoinha fica funcionando com o motor já desligado por uns 5 minutos. Já troquei o termostato e a válvula termostática (peças originais).

Pelo q pude ver no meu corsa, a única peça não original é a bobina. Meu carro não fica 100% lisinho em marcha lenta, mas não posso dizer q a rotação fica variando loucamente... são apenas umas micro falhas q (como diria meu ex-mecânico, só músico consegue perceber). Apesar disso, o consumo é bom, considerando q eu não sou exatamente uma pessoa q anda na faixa da direita, e q pego trânsito intenso em terreno muito irregular em 80% dos meus trajetos (Sto André - Cidade Dutra), o corsinha está fazendo 9,6km/l com a gasolina batizada do extra (agora passei a por apenas v-power mas ainda não medi o consumo).
Aliás, é normal o carro ficar cuspindo água pelo escapamento de manhã ou a gasolina tem q ser mto batizada pra isso acontecer? O álcool utilizado na gasolina é anidro, naõ deveria ter água pra condensar e sair pelo escapamento (sim, eu fiquei cheirando as gotinhas).



O q os corseiros fodones têm a me dizer? Retífica do bloco? Bomba d'água e colmeia novos? Ranca os abafadores do escape e manda 2 JK com um 4x1 dimensionado? Bobina Delphi e velas iridium (a minha atual é a super4 e eu nunca mais quero comprar a vela original :wink:), junta de cabeçote mais baixa?

Tem um gol 1.0 16v G3 aqui, mas eu simplesmente prefiro andar no corsa depois q troquei as velas e tirei o catalisador (só queria o câmbio mq200 do gol heheh).

Abraços!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

vc precisa de um bom mecânico pra avaliar corretamente o carro.....
os corsas B não tem isso de desligar e a ventoinha ficar ligada, então já tem alguma engenharia errada nisso, pode ser até pra tentar contornar um possível defeito, q até passar um pouquinho do meio no mostrador não é problema.....
gasolina não é normal sair tanta agua pelo escapamento
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bigamancometh
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Mensagem por bigamancometh »

Opa, obrigado pela resposta! Vi q vc mora em Sto André (eu moro em Sto André na região da UNIABC, e moro tb em SP no Jardim Colonial na região do Hospital Grajaú), vc pode me indicar algum mecânico de sua confiança em Sto André ou região?

Quanto aos problemas, passei no mecânico q fez o cabeçote e ele deu um reaperto no mesmo. Deu quase 90º na maioria dos parafusos, mas chegou a 90º completos nos da direita. Vamos ver se não fede mais óleo.

Me expressei mal sobre a ventoínha ficar ligada com o carro desligado. O q eu faço é: Suponha q eu chegue em casa e, já na garagem, , a temperatura esteja próxima dos 100º com a ventoínha ligada, então quando eu estaciono o carro, eu desligo o motor, mas ligo a bateria pra ventoínha continuar trabalhando até que a temperatura baixe e a ventoinha desligue sozinha. Porém, às vezes quando faço esse procedimento, a ventoínha não volta a ligar e a temperatura magicamente cai 5º em 3 segundos (o intervalo entre desligar o carro e ligar só a bateria), já outras vezes com o mesmo procedimento, a ventoínha fica ligada por uns 5min até a temperatura ficar abaixo dos 95º. Me parece um problema de sensor, e talvez no painel. Mas se fosse o caso, não faria diferença qdo limpo o radiador e troco todo o líquido...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

entendi....
variação tao rápida pode indicar problema no sensor, ou tmb problema elétrico, pq tudo é através de sinais elétricos, e esses sensores de temperatura são resistências variáveis por temperatura....se vai um nível de sinal o retorno é um se muda o sinal q vai, o retorno muda....

não precisa manter ligado pra ventoinha ficar trabalhando, por isso original já é assim q desliga o motor a ventoinha para, basta pensar q desligou não vai produzir calor e a tendência já é perder calor para o meio ambiente....

mecânico é um caso serio....tem um mecânico q fez alguns serviços pra mim logo q operei e não podia fazer nada no carro eu gostei, fica em uma travessa da av Itamarati, não sei exatamente o bairro como chama onde a oficina fica, mas a Itamarati é fácil de vc localizar, começa ali próximo ao jacatuba, passa em frente ao parque da criança, cemitério do curuça....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Já ouvi falar que o cabeçote precisa de reaperto depois de algumas centenas de KM depois de retificado. Então aí tudo bem.

Sobre o cheiro do óleo, se seu carro queimava muito óleo, pode ser sim que esse cheiro perdure por muito tempo. O escape deve estar impregnado de óleo, inclusive a lã que vai dentro dos silenciadores. Para resolver a parada e tirar todas as dúvidas, o ideal seria trocar o escape inteiro. Caso vc tenha interesse, pode usar o escape primário e intermediário dos Classic 2014 (as vezes vc acha um pouco rodado de PT nos desmanches). O catalisador pendurado no coletor deve estar bem novo e servirá sem maiores problemas no seu carro.
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bigamancometh
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Mensagem por bigamancometh »

SemControle e José Leal, MUITO OBRIGADO pelas informações.
Sem querer puxar sardinha, mas desde q acompanho este fórum os 2 são os q mais tem qualidade na resposta hehehe.

Sei onde é a avenida sim. Neste momento o carro tá no elevador do mecânico consertou o vazamento de óleo q existia na junta do volante. Posso aproveitar e pedir pra ele tirar o silencioso final pra eu dar uma olhada por dentro q eu sei q ele tira em 1 minuto e depois coloca de volta por 10 conto XD, e só de passar o dedo no escapamento já dá pra saber q tá impregnado de óleo.

Ah, do nada parou de sair "água" no escapamento qdo ligo o carro.

Vou ver com ele de testar outro escapamento, aí posto o resultado aqui.

Obrigado!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

então ficou fácil
Rua Erechim, 154 - Parque Erasmo Assunção, é uma travessa da Itamarati, se não to enganado a feira de quinta ou terça é nessa rua....
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bigamancometh
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Mensagem por bigamancometh »

Blz, valeu, SemControle.

Amanhã eu vou buscar o carro aqui na oficina. Segunda q vêm, q é quando estarei em Santo André, vou conversar com o mecânico dessa oficina de sua indicação.

Abração ae galera e obrigado pela ajuda!
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bigamancometh
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Mensagem por bigamancometh »

Busquei o carro hj. Olhei no escapamento e tinha uma "crosta" absurda de dura no escapamento inteiro. O óleo se fundiu ao interior do escapamento :mrgreen:. O escapamento tinha pelo menos 1cm a menos de vazão por causa dessa crosta, isso q eu nem olhei dentro dos abafadores.

Troquei o escape inteiro. O abafador deixei com a medida original, e o final deixei um esportivo, q se não me engano vcs chamam de "turbão". Não achei alto, mas é não restritivo e, naturalmente, já q o outro escape tava "entupido" e esse é não restritivo, o carro ficou melhor e o cheiro de óleo diminuiu 90%.

Agora qdo voltar pra Sto André eu levo no mecânico do SemControle pra ver qualé.

PS.: O carro naõ esquentou mais :scratch:
Será q o escape tava estrangulando tanto assim?
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Mensagem por José Leal »

Certamente o superaquecimento era devido ao escape entupido.

Como disse no post ali em cima, veja se vc acha o catalisador de algum Classic 2014/15 de PT. Já deixa tudo zerado.
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