[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
-
- :: Super ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2009
Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Achei muito interessante com o display de 5".
Como que seria feito as "checagem" para exibir as falhas nos carros que não tem sensor de pastilha do freio?
O óleo eu sei que pode usar a quilometragem e sensor de óleo.
E o mais importante, quanto que sairia esse menino? rsrs
Como que seria feito as "checagem" para exibir as falhas nos carros que não tem sensor de pastilha do freio?
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Bom dia!ChavesHe escreveu:Achei muito interessante com o display de 5".
Infelizmente como estou me baseando no meu carro que tem um MID e já conta com os sensores não pensei em formas para veículos que não o tenha, mas como já estará programado no computador de bordo se uma solução for instalada vai bastar "puxar" o fio ate o computador de bordo.
VLW!
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
O seu resultado ficou bom até. Acho que o ideal é aumentar o fatorCons atual em alguma coisa entre em 0,5 e 1,0... Tenta aumentar em 1,0 e vê como fica, acho que vc já ta perto do valor certo.gui_srs escreveu:O resultado foi o seguinte:
Total de litros registrados pelo computador de bordo: 6,92
Total de litros registrados na bomba ao completar o tanque: 7,94
Ou seja, diferença de 13% a menos que o computador de bordo está marcando. Agora é hora de calibrar.
Até que foi menos do que eu esperava.
Cansei,
Me dá um Help... Qual é o valor que eu deveria modificar na varíavel fatorCons para poder compensar esses 13% que o comp. de bordo está marcando a menos? Eu não tenho ideia do quanto alterar.
Fiz o teste da maneira correta?
Vc já chegou a montar algum código pra fazer a leitura do rádio?AlexSGP escreveu:Por enquanto estou enfrentando problema para efetuar a leitura do que vem do radio original via barramento "I2C GM" consigo enviar para o MID, mas receber do radio não consigo "ainda".
Acho que pra começar vc precisa primeiro transformar isso aqui na sua bíblia: http://wiki.carluccio.de/images/7/7a/Tid-protokoll.pdf
Depois a minha sugestão é vc quebrar o problema em partes. Olha a imagem abaixo:

Essa imagem é o começo da comunicação entre o rádio (Master) e o TID/MID (slave). Note que eu achei na biblioteca o que o cara descreveu no pdf, então o que vc precisa fazer pra começar é escrever uma função equivalente do start_TID sob a ótica do tid/slave pra dar as respostas que o rádio/master espera. Depois que conseguir fazer isso vc pode trabalhar a etapa de sincronização que o pdf descreve na página seguinte e vc pode ir batendo o que o cara fala com o que está na biblioteca, acho que isso deve ajudar a entender a comunicação.
Pra ajudar acho melhor vc fazer os testes em ambiente controlado, tipo, pegue um outro arduino pra fazer o papel do rádio e ligue ele no seu arduino mega, e coloque no void setup como se fosse exibir letra A no TID, uma única vez. Aí vc vai debugando, coloca no meio do código dos dois arduinos pra eles irem exibindo alguma coisa na serial, assim vc consegue saber até onde os códigos estão rodando ou se eles estão parando em algum ponto.
Das telas acho que a ideia é muito boa, eu particularmente usaria a tela com touch mesmo, acho que ficaria bem legal.
-
Cansei
Eu fiz exatamente isso:
1° Utilizei dois Arduinos, um NANO com rodado uma versão do seu computador de bordo, mas enviando só o bem vindo... O MEGA eu fui trabalhando com tudo que encontrei sobre o TID Protokoll,
2° A parte do Start eu consegui passar exatamente como vc disse agora, coloquei uns Serial.print apos cada momento MRQ LOW >>>, SDA HIGH, etc.. e passei por todos os processos ate chegar a sincronização, acho que é ai o meu problema, não tenho certeza também se o endereço do MID do Vectra elite é 0x9B. Conectei o OPCOM Clone no carro e fiz uma leitura no radio CDP 2500 e não encontrei este endereço la, mas encontrei o 0x94 e outros.
Mas estou atras da vitoria...
Sobre o touch, para melhor aproveita-lo então seria interessante ter a opção de interagir pela tela e não somente pelos botoes da alavanca do limpador, também tenho que ver se o preço de uma tela sem touch realmente compensa.
Obrigado pelo material, vou continuar lendo!
Eu fiz exatamente isso:
1° Utilizei dois Arduinos, um NANO com rodado uma versão do seu computador de bordo, mas enviando só o bem vindo... O MEGA eu fui trabalhando com tudo que encontrei sobre o TID Protokoll,
2° A parte do Start eu consegui passar exatamente como vc disse agora, coloquei uns Serial.print apos cada momento MRQ LOW >>>, SDA HIGH, etc.. e passei por todos os processos ate chegar a sincronização, acho que é ai o meu problema, não tenho certeza também se o endereço do MID do Vectra elite é 0x9B. Conectei o OPCOM Clone no carro e fiz uma leitura no radio CDP 2500 e não encontrei este endereço la, mas encontrei o 0x94 e outros.
Mas estou atras da vitoria...
Sobre o touch, para melhor aproveita-lo então seria interessante ter a opção de interagir pela tela e não somente pelos botoes da alavanca do limpador, também tenho que ver se o preço de uma tela sem touch realmente compensa.
Obrigado pelo material, vou continuar lendo!
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Entendi. Acho que vale a pena deixar a questão da sincronização de lado por enquanto e focar na sequencia de etapas abaixo:
7. Master sends address
8. Master sets MRQ Low
9. Master sends data
10. Master sets MRQ High
Se a primeira parte tiver acontecido certo a próxima etapa será receber o address do outro arduino, vc conseguiu capturar e interpretar o address que ele mandou?
O valor do endereço em si não é importante pq vc não vai fazer nada com ele, então nem esquenta a cabeça em saber qual é o valor certo mas é importante que vc consiga capturar essa informação pra vc manter o controle dos dados que vc ta recebendo.
7. Master sends address
8. Master sets MRQ Low
9. Master sends data
10. Master sets MRQ High
Se a primeira parte tiver acontecido certo a próxima etapa será receber o address do outro arduino, vc conseguiu capturar e interpretar o address que ele mandou?
O valor do endereço em si não é importante pq vc não vai fazer nada com ele, então nem esquenta a cabeça em saber qual é o valor certo mas é importante que vc consiga capturar essa informação pra vc manter o controle dos dados que vc ta recebendo.
-
Cansei
É justamente nesta parte que não consegui progresso... Mas agora lendo o que você escreveu acho que estava fazendo errado, eu estava tentando efetuar a comunicação via a biblioteca wire... será que não funciona? não consegui nem mesmo capturar o endereço que o Master enviou.
VLW!
É justamente nesta parte que não consegui progresso... Mas agora lendo o que você escreveu acho que estava fazendo errado, eu estava tentando efetuar a comunicação via a biblioteca wire... será que não funciona? não consegui nem mesmo capturar o endereço que o Master enviou.
VLW!
-
- :: Super ::
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
Bom dia pessoal!
Fiz o que vc falou, acrescentei 1.0 no valor. Agora a Variável FatorCons tá em 15.0.
Não sei se serve de base, mas o consumo instantaneo com o carro parado, em temperatura normal, ficava entre 1,1 e 1,2 L/H. Agora está variando entre 1,3 e 1,4. Se fizer as contas de 1,2 + 13% = 1,35.
Acredito que esteja praticamente no ponto, talvez seja necessario alterar só alguns décimos.
Vou completar o tanque hoje de novo e testar.
Estou testando a nova versão e até agora tá funcionando tudo beleza.
Chegou a mexer em mais alguma atualização no programa?
Ah, esses dias tentei fazer aquela animação do "Bem-vindo" com o trecho de código que vc me passou. Funcionou, mas ficou meio bugado cara, tipo 'enroscando' na hora de correr a animação. Tem ideia do que pode ser?
Outra coisa que eu pensei ser interessante implementar, é retomar na mesma função quando religar o carro. Por exemplo, se estiver em Consumo instantaneo, voltar automaticamente para ela após o 'Bem-vindo'.
Bom, por enquanto é isso.
AlexSGP,
Tá de parabéns cara, que coisa linda que vai ficar seu projeto.
Estou acompanhando também. Tomara que dê tudo certo...
Bom, por enquanto é isso..
Abraços!
Cansei,cansei escreveu: O seu resultado ficou bom até. Acho que o ideal é aumentar o fatorCons atual em alguma coisa entre em 0,5 e 1,0... Tenta aumentar em 1,0 e vê como fica, acho que vc já ta perto do valor certo.
Fiz o que vc falou, acrescentei 1.0 no valor. Agora a Variável FatorCons tá em 15.0.
Não sei se serve de base, mas o consumo instantaneo com o carro parado, em temperatura normal, ficava entre 1,1 e 1,2 L/H. Agora está variando entre 1,3 e 1,4. Se fizer as contas de 1,2 + 13% = 1,35.
Acredito que esteja praticamente no ponto, talvez seja necessario alterar só alguns décimos.
Vou completar o tanque hoje de novo e testar.
Estou testando a nova versão e até agora tá funcionando tudo beleza.
Chegou a mexer em mais alguma atualização no programa?
Ah, esses dias tentei fazer aquela animação do "Bem-vindo" com o trecho de código que vc me passou. Funcionou, mas ficou meio bugado cara, tipo 'enroscando' na hora de correr a animação. Tem ideia do que pode ser?
Outra coisa que eu pensei ser interessante implementar, é retomar na mesma função quando religar o carro. Por exemplo, se estiver em Consumo instantaneo, voltar automaticamente para ela após o 'Bem-vindo'.
Bom, por enquanto é isso.
AlexSGP,
Tá de parabéns cara, que coisa linda que vai ficar seu projeto.
Estou acompanhando também. Tomara que dê tudo certo...

Bom, por enquanto é isso..
Abraços!
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2006
1- calcular o diametro do pneu e converter para metros
http://www.csgnetwork.com/tiresizescalc.html
*29 seria o sensor do abs

Pulse/Km:
aro 17 - 215/45/R17
P/Km = 1000m / [ (3.1415 * .0677m) / 29 ]
P/Km = 1000 / 0.2455
P/Km = 14771 <<<< This is the number you will put in your 'Tachometer Pulsing' option on the MFD under the User Menu tab...
---------------------------
aro 16 (teste) 205/55/16
0.6319 (diametro em mentros
1000 / [(3,1415 * 0,6319) / 29]
Pulsos
14608,73 = 1000m
Exemplo: aro 16 com mid original do astra elite : Código 052 / pulsos 14972
icon_neutral.gif Tá unBond mas o que você quer dizer com esse c*r*l** inteiro desse post. O que quero dizer é que para o pc de bordo seja o mais preciso possível, você tem que escolher o código que dê o número de pulsos o mais próximo possível desses cálculos.
Seria legal montarmos uma tabela com os códigos e os pulsos, de repente eu até faria um app pra indicar o melhor código baseado no aro
--------------------------
Isso é um post meu do astra clube, assim que eu tiver um tempo galera eu reviso o algorítmo do colega, afim de aumentar a precisão do pc de bordo.
http://www.csgnetwork.com/tiresizescalc.html
*29 seria o sensor do abs

Pulse/Km:
aro 17 - 215/45/R17
P/Km = 1000m / [ (3.1415 * .0677m) / 29 ]
P/Km = 1000 / 0.2455
P/Km = 14771 <<<< This is the number you will put in your 'Tachometer Pulsing' option on the MFD under the User Menu tab...
---------------------------
aro 16 (teste) 205/55/16
0.6319 (diametro em mentros
1000 / [(3,1415 * 0,6319) / 29]
Pulsos
14608,73 = 1000m
Exemplo: aro 16 com mid original do astra elite : Código 052 / pulsos 14972
icon_neutral.gif Tá unBond mas o que você quer dizer com esse c*r*l** inteiro desse post. O que quero dizer é que para o pc de bordo seja o mais preciso possível, você tem que escolher o código que dê o número de pulsos o mais próximo possível desses cálculos.
Seria legal montarmos uma tabela com os códigos e os pulsos, de repente eu até faria um app pra indicar o melhor código baseado no aro
--------------------------
Isso é um post meu do astra clube, assim que eu tiver um tempo galera eu reviso o algorítmo do colega, afim de aumentar a precisão do pc de bordo.
Astra SS
-
Bom dia, pessoal!
gui_srs
Obrigado brother, aguardo qualquer sugestão/critica e tem tudo para dar certo, estou fazendo os tetes direto do software da tela e esta funcionando corretamente, faltando somente receber os dados do radio original, inclusive esta funcionando com o código do Cansei alterando somente a forma de como é enviado para o display.
unBond
Boa!!!! Vai ajudar!
Obrigado galera!
gui_srs
Obrigado brother, aguardo qualquer sugestão/critica e tem tudo para dar certo, estou fazendo os tetes direto do software da tela e esta funcionando corretamente, faltando somente receber os dados do radio original, inclusive esta funcionando com o código do Cansei alterando somente a forma de como é enviado para o display.
unBond
Boa!!!! Vai ajudar!
Obrigado galera!
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2006
curiosidade essa tela tem no brasil, se sim quanto custa?AlexSGP escreveu:Bom dia, pessoal!
gui_srs
unBond
Boa!!!! Vai ajudar!
Obrigado galera!
Astra SS
-