Olá,
alguém sabe me informar as temperaturas de operação normais para o corsa wind mpfi 1.0 97?
o meu opera abaixo de 90º, +- 82, 85º.
As vezes (ao acelerar bruscamente) o motor engasga e tenho que aliviar o pé para voltar ao normal, mas isso já acho que é a tal sonda lambda...
[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática
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Galera, me ajudem com uma dúvida!
Meu corsa wind 97 está com um pequeno vazamento d'agua entre a válvula termostática e o bloco, pensei em trocar só o anel de vedação, uma vez que aparentemente a VT está boa pois não tenho problema com a temp. do carro, porém ao ligar pra uma casa de peças para saber o preço, o vendedor disse que não tinha só anel e que a VT completa custa R$ 30,00 a marca é Siemens VDO, segundo ele original, mas sei que a original é Wahler, então a dúvida é: A VT da marca Siemens VDO é boa?
Meu corsa wind 97 está com um pequeno vazamento d'agua entre a válvula termostática e o bloco, pensei em trocar só o anel de vedação, uma vez que aparentemente a VT está boa pois não tenho problema com a temp. do carro, porém ao ligar pra uma casa de peças para saber o preço, o vendedor disse que não tinha só anel e que a VT completa custa R$ 30,00 a marca é Siemens VDO, segundo ele original, mas sei que a original é Wahler, então a dúvida é: A VT da marca Siemens VDO é boa?
Eder Narlem - Corsa Wind 96/97 - verde.
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Tenho um corsa 2002 que apresentou vazamento da parte lateral de plastico e revolvi trocar o radiador completo, isso foi fácil coloquei água e fluido, porem o carro continua esquentando com uns 10 a 15 minutos ligado chega a 100 graus a ventoinha liga e nada acontece, mais uma coisa percebi que a tampa do reservatório não está totalmente vedada ista pode ser a causa do aquecimento?
Se não for isso pode ser válvula termostática ou a bomba da água estou certo ?
Como faço para testar a bomba da água ?
Obrigado !
Se não for isso pode ser válvula termostática ou a bomba da água estou certo ?
Como faço para testar a bomba da água ?
Obrigado !
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Comece trocando a tampa do reservatório. Se o sistema não estiver plenamente estanque, não vai pressurizar o suficiente. Se não pressurizar o suficiente, o liquido de arrefecimento vai entrar em ebulição a uma temperatura menor do que deveria. O resultado: a ventoinha vai funcionar continuamente ou com periodicidade mais frequente. Ademais, o vazamento na tampa do reservatório é progressivo e bastante acelerado. Logo você vai ter problemas mais graves decorrentes de superaquecimento.
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Boa tarde galera...
Posso estar falando besteira, mas há diferenças entre temperaturas de válvula termostática quando o carro é gasolina e quando o carro é flex.
Até o corpo do equipamento é diferente nos casos dos Corsas até 99 (como o colega citou) por conta da fabricação do Celta, onde a termostática vem junto com a conexão da mangueira e nos Corsas 95 e 97 que tive essa peça era separada...
Carros a gasolina a temperatura realmente é de 92ºC, mas nos flex a temperatura é de 96ºC, por conta do álcool, que é mais frio...
Velas de ignição também mudam, pois são mais quentes. Aliás, carro a álcool trabalha com alguns graus a mais mesmo...
Saudações.
Cido
Posso estar falando besteira, mas há diferenças entre temperaturas de válvula termostática quando o carro é gasolina e quando o carro é flex.
Até o corpo do equipamento é diferente nos casos dos Corsas até 99 (como o colega citou) por conta da fabricação do Celta, onde a termostática vem junto com a conexão da mangueira e nos Corsas 95 e 97 que tive essa peça era separada...
Carros a gasolina a temperatura realmente é de 92ºC, mas nos flex a temperatura é de 96ºC, por conta do álcool, que é mais frio...
Velas de ignição também mudam, pois são mais quentes. Aliás, carro a álcool trabalha com alguns graus a mais mesmo...
Saudações.
Cido
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Bom dia JBjbvillanova escreveu:Olá,
alguém sabe me informar as temperaturas de operação normais para o corsa wind mpfi 1.0 97?
o meu opera abaixo de 90º, +- 82, 85º.
As vezes (ao acelerar bruscamente) o motor engasga e tenho que aliviar o pé para voltar ao normal, mas isso já acho que é a tal sonda lambda...
Se ao dirigir trechos longos de avenidas e estradas o ponteiro cai para abaixo da marca. 90 com certeza sua válvula travou aberta. Algo muito comum em Corsas. O Classic 2012 de meu irmão veio assim. Tem muita gente que não troca a mesma, pq acha mais seguro. Mas, não recomendo pois o carro trabalha mais frio e gasta mais combustível, além de reduzir a vida útil do mesmo. É uma manutenção barata que vale a pena fazer...
Saudações.
Cido
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Cido, toda a linha Corsa tem a mesma temperatura na VT (92° +- 2°C), vide catálogo da MTE-Thomson...independentemente do motor ser flex ou não.
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jbvillanova, a linha Corsa trabalha acima do valor da VT (90° +-2°C) e até +- 98°C, sendo:
Sem AC > velocidade única e apenas uma ventoinha
Com AC > duas velocidades e duas ventoinhas, velocidade baixa liga com +- 95°C, velocidade alta liga com +- 98°C.
Como os valores não são precisos, a temperatura mais alta pode variar até uns 100°C, não pode é permanecer nesta temperatura com a(s) ventoinha(s) ligada(s), o que sinaliza algum erro.
A faixa de trabalho acima deve ser observada com o carro parado ou em trânsito lento, pois em longos percursos, como numa estrada, a temperatura pode baixar bem da casa dos 90°C, dependendo da temperatura externa (do vento), e isto independente da VT estar em perfeito funcionamento...pois o arrefecimento provocado pelo vento frio, é muito superior a geração de calor pelo motor, daí a temperatura baixa.
Ocorre que em modelos mais recentes, cuja indicação da temperatura do painel não espelha diretamente os valores de um sensor, pois é comandado pela ECU, a GM pode estar colocando o valor que ela bem entender (por programação na ECU), a exemplo dos modelos Fiat acima de 2005 (já comprovado por mim), dando a ilusão ao motorista de uma falsa realidade.
Sem AC > velocidade única e apenas uma ventoinha
Com AC > duas velocidades e duas ventoinhas, velocidade baixa liga com +- 95°C, velocidade alta liga com +- 98°C.
Como os valores não são precisos, a temperatura mais alta pode variar até uns 100°C, não pode é permanecer nesta temperatura com a(s) ventoinha(s) ligada(s), o que sinaliza algum erro.
A faixa de trabalho acima deve ser observada com o carro parado ou em trânsito lento, pois em longos percursos, como numa estrada, a temperatura pode baixar bem da casa dos 90°C, dependendo da temperatura externa (do vento), e isto independente da VT estar em perfeito funcionamento...pois o arrefecimento provocado pelo vento frio, é muito superior a geração de calor pelo motor, daí a temperatura baixa.
Ocorre que em modelos mais recentes, cuja indicação da temperatura do painel não espelha diretamente os valores de um sensor, pois é comandado pela ECU, a GM pode estar colocando o valor que ela bem entender (por programação na ECU), a exemplo dos modelos Fiat acima de 2005 (já comprovado por mim), dando a ilusão ao motorista de uma falsa realidade.
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Na linha Corsa, as VT's tem a mesma especificação de temperatura 92° +- 2°C, ou seja, ela pode abrir entre 90 e 94°C.
Quanto ao código eu não sei informar.
Quanto ao código eu não sei informar.
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