[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
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re
Olá sousaman, belo trabalho, parabens!
diga ai, quais as anormalidades notada na bomba trocada?
quanto a esses paineis de intrumentos usados nessa geração Corsa B é do tipo acionamento termico e com o tempo já viu, né..
estava comparando com outras montadoras, como a Fiat, os intrumentos marcadores do painel é todo de indução, tipo micro motores, são mais precisos...
o painel original do meu corsa marca exatos 95°C quando o eletroventilador arma e esse que uso com CG marca 100ºC e em velocidade constante numa auto estrada fica na fixa dos 92ºC...
diga ai, quais as anormalidades notada na bomba trocada?
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- sousaman
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Alcineu,
Obrigado!
Realmente o trabalho foi dolorido, na alma e no bolso.... mas resolvemos o problema.
"Suei" (frio e queeeeeeente) em vários momentos quando via aquele relógio subir e bater no vermelho várias vezes em qualquer situação.
O mais estranho era que em alta velocidade subia e quando voltava ficava entre 95-96ºC e não baixava de jeito algum.
Em baixa velocidade o ponteiro visitava sempre a marca vermelha e me deixava simplesmente louco.
Veja as fotos dessa batalha em: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... &start=255
E o fechamento em: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... &start=345
Simplesmente nunca tinha visto isso, pois o Tiozinho simplesmente não deu trabalho algum com temperatura, somente uma válvula termostática que foi trocada com 90000 km e um radiador que estourou em agosto de 2008 com 190.000 km.
Eu fiquei espantado com esse papo do instrumento não marcar corretamente, pois nunca tinha visto um caso tão profundo e técnico como esse meu, pois os outros relatos de pessoas com este problema não relataram se consiguiram ou não solucionar o problema. Pelo menos eu não me lembro.
A melhor coisa foi ter descoberto isso antes da cirurgia: remoção de cabeçote, revisão completa e remontagem do conjunto. Isso me custaria aqui em SP míseros 800 reais, o que foi resolvido por 60 reais.
Acredito que seu relógio esteja com o mesmo problema que o meu, peça para um técnico de painéis fazer uma avaliação.
Quando o técnico mexeu no ponteiro do painel, deixou ele muito "pra baixo" e ficou fora da escala normal, o que me causou uma certa desconfiança do serviço dele, mas ao levar lá ele regulou o ponteiro e agora tenho a impressão que está tudo correto.
Detalhe, como eu estava logo no técnico quando ele estava mexendo no painel, testamos três painéis diferentes com CG e todos marcaram igual.
Logo o serviço foi bem feito.
Fiz dois testes indo para o litoral, onde o carro marcou 89ºC na descida e 97ºC na subida com picos de 99ºC, logo tudo normalíssimo. E na reta a 160-170km-h - 92-93ºC.
Ontem em CNTP (condições normais de tempertura e pressão) (do pé) a 120km/h o carro teve a temperatura estabilizada em 91ºC, que pra mim é excelente.
Quanto a diferença dos instrumentos da "FIET" e GM tb notei isso, mas isso fica para uma outra discussão.
Veja lá nos posts de evolução do Moleque. Logo traremos mais atualizações.
Abraços!
Obrigado!
Realmente o trabalho foi dolorido, na alma e no bolso.... mas resolvemos o problema.
"Suei" (frio e queeeeeeente) em vários momentos quando via aquele relógio subir e bater no vermelho várias vezes em qualquer situação.
O mais estranho era que em alta velocidade subia e quando voltava ficava entre 95-96ºC e não baixava de jeito algum.
Em baixa velocidade o ponteiro visitava sempre a marca vermelha e me deixava simplesmente louco.
Quanto a bomba (que estava beeeeeem enferrujada), simplesmente o rotor com aquelas "pás" que movimenta a água dentro do sistema, "soltou-se" do eixo e ficou girando em falso, produzindo um barulho metálico e não fazendo mais a sua função que é de movimentar no sistema e circular a água.alcineu escreveu:Olá sousamn, belo trabalho, parabens!
diga ai, quais as anormalidades notada na bomba trocada?
quanto a esses paineis de intrumentos usados nessa geração Corsa B é do tipo acionamento termico e com o tempo já viu, né..
estava comparando com outras montadoras, como a Fiat, os intrumentos marcadores do painel é todo de indução, tipo micro motores, são mais precisos...
o painel original do meu corsa marca exatos 95°C quando o eletroventilador arma e esse que uso com CG marca 100ºC e em velocidade constante numa auto estrada fica na fixa dos 92ºC...
Veja as fotos dessa batalha em: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... &start=255
E o fechamento em: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... &start=345
Simplesmente nunca tinha visto isso, pois o Tiozinho simplesmente não deu trabalho algum com temperatura, somente uma válvula termostática que foi trocada com 90000 km e um radiador que estourou em agosto de 2008 com 190.000 km.
Eu fiquei espantado com esse papo do instrumento não marcar corretamente, pois nunca tinha visto um caso tão profundo e técnico como esse meu, pois os outros relatos de pessoas com este problema não relataram se consiguiram ou não solucionar o problema. Pelo menos eu não me lembro.
A melhor coisa foi ter descoberto isso antes da cirurgia: remoção de cabeçote, revisão completa e remontagem do conjunto. Isso me custaria aqui em SP míseros 800 reais, o que foi resolvido por 60 reais.
Acredito que seu relógio esteja com o mesmo problema que o meu, peça para um técnico de painéis fazer uma avaliação.
Quando o técnico mexeu no ponteiro do painel, deixou ele muito "pra baixo" e ficou fora da escala normal, o que me causou uma certa desconfiança do serviço dele, mas ao levar lá ele regulou o ponteiro e agora tenho a impressão que está tudo correto.
Detalhe, como eu estava logo no técnico quando ele estava mexendo no painel, testamos três painéis diferentes com CG e todos marcaram igual.
Logo o serviço foi bem feito.
Fiz dois testes indo para o litoral, onde o carro marcou 89ºC na descida e 97ºC na subida com picos de 99ºC, logo tudo normalíssimo. E na reta a 160-170km-h - 92-93ºC.
Ontem em CNTP (condições normais de tempertura e pressão) (do pé) a 120km/h o carro teve a temperatura estabilizada em 91ºC, que pra mim é excelente.
Quanto a diferença dos instrumentos da "FIET" e GM tb notei isso, mas isso fica para uma outra discussão.
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Eu acompanhei essa ardua tarefa e aventura do Moleque GLS...dev ter passado noites sem dormir, pensativo, matutando, bolando, arquitetando, etc...
KKass a falta de aditivo detonou a bomba....
eu cai nessa asneira tambem quando estava com 40.000Km, acho ue rodei uns 25.00KM sem aditivo...
já vi foto de bomba que o rotor ficou com as aletas quase que totalmente corridas...ai corri logo e coloquei aditivo, ta loco...show de bola.
KKass a falta de aditivo detonou a bomba....
eu cai nessa asneira tambem quando estava com 40.000Km, acho ue rodei uns 25.00KM sem aditivo...
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Um detalhe que esqueci: explique melhor esse lance de varetar o radiador do Corsa, tem desmontar?
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Pois é galera, achei que só tinha esse problema, o meu 1.0 MPFI, da ultima vez que deu este problema era a valvula termostática que deu pau...Consequência: Tive que trocar os anéis que fritaram...
, pior ainda esquenta perto dos 100º, e vira e mexe tenho que completar a água do reservatório, mas não apresenta nenhum sinal de vazamento...

- sousaman
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Algumas sugestões:
1 - Verifique a mangueira que sai da válvula termo e conecta o radiador, geralmente ali fica mal apertada as braçadeiras e tem um pequeno vazamento ali.
2 - Verifique a tampa do reservatório de expansão.
3 - Faça o teste do painel numa oficina de painéis.
Abraços!
1 - Verifique a mangueira que sai da válvula termo e conecta o radiador, geralmente ali fica mal apertada as braçadeiras e tem um pequeno vazamento ali.
2 - Verifique a tampa do reservatório de expansão.
3 - Faça o teste do painel numa oficina de painéis.
É o começo da sua peregrinação.wind2001 escreveu:Pois é galera, achei que só tinha esse problema, o meu 1.0 MPFI, da ultima vez que deu este problema era a valvula termostática que deu pau...Consequência: Tive que trocar os anéis que fritaram..., pior ainda esquenta perto dos 100º, e vira e mexe tenho que completar a água do reservatório, mas não apresenta nenhum sinal de vazamento...
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Ruido
Alguem tem noção de como é o ruido da bomba dagua quando esta roendo/moendo/rangindo ou outras cositas más?
Estou a cata de um ruido chato, já troquei os rolamentos do alternador, rolamento tensor foi trocado há 3 anos, mecanico já checou tudo....e....
Estou a cata de um ruido chato, já troquei os rolamentos do alternador, rolamento tensor foi trocado há 3 anos, mecanico já checou tudo....e....
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Re: Ruido
Alcineu,
Troque o alternador e veja se o barulho persiste.
Abraços!
Troque o alternador e veja se o barulho persiste.
Depois fale se ele contiua.alcineu escreveu:Alguem tem noção de como é o ruido da bomba dagua quando esta roendo/moendo/rangindo ou outras cositas más?
Estou a cata de um ruido chato, já troquei os rolamentos do alternador, rolamento tensor foi trocado há 3 anos, mecanico já checou tudo....e....
Abraços!
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Olá sousamn...
quando o eletricista trocou os 2 rolamentos, testou ele na bancada e estava hyper silencioso...
só o rolamento ali perto da polia que estava chiando o outro estava intacto...
o ruido é tipo um metralhar, como algo com folga, acelerando até some, mas, na lenta se ouve melhor...
quando o eletricista trocou os 2 rolamentos, testou ele na bancada e estava hyper silencioso...
só o rolamento ali perto da polia que estava chiando o outro estava intacto...
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Alcineu,
No Tiozinho eu tive esse problema, vou relatar minha experiência.
Em baixa rotação o ruído não aparecia, mas depois de 2000 rpm o barulho era muito alto e estranho.
Na bancada o alternador não fazia barulho, mas na hora que apertávamos a correia junto com as polias do motor, entenda que a correia faz uma força negativa para baixo, compreendeu?
Ao fazer essa força o induzido do alternador sofre duas forças, uma numa extremidade do alternador (negativa) e outra na tampa do alternador (positiva).
Geralmente o que se desgasta e gera o barulho é uma peça plástica (ou bucha, como queira entender) que fica na tampa do alternador.
Devido a essa folga a peça plástica começa a ficar folgada, vibrar e fazer barulho.
Se não cuidar logo, pode desgastar o local aonde essa bucha fica alojada criando uma folga que jamais será corrigida, obrigando-o trocar a tampa do alternador.
No dia que descobrimos isso, não tínhamos uma tampa compatível e meu auto-elétrico resolveu trocar o alternador inteiro para poder me liberar.
Resultado, ganhei um alternador de Corsa com A/C e ficou bom demais.
Agora o barulho que está descrevendo, se for metálico está com cara de bomba dágua, pois no meu caso com o Moleque aconteceu dessa forma se soltando o conjunto de aletas, caso já relatado no post do Moleque.
O que acha?
Abraços!
Sousaman
No Tiozinho eu tive esse problema, vou relatar minha experiência.
Em baixa rotação o ruído não aparecia, mas depois de 2000 rpm o barulho era muito alto e estranho.
Na bancada o alternador não fazia barulho, mas na hora que apertávamos a correia junto com as polias do motor, entenda que a correia faz uma força negativa para baixo, compreendeu?
Ao fazer essa força o induzido do alternador sofre duas forças, uma numa extremidade do alternador (negativa) e outra na tampa do alternador (positiva).
Geralmente o que se desgasta e gera o barulho é uma peça plástica (ou bucha, como queira entender) que fica na tampa do alternador.
Devido a essa folga a peça plástica começa a ficar folgada, vibrar e fazer barulho.
Se não cuidar logo, pode desgastar o local aonde essa bucha fica alojada criando uma folga que jamais será corrigida, obrigando-o trocar a tampa do alternador.
No dia que descobrimos isso, não tínhamos uma tampa compatível e meu auto-elétrico resolveu trocar o alternador inteiro para poder me liberar.
Resultado, ganhei um alternador de Corsa com A/C e ficou bom demais.
Agora o barulho que está descrevendo, se for metálico está com cara de bomba dágua, pois no meu caso com o Moleque aconteceu dessa forma se soltando o conjunto de aletas, caso já relatado no post do Moleque.
O que acha?
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