[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Marcelo Specht
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Specht »

so precisa tomar cuidado na viscosidade pq GM ja sofre alguns problemas pra lubrificar a parte de cima do motor, se vc colocar um oleo muito fino a tendencia é cair a pressao no sistema e com isso dificultar mais ainda a chegada do oleo na parte de cima.......15w40 é uma boa faixa pra estar usando....nao vale a pena gastar num oleo de caracteristicas avancadas e viscosidade baixa, so fara queimar o oleo, e trabalha com menor pressao no sistema.....
a situacao ainda ficaria agravada no caso do turbo onde o oleo esquentaria e afinaria mais....podendo chegar facilmente em temperaturas q este nao esta preparado, acelerando a degradacao do oleo...
Obrigado pela resposta "Sem controle". Mas te pergunto o motivo pelo qual a GM passou a recomendar o óleo 5W30 a partir de 2004 (acho) nos motores VHC, inclusive porque o veículo está saíndo de fábrica com este óleo? É um assunto no mínimo polêmico pelo que já andei lendo aqui mesmo no fórum e também no Celta Clube.

Quanto a sua recomendação, a BR tem óleo 15W40, o lubrax tecno, poderia ser este?

Abraço![/quote]
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

Marcelo Specht escreveu:
so precisa tomar cuidado na viscosidade pq GM ja sofre alguns problemas pra lubrificar a parte de cima do motor, se vc colocar um oleo muito fino a tendencia é cair a pressao no sistema e com isso dificultar mais ainda a chegada do oleo na parte de cima.......15w40 é uma boa faixa pra estar usando....nao vale a pena gastar num oleo de caracteristicas avancadas e viscosidade baixa, so fara queimar o oleo, e trabalha com menor pressao no sistema.....
a situacao ainda ficaria agravada no caso do turbo onde o oleo esquentaria e afinaria mais....podendo chegar facilmente em temperaturas q este nao esta preparado, acelerando a degradacao do oleo...
Obrigado pela resposta "Sem controle". Mas te pergunto o motivo pelo qual a GM passou a recomendar o óleo 5W30 a partir de 2004 (acho) nos motores VHC, inclusive porque o veículo está saíndo de fábrica com este óleo? É um assunto no mínimo polêmico pelo que já andei lendo aqui mesmo no fórum e também no Celta Clube.

Quanto a sua recomendação, a BR tem óleo 15W40, o lubrax tecno, poderia ser este?

Abraço!
[/quote]
pode ser esse oleo sim, sempre mantendo a base mineral....e as trocas como recomendado cada 5K junto com filtro...

nao entendi pq da GM estar recomendando essa viscosidade de oleo, isso ja é oleo sintetico...devem ter reformulado alguma coisa na lubrificacao dos motores, pq a tendencia é perder pressao e qnd esquenta q afina um pouco mais....perde mais pressao ainda....

pode ser apenas uma jogada de marketing pra entrar na onda de motores modernos q demandam oleo sintetico essa coisa toda...e pra parte pratica na lubrificacao, podem estar se valendo de tecnologias dos sinteticos pra suprir as deficiencias ja conhecidas do motor....(claro tudo isso se nao mudaram o esquema de lubrificacao)
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
D2 Vida Loka
:: Millennium ::

Mensagem por D2 Vida Loka »

Fala Galera...

Aproveitando as peguntas feitas, num vou dizer que mecanico algum sabe mais que os engenheiros da GM, mas Sabado fui até a Volli para trocar oleo, filtro e passar o FLUSH, então passei o FLUSH, ficou lá o seus 15 minutos com o carro ligado e coloquei o Castrol Special API SL 20w50, que me indicaram vez que meu corsinha é 1.0 EFI 95 e ta com mais de 160.000KM, comprei 3 litros de oleo e para num perder tempo dinheiro e oleo trocamos o filtro e já colocamos 500ml de B12, aditivo para oleo, me falaram que é muito bom o tal do B12, depois do flhush das trocas e do B12 sai com o carro, pode até parecer psicologico mas senti o carro mais livre sim, só que hj senti ele tremendo um pouco... antes não tremia, mas pode ser outra coisa vou rodar com o carro e vou ver o que da....

E aproveitando o comentario do colega sobre trocar o filtro sempre...

Acho que é muito boa a idéia, acho que se der R$R$ sempre que tiver que trocar o oleo vou trocar o filtro que é menos de R$ 15,00 e aproveitar e colocar sempre um B12, para completar os 3,5 litros de oleo do motor ao invés de comprar 4 litros de oleo e deixar os 500ml de oleo em casa (jogado em um canto)

Segue link dos produtos qu usei para consulta:

Oleo
http://www.castrol.com/castrol/productd ... Id=6500999

B12
http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/27/8

STP Flush
http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/ ... ?produto=1

Apesar de hj ter apresentado essa "tremedeira" achei muito bom o serviço que fiz no Bat-Movel...

e preincipalmente quem ta pegando o carro de alguém que vc nem sabe o que e qdo fazia as trocas, acho legal fazer isso tudo que fiz, e pra registro ficou tudo R$ 105,00 (R$ 15,00 o oleo; R$ 26,50 STP Flush; R$ 23,60 o B12 e uns R$ 15 o filtro) e a volli parcela em 3 vezes (isso é muito Bom)

Fico por aki uma otima semana à todos fui... :redhotevil:
D2 VIDA LOKA
Olha o VL Movel no Mega, quem num foi, Perdeu PlayBoy....

http://picasaweb.google.com.br/equipeit ... 8713534354
Corsa 1.0 EFI 95 Só V-Power
tgarj

Mensagem por tgarj »

Ola Pessoal! Me tirem uma dúvida. Eu sempre troco o meu oleo com 4mil k.
Só que ate chegar os 4 mil eu sempre completo com uns 2 litros de oleo.
Da ultima vez eu coloquei ate um mais grosso. Um vermelhinho da Shel alta kilometragem 25w60 mas continuou a mesma coisa e não existe vazamentos.
Dizem que é por causa do GNV que consome mais oleo. É verdade?
Alguem ja colocou o lubrax top turbo? Estou querendo colocar ele
tgarj

Mensagem por tgarj »

Ah. Tenho um corsa GL 1.6 MPFI 96 com motor todo feito em 2007 .
D2 Vida Loka

Nossa esse negocio de carro com GNV queima oleo é novo pra mim nunca ouvi falar...

Aproveitando deixo um aviso....

NÃO USEM O FLUSH NO CARRO POIS SE TIVER QQ COISINHA +OU- ELE FERRA TUDO... MEU MOTOR TAVA BATENDO O COMANDO, MAS NADA URGENTE, DAI NA TROCA DE OLEO APROVEITEI PRA PASSAR O FLUSH PRA TIRAR A BORRA ACABOU COM MEU CARRO FERVEU, DEU PAU EM UM MONTE DE COISA... DAI AGORA TIVE QUE FAZER A PARTE DE CIMA DO MOTOR, (R4 500 SÓ DE PEÇA) SENDO ASSIM QDO TIVER QUE LIMPAR O MOTOR PEDE PRA UM MECANICO ELE LIMPA COM DIZEL DEPOIS LIMPA O CARTER E FICA 0KM...

NÃO USEM O FLUSH...

E COMO TIVE QUE FAZER TUDO ISSO JÁ COMPREI O CASTROL ALTA KM 20W50 API SL E + OUTRO LITRO DE BARDHAL B12 ADTIVO....

SEGUE AKI MINHA DICA :redhotevil:
D2 VIDA LOKA

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

tgarj, ta queimando oleo hein.....com 4K km, vc ja teve q colocar 2L? o q foi feito no seu motor em 2007?

D2 precisa ver exatamente isso, pois seu motor ferveu, o q nao tem relacao com o oleo....ja questionei isso no seu topico...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
D2 Vida Loka

Então cara eu tb num entendi direito quem me explicou foi o mecaninico, mas pelo que ele me falou foi pq o Flush deve ter deteriorado as juntas fazendo assim misturar oleo e agua e desencadeando uma serie de outros problemas, queima da valvula termostatica, com a mistura do oleo/agua, , mas fazer uma relação exata do que aconteceu, axu mesmo que foi um conjunto de coisas que tavam +ou- e ferrou tudo de uma vez dai com isso troquei o Kit do Comando de valvulas a valvula termostatica todas as juntas os retentores em fim...

Prefiro deixar um aviso de cuidado do que ver mais um colega do CC com o mesmo drama que eu...

Mas de Boa "sem controle" já fiz tudo e tamo ai pra ver o que vai Dar!!!
D2 VIDA LOKA

randolfomagrelo
Contato:

Mensagem por randolfomagrelo »

eu tô usando o top turbo da br... e sinceramente o funcionamanento melhorou. tá sem bater tucho! e tá mais suave. e vou trocar com 10.000 km!
L u i z
:: Super ::

Óleo...qual???

Mensagem por L u i z »

Bom, eu uso a uns 5 anos o Havoline 20w50 da Texaco, sempre ouvi falar muito bem desse óleo e o carro sempre se comportou perfeitamente com ele sem alterações de funcionamento, não apresentando nenhum ruído ou alterações perceptíveis.

Já que estamos falando sobre isso (!!!) alguém sabe me dizer se devo mudar de óleo???

Não entendo muito bem dessas especificações 20w50, e outras, só sei que uns são mais finos, outros aquecem menos, circulam mais...etc...alguém pode explicar isso??? Valeu!!!
Responder