[FOTOS] - Deixa eu mostrar meu corsa! - Marcelo Binato
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Fala marco Tulio, obrigado, de vez em quando agente tem que dar um passo pra trás, mas vai ficar bom, é só tempo. Abraço.
(ÁLBUM DE FOTOS) http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62243
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Bom dia amigos do CC. Esses dias escutei o rolamento da roda traseira roncar um pouco então devido aos 45.000KM rodados pelo bluet é hora de trocar os rolamentos. Bem vamos lá.
Como troquei em casa mesmo e não tenho cavalete vamos apoiar o eixo sobre o estepe com a ajuda de uma tábua pra não esfolar a roda. Já que deixar no macaco não é seguro.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Primeira coisa antes de se retirar o tambor de freio do corsa é soltar a regulagem do freio estacionario, com um alicate de pressão e uma chave 11 mm

By marcelobinato2 at 2012-04-22
o porque de soltar a regulagem eu já falo. Agora retirar o copinho de graxa que protege o cubo da poeira. Pela lateral para não esfolar.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Agora retiramos a cupilha com um alicate de ponta.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Com uma chave inglesa soltamos a porca, mas se tiver uma chave se não me engano 22 mm, faz o serviço.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Agora a arruela

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Mais uma afrouxada no cabo do freio estacionário.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Depois da retirada da arruela o rolamento externo já sai. E com jeito vamos puxando o tambor girado ele para não enroscar nas lonas e soltar o sistema de freio.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
O porque que eu falei em soltar bem o cabo do freio estacionário está aqui no tambor de freio, esta borda que se forma com o desgaste e que enrosca nas lonas de freio impossibilitando a retirada do tambor.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Tambor fora vamos olhar a espessura da lona Aqui dá pre se ver que dá pra rodar muito ainda.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Visão geral do sistema de freio sem vazamentos .

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Voltemos aos rolamentos. Agora retiramos o retentor de graxa e liberamos o rolamento interno.

By marcelobinato2 at 2012-04-22

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Vistoriando os rolamentos aqui está a causa do roncar de rolamento, dois roletes do rolamento externo estão danificados.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Agora vem a parte mais legal. retirar as capas dos rolamentos que ficam travadas no cubo.
Nessa foto vemos que nas sedes de encosto das capas de rolamentos existem duas fendas e é ali que bateremos um pontalete para empurrar as capas pra fora.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
No caso eu uso um martelo comum ou martelo bola e uma valvula de motor de caminhão que pode ser encontrada em qualquer firma de retifica de motores.
Primeiro a interna.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Agora a externa

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Aqui sem as capas dá pra visualizar as fendas que comentei

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Agora instalar o conjunto novo, no caso comprei um kit pronto onde vem o rolamento interno, o externo, o retentor de graxa e a cupilha.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Vamos encaixar a capa interna com batidas em movimentos circulares do martelo para colocar a capa na posição certa.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Com a ajuda da capa velha batemos nela empurrando a capa nova até a sede. assim não é danificada a nova.

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o mesmo fazemos com a externa.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Capas no local correto

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Vamos engraxar os rolamentos. Com um pouco de graxa na mão vamos bater o rolamento várias vezes para que a graxa entre na gaiola e em todos os roletes

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Colocamos graxa no interior do cubo.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Encaixamos o rolamento interno e depois o retentor de graxa.

By marcelobinato2 at 2012-04-22

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Antes de encaixar o tambor de volta é bom passar uma lixa nas lonas para dar mais aderência ao sistema de freio traseiro.

By marcelobinato2 at 2012-04-22

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Encaixamos o tambor.

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Encaixamos o rolamento externo, a arruela e rosqueamos a porca.

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Qual é o aperto da porca? Vamos apertar a porca até a roda ficar pegando um pouco para rodar e depois solta a porca até a roda ficar livre e os dentes da porca ficarem na posição para se encaixar a cupilha no buraco da ponta de eixo.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Coloca-se mais um pouco de graxa no copo e depois encaixa o copo no cubo, batento nas laterais dele para não amassar.

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Aproveitando o que restou da graxa lubrifique a guia do cabo do freio estacionário

By marcelobinato2 at 2012-04-22
com tudo no lugar monta- se o pneu e verifique se não ficom com jogo fazendo força com a mão. e regula-se de novo o freio estacionário.
Agora vem a dica principal, Quando os carros são fabricados, existem ferramentas especiais que determinam o torque de aperto de tudo no carro, mas nós nem as oficinas as vezes tem, então depois de uma semana rodando com o carro levante ele no macaco e confira de novo se não há jogo na roda pois mesmo batendo até o final para encaixar cada capa de rolamento ele tende à se ajeitar no lugar certo, daí se tiver jogo é só tirar o copo de graxa, a cupilha e apertar mais um dente da porca e então se coloca a cupilha e confere mais uma vez, por isso que as vezes vc manda trocar rolamento em oficina e ele apresenta defeito ou começa à roncar de novo. Devemos lembrar que os rolamentos antes de qualquer peça de suspensão é que suportam todo o peso do carro sobre as rodas e merecem atenção especial.
Agora com rolamentos trocados deixa eu mostrar o bluet com um visual inusitado, sem spoiler e sem rodas de monza que foram embora, agora ferro com calotinhas do Wind que comprei do amigo Thiago Pimentel daqui do CC.

By marcelobinato2 at 2012-04-22

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By marcelobinato2 at 2012-04-22

By marcelobinato2 at 2012-04-22
É isso aì amigos. espero que tenham gostado da dica de hoje e que sirva de pesquisa aos amigos. Os spoilers? Bem esse será nosso próximo capítulo.
olha eles já lixados

By marcelobinato2 at 2012-04-22

By marcelobinato2 at 2012-04-22
Mas isso logo veremos, forte abraço à todos e uma ótima semana.
Marcelo binato
Como troquei em casa mesmo e não tenho cavalete vamos apoiar o eixo sobre o estepe com a ajuda de uma tábua pra não esfolar a roda. Já que deixar no macaco não é seguro.

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Primeira coisa antes de se retirar o tambor de freio do corsa é soltar a regulagem do freio estacionario, com um alicate de pressão e uma chave 11 mm

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o porque de soltar a regulagem eu já falo. Agora retirar o copinho de graxa que protege o cubo da poeira. Pela lateral para não esfolar.

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Agora retiramos a cupilha com um alicate de ponta.

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Com uma chave inglesa soltamos a porca, mas se tiver uma chave se não me engano 22 mm, faz o serviço.

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Agora a arruela

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Mais uma afrouxada no cabo do freio estacionário.

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Depois da retirada da arruela o rolamento externo já sai. E com jeito vamos puxando o tambor girado ele para não enroscar nas lonas e soltar o sistema de freio.

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O porque que eu falei em soltar bem o cabo do freio estacionário está aqui no tambor de freio, esta borda que se forma com o desgaste e que enrosca nas lonas de freio impossibilitando a retirada do tambor.

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Tambor fora vamos olhar a espessura da lona Aqui dá pre se ver que dá pra rodar muito ainda.

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Visão geral do sistema de freio sem vazamentos .

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Voltemos aos rolamentos. Agora retiramos o retentor de graxa e liberamos o rolamento interno.

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Vistoriando os rolamentos aqui está a causa do roncar de rolamento, dois roletes do rolamento externo estão danificados.

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Agora vem a parte mais legal. retirar as capas dos rolamentos que ficam travadas no cubo.
Nessa foto vemos que nas sedes de encosto das capas de rolamentos existem duas fendas e é ali que bateremos um pontalete para empurrar as capas pra fora.

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No caso eu uso um martelo comum ou martelo bola e uma valvula de motor de caminhão que pode ser encontrada em qualquer firma de retifica de motores.
Primeiro a interna.

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Agora a externa

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Aqui sem as capas dá pra visualizar as fendas que comentei

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Agora instalar o conjunto novo, no caso comprei um kit pronto onde vem o rolamento interno, o externo, o retentor de graxa e a cupilha.

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Vamos encaixar a capa interna com batidas em movimentos circulares do martelo para colocar a capa na posição certa.

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Com a ajuda da capa velha batemos nela empurrando a capa nova até a sede. assim não é danificada a nova.

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o mesmo fazemos com a externa.

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Capas no local correto

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Vamos engraxar os rolamentos. Com um pouco de graxa na mão vamos bater o rolamento várias vezes para que a graxa entre na gaiola e em todos os roletes

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Colocamos graxa no interior do cubo.

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Encaixamos o rolamento interno e depois o retentor de graxa.

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Antes de encaixar o tambor de volta é bom passar uma lixa nas lonas para dar mais aderência ao sistema de freio traseiro.

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Encaixamos o tambor.

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Encaixamos o rolamento externo, a arruela e rosqueamos a porca.

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Qual é o aperto da porca? Vamos apertar a porca até a roda ficar pegando um pouco para rodar e depois solta a porca até a roda ficar livre e os dentes da porca ficarem na posição para se encaixar a cupilha no buraco da ponta de eixo.

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Coloca-se mais um pouco de graxa no copo e depois encaixa o copo no cubo, batento nas laterais dele para não amassar.

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Aproveitando o que restou da graxa lubrifique a guia do cabo do freio estacionário

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Agora vem a dica principal, Quando os carros são fabricados, existem ferramentas especiais que determinam o torque de aperto de tudo no carro, mas nós nem as oficinas as vezes tem, então depois de uma semana rodando com o carro levante ele no macaco e confira de novo se não há jogo na roda pois mesmo batendo até o final para encaixar cada capa de rolamento ele tende à se ajeitar no lugar certo, daí se tiver jogo é só tirar o copo de graxa, a cupilha e apertar mais um dente da porca e então se coloca a cupilha e confere mais uma vez, por isso que as vezes vc manda trocar rolamento em oficina e ele apresenta defeito ou começa à roncar de novo. Devemos lembrar que os rolamentos antes de qualquer peça de suspensão é que suportam todo o peso do carro sobre as rodas e merecem atenção especial.
Agora com rolamentos trocados deixa eu mostrar o bluet com um visual inusitado, sem spoiler e sem rodas de monza que foram embora, agora ferro com calotinhas do Wind que comprei do amigo Thiago Pimentel daqui do CC.

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(ÁLBUM DE FOTOS) http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62243
- victorcpaes
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Eita MArcelo, serviço de profissional nos rolamentos heim, tudo certim ... parabens
Curti o Bluet nas 13, ficou lindo como sempre
Abraços
Dudu
Curti o Bluet nas 13, ficou lindo como sempre
Abraços
Dudu
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."

95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920
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victorcpaes
Valter (CLEVER)
Eduardo Lirani
José Rodolfo- dudu
Fala Victor, obrigado pela visita. então a tinta já está comprada, e minha idéia é essas masma mas quando coloquei teve um monte de amigos que falaram pra deixar assim, vou curtir esse visual por um tempo. Abraço.lindo carro!!
ja pensou em pintar as rodas de prata? ia ficar lindo com as calotinhas
Valter (CLEVER)
Valter, não diria aula, apenas uma fonte de pesquisa para os amigos aqui do CC, acho bacana passar algumas manhas do corsa pro pessoal. Vc Viu abri a boca de preço e as minhas rodas de monza personalizadas foram embora, o cara tá desfilando com elas num monza 90, ficou show no carro dele. Agora as rodas com visual de viatura gringa, falar a verdade tinha percebido sim mas não comentei senão o pessoal vai achar que só falo de policia hehe, mas to curtindo a idéia, forte abraço.Isso sim é uma aula éin? Parabéns...
Quanto ao novo visual, de cara quando vi lembrei das viaturas americanas os famosos Chevrolet Caprice!!! Vlw
Eduardo Lirani
Fala Eduardo, como disse os rolamento, peças de R$12,00 á R$25,00 cada são de extrema importancia, os cuitados aguentam todo o peso do carro sobre as rodas e a manutenção até mesmo antes deles roncarem é importante para não causar danos à ponta de eixo traseira, as rodas vou pintar sim, quando fazer os spoilers, faço tudo de uma vez. Abraço e obrigado amigo.Fala Marcelão,
Agora sim hein! Bulet com manutenção sempre em dia...
Ficou legal com as calotinhas.... vai pintar a roda de prata?
Abraços,
José Rodolfo- dudu
Fala Dudu, gostou do visual hehe, também curti, obrigado, agora serviço, já pensou se morasse ai perto, não sairíamos da oficina do seu amigo rsrs, me divirto muito com esse carro. forte abraço meu amigo.Eita MArcelo, serviço de profissional nos rolamentos heim, tudo certim ... parabens
Curti o Bluet nas 13, ficou lindo como sempre
Abraços
Dudu
(ÁLBUM DE FOTOS) http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62243
- José Rodolfo-dudu
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kk verdade, agente fez no fundo da casa dele, assim ele pega uns servicinhos por fora e com isso agente tem oque fazer todo final de semana, ontem mesmo era 22 da noite eu tava trocando os freios da ruiva, agora sabadão se o tempo permitir é dia de baixar o cambio da ruiva pra trocar o retentor do mancal, ai o bicho pega kkkkJosé Rodolfo- dudu
Marcelo BinatoEita MArcelo, serviço de profissional nos rolamentos heim, tudo certim ... parabens
Curti o Bluet nas 13, ficou lindo como sempre
Abraços
Dudu
Fala Dudu, gostou do visual hehe, também curti, obrigado, agora serviço, já pensou se morasse ai perto, não sairíamos da oficina do seu amigo rsrs, me divirto muito com esse carro. forte abraço meu amigo.
Forte abraço meu amigo, e to na votação em vc pintar as rodas do Bluet e prata palescente heim ahaha
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."

95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920
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Ainda não foi hj que eu pintei Dudu. Logo vou pintar os spoilers e faço td de uma vez. Abraço.
(ÁLBUM DE FOTOS) http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62243
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