e ai galera tudo bacana? Sou novo aqui no Corsa Clube venho parabenizar todos os idealizadores e cooperadores desse projeto Top D+++
Tenho uma dúvida referente a placa PCB, onde consigo uma Placa de circuito impresso com esse mesmo esquema para acomodar o Arduino nano? e referente aos componentes da primeira parte do tutorial, irei precisar de mais alguns resistores, capacitores ou outros componentes etc.??? Vlw dms. Um abraço.
[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
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Dando um up aqui no tópico deste projeto bacana. Minha sugestão para próximas versões seria uma interface para um aviso de água baixa do reservatório de expansão ou do reservatório do para-brisa através de um sensor de nível como este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... brinde-_JM , tem alguns para alta temperatura
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No reservatório do parabrisa não vejo muito problema mas no reservatório de expansão é melhor não mexer pq além de ser um sistema pressurizado ele ainda é crítico pro motor. Fazer furo e botar sensor nele a gente cria um risco grande de ganhar vazamento, na pior das hipóteses pode até estourar e perder o motor.gtmski escreveu: Sexta-feira 14 2020f Fevereiro 2020 08:21:45 AM Dando um up aqui no tópico deste projeto bacana. Minha sugestão para próximas versões seria uma interface para um aviso de água baixa do reservatório de expansão ou do reservatório do para-brisa através de um sensor de nível como este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... brinde-_JM , tem alguns para alta temperatura
Na minha opinião pessoal é mais seguro ter um sistema sem monitoramento mas todo original do que ter um monitorado com risco de dar problema.
Pra contornar isso eu to estudando formas não invasivas de monitorar o nível. Outra opção é adaptar o reservatório de algum carro que tenha o sensor.
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Tem razão... eu pensei que o sensor no reservatório de expansão funcionaria, porque li alguns relatos positivos, mas agora pesquisando melhor encontrei gente reclamando de que não aguentou a pressão... Certamente você já deve ter considerado o sensor infravermelho, não? https://www.baudaeletronica.com.br/sens ... melho.html... mas não teria a mesma funcionalidade do que o proposto anteriormente
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Pra falar a verdade eu tava com outra abordagem. Esse que vc viu eu não conhecia mas achei esse vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=WASqDYK9oao dele em funcionamento e o cara diz que precisa fazer furo, aí já era, fora o custo que é caro.gtmski escreveu: Sexta-feira 28 2020f Fevereiro 2020 10:21:47 AM Tem razão... eu pensei que o sensor no reservatório de expansão funcionaria, porque li alguns relatos positivos, mas agora pesquisando melhor encontrei gente reclamando de que não aguentou a pressão... Certamente você já deve ter considerado o sensor infravermelho, não? https://www.baudaeletronica.com.br/sens ... melho.html... mas não teria a mesma funcionalidade do que o proposto anteriormente
Mas a sua indicação foi boa pq acabei achando esse outro aqui https://www.usinainfo.com.br/sensor-de- ... -5334.html através desse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=FE97A_4dxNw. Esse sim é interessante mas só achei ele no aliexpress custando por volta dos 35 reais com o frete incluso. Acho que vou encomendar um pra testar mas o ideal é que fosse algo mais barato e que desse pra achar com mais facilidade por aqui.
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Esse sensor que o próprio fabricante indica pra carros eu não curto, pois 100º é temperatura normal de quase todo carro.gtmski escreveu: Sexta-feira 14 2020f Fevereiro 2020 08:21:45 AM Dando um up aqui no tópico deste projeto bacana. Minha sugestão para próximas versões seria uma interface para um aviso de água baixa do reservatório de expansão ou do reservatório do para-brisa através de um sensor de nível como este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... brinde-_JM , tem alguns para alta temperatura
Uso esse que é pra 125º: https://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LA322E40/
4 anos de uso já.
Testei o sistema com até 1,5 bar, vedação do sensor perfeita.

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Realmente, o pdf da eicos em https://cdn.eicos.com.br/downloads/manu ... -eicos.pdf informa que a pressão máxima de trabalho é de 2 bar e sugere como aplicação para o monitoramento do reservatório de expansão. São 2 os modelos para até 120-125C, o que difere é o material da vedação (EPDM vs NBR) e o preço (71 reais para o LF222E-40 vedação em EPDM e 114 reais para o LA322E-40 vedação em NBR, pesquisados no Mercadolivre), cada vedação com suas vantagens e desvantagens. Porém não sei esta faixa de preço atende o requisito de preço baixo do Cansei, mas o pdf e suas informações me passaram confiança na vedação. Fernando, você ligou o sensor a um led dentro do cockpit?
Cansei, o sensor XKC-Y25-V não-envasivo que encontrou é uma boa idéa mesmo, não havia considerado sensores capacitivos. Há também o XKC-Y26-V que parece ser de mais fácil fixação no reservatório. É uma pena que os indutivos não atendam à necessidade, encontrei por preços bons à venda no BR.
Cansei, o sensor XKC-Y25-V não-envasivo que encontrou é uma boa idéa mesmo, não havia considerado sensores capacitivos. Há também o XKC-Y26-V que parece ser de mais fácil fixação no reservatório. É uma pena que os indutivos não atendam à necessidade, encontrei por preços bons à venda no BR.
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Na época que eu comprei era em torno de 40 reais, mas isso foi antes do ML ter taxas absurdas pro vendedor... Então por fora do ML deve encontrar beeeem mais barato!
Faltou eu mencionar que no Corsa que usa reservatório "redondo", eu realmente não ficaria seguro em instalar esse tipo de sensor, apesar de já ter visto vários no youtube. Pode ser exagero, mas sei lá... Existem outros formatos de sensores também, com bóia de movimento vertical. Há ainda outra opção que é instalar o sensor original de algum carro, junto com seu reservatório de expansão, mas que aumenta o custo.
Vou acrescentar algumas imagens pra enriquecimento do tópico:


A arruela expansiva veda bem, repare que ela era do tamanho da porca, mas agora tá bem maior. Como o seguro morreu de velho, passei uma fina camada de "silicone" para junta de motores na área de contato com a arruela antes de rosquear, agora ela tá colada no reservatório.


A luz do painel que originalmente indica excesso de temperatura (e eu até hoje não vejo utilidade nenhuma...) eu transformei no aviso de nível baixo do reservatório. Agora se a luz acender, é só completar o nível e procurar onde tem vazamento (já que o nível é constante).

Faltou eu mencionar que no Corsa que usa reservatório "redondo", eu realmente não ficaria seguro em instalar esse tipo de sensor, apesar de já ter visto vários no youtube. Pode ser exagero, mas sei lá... Existem outros formatos de sensores também, com bóia de movimento vertical. Há ainda outra opção que é instalar o sensor original de algum carro, junto com seu reservatório de expansão, mas que aumenta o custo.
Vou acrescentar algumas imagens pra enriquecimento do tópico:


A arruela expansiva veda bem, repare que ela era do tamanho da porca, mas agora tá bem maior. Como o seguro morreu de velho, passei uma fina camada de "silicone" para junta de motores na área de contato com a arruela antes de rosquear, agora ela tá colada no reservatório.


A luz do painel que originalmente indica excesso de temperatura (e eu até hoje não vejo utilidade nenhuma...) eu transformei no aviso de nível baixo do reservatório. Agora se a luz acender, é só completar o nível e procurar onde tem vazamento (já que o nível é constante).

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Pessoal, da minha parte a questão é bem simples até, pra lançar um recurso novo no computador de bordo eu costumo fazer testes no meu próprio carro e furar o reservatório é uma coisa que eu não tenho vontade de fazer e nem quero incentivar as pessoas a fazerem isso.
Já vi mais gente que fez essa adaptação e ta segurando tudo bem mas eu não quero arriscar, vai contra os meus princípios.
Outro ponto é que se pensar que eu e o Guilherme vendemos esse kit de computador de bordo por 280 no ML, um sensor que sozinho custa 70 reais pra mim é caro. São referências pessoais e não é nem que o sensor não valha isso.
Depois me passa o link desses indutivos que vc achou, pq vc viu que não atende?
Já vi mais gente que fez essa adaptação e ta segurando tudo bem mas eu não quero arriscar, vai contra os meus princípios.
A questão do preço é só pra não onerar ninguém. Se a mais barata atende não tem pq eu ir atrás de uma mais cara. E se não atender beleza, o prejuízo vai ser pequeno e eu posso procurar uma mais cara que me atenda melhor. É por isso que eu vou atrás das mais baratas primeiro.gtmski escreveu: Terça-feira 03 2020f Março 2020 10:01:33 AM Porém não sei esta faixa de preço atende o requisito de preço baixo do Cansei
Outro ponto é que se pensar que eu e o Guilherme vendemos esse kit de computador de bordo por 280 no ML, um sensor que sozinho custa 70 reais pra mim é caro. São referências pessoais e não é nem que o sensor não valha isso.
Eu vi ele sim mas ele é mais caro. Comprei o Y25 por 35 reais com frete no aliexpress, já o Y26 com frete ta perto de 50 reais. Se a diferença fosse de uns 5 reais no máximo eu até pegava.gtmski escreveu: Terça-feira 03 2020f Março 2020 10:01:33 AM Cansei, o sensor XKC-Y25-V não-envasivo que encontrou é uma boa idéa mesmo, não havia considerado sensores capacitivos. Há também o XKC-Y26-V que parece ser de mais fácil fixação no reservatório. É uma pena que os indutivos não atendam à necessidade, encontrei por preços bons à venda no BR.
Depois me passa o link desses indutivos que vc achou, pq vc viu que não atende?
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Estes aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -level-_JM e https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... aberto-_JMcansei escreveu: Sábado 07 2020f Março 2020 10:30:51 PM
Depois me passa o link desses indutivos que vc achou, pq vc viu que não atende?
Não detectam água limpa... https://www.youtube.com/watch?v=K7xoV9EhYDg
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