Motor Econoflex 1.4 falhando

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26966
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se nao tivesse feito nada e tivesse procurado uma autorizada eles poderiam trocar sem custo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
jllmourao
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 02 2010f Março 2010 03:38:55 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jllmourao »

[quote="betoceconello"]Mithyer e Rafael,
Se um dia vcs quiserem saber da história, me escrevam via MP... só posso dizer por aqui que a Adara é uma das concessionárias com o maior número de reclamações da Rede Chevrolet.
Tenho um processo aberto contra eles, coisa "leve"...
Quanto a essa ruela, peça plástica, sei lá: alguém sabe o código dela ou o nome certinho para que todos nós possamos dar um aperto nas concessionárias ou que cada um tente resolver o problema da sua maneira.
O que não pode é um problema desses continuar e ninguém tomar nenhuma providência. O único que deu uma "chacoalhada" foi nosso amigo do RJ, o Newton.
Quem souber o código da peça, poste aqui.[/quote]

Galera, tenho uma certa experiência com injeção (hobby de fim de semana). Estou com meu corsa 1.4 flex 2008 com problemas no sensor da borboleta. Fui hj na CC aqui de Brasília e o mecânico bateu um bom papo comigo. O bom foi que havia um corsinha que estava com motor na bancada e o corpo da borboleta dele estava desmontado, assim podemos ver o problema por completo. O mecanico explicou que o problema é corriqueiro e que realmente trata-se do sensor de abertura da boboleta. O cara foi tão gente boa que me mostrou até um boletim interno da GM com um descritivo de serviço sobre como colocar a arruela e relatando todo o problema sobre o qual nós já discutimos aqui no fórum. Ele disse que a colocação da arruela pode resolver o problema caso o sensor não esteja danificado. Se o sensor estiver bixado ai são outros 500. Mas vamos ao que interessa.


A gm está trocando a peça na garantia, mas fora dela vc tem que recorrer ao procon etc etc... (se vc não tem muita paciência, segue o que deve ser feito para seu carrovoltar a normalidade).

1- O corpo da borboleta é composto basicamente por: 1 sensor de abertura (o dito cujo), o corpo da borboleta (chassi) e um conjunto de engrenagens (aquelas que vc encontra no mercado livre (delphi).

A primeira coisa que vc tem que detectar é se as engrenagens estão inteiras, ou seja, sem dentes quebrados. Para isso basta vc retirar a mangueira grossa de admissão, que dá acesso à borboleta. Daí com o carro DESLIGADO, vc pressiona ela em todo seu curso e tente perceber se há alguma falha no curso, como se fosse um dente pulando. Se não houver ótimoooooo metade do problema está resolvido eheheh. Se houver, vc terá que sacar o corpo da borboleta fora (6 parafusos sextavados e não há juntas) é bem simplles para quem tem algum conhecimento. Depois isso vc terá que tirar os parafusos da tampa das engrenagens e (de posse do conjunto vendido no mercado livre) vc faz a substituição, lubrifica o mecanismo, repõe os parafusos (aplicar loctite aquela colinha vermelhar - solda).

Agora falemos do sensor. Se o seu sensor ainda estiver bom, basta vc mesmo fazer a colocação da tal arruelinha que a GM usa como gambiarra, comprei a minha hj por R$ 2,10. O código para quem quiser (demorou pros caras me darem eheheh) é o KPA00272.

Cuidados ao retirar o sensor (isso eu extraí do documento que a GM mandou para todas as CC - manual de procedimentos).

São três parafusos, retireos, mesmo assim o sensor ainda não irá sair fácil, pois há dois contatos elétricos que o prendem ao corpo. Nâo puxe nem force, com um chavinha de fenda vá sacando ele, como se fosse abrir uma lata de cera grand prix, um pouco de cada lado e um pouco por vez. Com o sensor fora e de posse da arruela, vc irá encaixar a arruela no centro da do sensor, ela funcionará com um espaçador. Agora o pulo do gato: Como o sensor ficará milímetros mais longe, por causa do espaçador, há a necessidade de apertar um pouco mais os contatos elétricos, pois eles são mais estreitos no meio do que nas pontas, daí como ficará mais longe, vc deve, com um alicate fininho, apertar um pouco mais a ponta dele para que ele se conecte perfeitamente nos contatos do corpo. FEito isso basta remontar a peça e usar a cola vermelhinha já citada.

Tirei esses passos das fotos que vi e do doc que li na própria oficina da GM.

Feito isso seu carro deve ficar bom. Caso o problema persista ai é recomendada a troca mesmo do sensor.

O que quero dizer é que para quem não tem garantia, como eu, é tem uma razoável noção de mecãnica... a troca do sensor, das engrenagens ou da própria arruela (gambiarra) da GM é bem fácil.

Agora que é de doer.. seu carro com 15 mil rodados.. vc ter que fazer isso ... haaaaaaisso é...

Comprei as arruelas hj, comprei logo 3 eheheheh e se a GM me negar a garantia estendida, eu mesmo farei a troca, é muito simples o corpo pessoal, tem mistério não. Nem junta com o coletor vc vai precisar trocar....

Espero ter ajudado.

Att,

Mourão
Brasília - DF
jllmourao
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 02 2010f Março 2010 03:38:55 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

TROQUEI E RESOLVEU

Mensagem por jllmourao »

[quote="jllmourao"][quote="betoceconello"]Mithyer e Rafael,
Se um dia vcs quiserem saber da história, me escrevam via MP... só posso dizer por aqui que a Adara é uma das concessionárias com o maior número de reclamações da Rede Chevrolet.
Tenho um processo aberto contra eles, coisa "leve"...
Quanto a essa ruela, peça plástica, sei lá: alguém sabe o código dela ou o nome certinho para que todos nós possamos dar um aperto nas concessionárias ou que cada um tente resolver o problema da sua maneira.
O que não pode é um problema desses continuar e ninguém tomar nenhuma providência. O único que deu uma "chacoalhada" foi nosso amigo do RJ, o Newton.
Quem souber o código da peça, poste aqui.[/quote]

Galera, tenho uma certa experiência com injeção (hobby de fim de semana). Estou com meu corsa 1.4 flex 2008 com problemas no sensor da borboleta. Fui hj na CC aqui de Brasília e o mecânico bateu um bom papo comigo. O bom foi que havia um corsinha que estava com motor na bancada e o corpo da borboleta dele estava desmontado, assim podemos ver o problema por completo. O mecanico explicou que o problema é corriqueiro e que realmente trata-se do sensor de abertura da boboleta. O cara foi tão gente boa que me mostrou até um boletim interno da GM com um descritivo de serviço sobre como colocar a arruela e relatando todo o problema sobre o qual nós já discutimos aqui no fórum. Ele disse que a colocação da arruela pode resolver o problema caso o sensor não esteja danificado. Se o sensor estiver bixado ai são outros 500. Mas vamos ao que interessa.


A gm está trocando a peça na garantia, mas fora dela vc tem que recorrer ao procon etc etc... (se vc não tem muita paciência, segue o que deve ser feito para seu carrovoltar a normalidade).

1- O corpo da borboleta é composto basicamente por: 1 sensor de abertura (o dito cujo), o corpo da borboleta (chassi) e um conjunto de engrenagens (aquelas que vc encontra no mercado livre (delphi).

A primeira coisa que vc tem que detectar é se as engrenagens estão inteiras, ou seja, sem dentes quebrados. Para isso basta vc retirar a mangueira grossa de admissão, que dá acesso à borboleta. Daí com o carro DESLIGADO, vc pressiona ela em todo seu curso e tente perceber se há alguma falha no curso, como se fosse um dente pulando. Se não houver ótimoooooo metade do problema está resolvido eheheh. Se houver, vc terá que sacar o corpo da borboleta fora (6 parafusos sextavados e não há juntas) é bem simplles para quem tem algum conhecimento. Depois isso vc terá que tirar os parafusos da tampa das engrenagens e (de posse do conjunto vendido no mercado livre) vc faz a substituição, lubrifica o mecanismo, repõe os parafusos (aplicar loctite aquela colinha vermelhar - solda).

Agora falemos do sensor. Se o seu sensor ainda estiver bom, basta vc mesmo fazer a colocação da tal arruelinha que a GM usa como gambiarra, comprei a minha hj por R$ 2,10. O código para quem quiser (demorou pros caras me darem eheheh) é o KPA00272.

Cuidados ao retirar o sensor (isso eu extraí do documento que a GM mandou para todas as CC - manual de procedimentos).

São três parafusos, retireos, mesmo assim o sensor ainda não irá sair fácil, pois há dois contatos elétricos que o prendem ao corpo. Nâo puxe nem force, com um chavinha de fenda vá sacando ele, como se fosse abrir uma lata de cera grand prix, um pouco de cada lado e um pouco por vez. Com o sensor fora e de posse da arruela, vc irá encaixar a arruela no centro da do sensor, ela funcionará com um espaçador. Agora o pulo do gato: Como o sensor ficará milímetros mais longe, por causa do espaçador, há a necessidade de apertar um pouco mais os contatos elétricos, pois eles são mais estreitos no meio do que nas pontas, daí como ficará mais longe, vc deve, com um alicate fininho, apertar um pouco mais a ponta dele para que ele se conecte perfeitamente nos contatos do corpo. FEito isso basta remontar a peça e usar a cola vermelhinha já citada.

Tirei esses passos das fotos que vi e do doc que li na própria oficina da GM.

Feito isso seu carro deve ficar bom. Caso o problema persista ai é recomendada a troca mesmo do sensor.

O que quero dizer é que para quem não tem garantia, como eu, é tem uma razoável noção de mecãnica... a troca do sensor, das engrenagens ou da própria arruela (gambiarra) da GM é bem fácil.

Agora que é de doer.. seu carro com 15 mil rodados.. vc ter que fazer isso ... haaaaaaisso é...

Comprei as arruelas hj, comprei logo 3 eheheheh e se a GM me negar a garantia estendida, eu mesmo farei a troca, é muito simples o corpo pessoal, tem mistério não. Nem junta com o coletor vc vai precisar trocar....

Espero ter ajudado.

Att,

Mourão
Brasília - DF[/quote]


Apenas complementando o POST, fiz o serviço no corpo da borboleta esse FDS, é bem simples, aproveitei e dei uma limpada com car80, tava liimpinho já, mas mesmo assim ficou show.

O carro agora tah 1000 maravilhas, nada de falhas. E o melhor, não precisou trocar PN, apenas colocar a arruela espaçadora.

Abraços.
funkstatic
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Terça-feira 12 2010f Janeiro 2010 08:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por funkstatic »

Agendei para hoje a troca do sensor da GM Nova da João Dias.

Veremos... dizem que só a roela não é suficiente em alguns casos.

Vamos ver! ;)
jllmourao
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 02 2010f Março 2010 03:38:55 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Troca sensor.

Mensagem por jllmourao »

[quote="funkstatic"]Agendei para hoje a troca do sensor da GM Nova da João Dias.

Veremos... dizem que só a roela não é suficiente em alguns casos.

Vamos ver! ;)[/quote]

Funk, eles vão trocar só o sensor ou o corpo inteiro ??? Se vc puder fica com sensor antigo fique com ele, pois no meu caso só a arruela espaçadora (R$ 2,00) resolveu. Se for na garantia ótimo.. mas se tiver que pagar peça a a velha e leve com vc. Os caras são tão pilantras que o mecãnico de la´me mostrou um manual técnico da gm explicando todo o problelma e como resolve-lo com a arruela espaçadora.. tudo da própria engenharia da GM. Agora são um bando de fdp.. pq não fizeram logo um recall.

Depois poste pra gente o que deu por lá...
Abs.
betoceconello
:: Millennium ::
Mensagens: 141
Registrado em: Sexta-feira 25 2009f Setembro 2009 11:35:13 AM
Localização: Indaiatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por betoceconello »

Quando o preço do álcool subiu pra CENSURADO, passei a usar gasolina e o problema sumiu.
Quando voltei pro álcool, voltou o problema também.
CENSURADO, né?
jllmourao
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 02 2010f Março 2010 03:38:55 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jllmourao »

[quote="betoceconello"]Quando o preço do álcool subiu pra CENSURADO, passei a usar gasolina e o problema sumiu.
Quando voltei pro álcool, voltou o problema também.
CENSURADO, né?[/quote]

rapaz o meu tava ruim com qq combustível.. depois que eu coloquei o espaçador.. até agora tah show..
rchilelli
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 06:07:21 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rchilelli »

É impressionante, meu corsa apresenta este defeito pela segunda vez! A 1a quando estava na garantia, agora dps de 1 ano que venceu a garantia ele apresentou de novo. Tô colhendo informações aqui para ver o que fazer. Abraços a todos!
rchilelli
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 06:07:21 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rchilelli »

[quote="Premium1.4"]Alguem já fez esse reparo aqui no RJ em alguma concessionaria que já esteja sabendo do problema? Qto ficou?

To tentando não cair naquelas q vao fazer de tudo e nao resolver o problema...

valeu[/quote]

Amigo, vi que você é de niteroi. Estamos com o mesmo problema, dps me passa seu contato pra gente poder conversar melhor sobre esse problema no nosso carro.
billy budd
:: Millennium ::
Mensagens: 115
Registrado em: Quarta-feira 31 2010f Março 2010 05:38:13 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por billy budd »

Estou passando por problemas aos 12.600km - Corsa HB 1.4 2009/2010 - motor fazendo barulho diferente ao acelerar. perca grande de força ao acelerar. dificuldade na partida a frio. motor engasga ao tentar ligar. Ao ligar quente ok.
em ponto morto e baixa rotação, ok. Pode ser problema no sistema de injeção, ECU, ou sensor da borboleta. a arruela KPA00272 eu comprei e tentei colocar, já tinha uma no lugar. podem ser outros motivos, porém estou na dúvida.


Imagem

O que será....
:?:
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”