[DÚVIDA] - PORQUE A VENTOINHA NÃO ACIONA O 2° ESTÁGIO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Fernando Skol
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Fernando Skol »

depois de quase tomar um susto vendo o marcador no vermelho (literalmente) e até passando dessa marcação, resolvi ir além, pesquisei e comprei hoje o sensor de temperatura MTE Thomson 4050, paguei R$ 21,20 (no cartão de crédito, hehe) e vou trocá-lo hoje a tardinha depois do serviço (pena o horário de verão já ter acabado)..

se der tempo (ou seja, se não escurecer) vou desmontar o porta-luvas e procurar tais relés.. vou dar uma mexida neles pra ver se tem algum com defeito.. como não entendo muito de eletricidade, quero ver se já troco esses relés pra não me enceherem mais o saco

tá tenso galera, nem vim trabalhar com meu carro hoje, peguei o do meu pai emprestado se não nem quero pensar no que pode acontecer..
Fernando Skol
Contato:

Imagem
By fernandoskol89, shot with K850i at 2010-02-22

opa, segue foto do tal sensor.. MTE Thomson 4050 pra Corsa 1.6
como eu não tinha encontrado, pode ser que alguém procure..
Fernando Skol
Contato:

pessoal, troquei o sensor e coloquei o certo.. o que tava no meu carro era o errado.. fica a dica, pesquisem bem qual é o sensor de cada carro.. é uma peça barata e que me aliviou uma BIG de uma dor de cabeça..

enfim, a experiencia é que.. com o sensor antigo a temperatura minima era de 100ºc, chegando na marcação exata do vermelho, me deixando preocupado, me fazendo desligar o carro pra não esquentar ainda mais.. depois que o carro tava desligado, não pegava mais de jeito nenhum..

na segunda troquei o bicho e agora a temperatura MAXIMA do carro é 100ºc, chegando nessa marcação, baixa até uns 97 ou 98ºc, o que eu estou considerando bom, mas ainda não ideal.. isso sem falar que tá demorando mais pra esquentar (tomei como referencia o mesmo percurso que eu faço para vir ao trabalho, considerando tambem a mesma temperatura externa)..

me recomendaram dar uma geral no cabeçote, visto que talvez a junta tenha queimado devido as altas temperaturas.. isso sai um pouco mais caro, mas pode ajudar e muito na temperatura, desempenho e até mesmo na economia..

ok abraço a todos!
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

Antes de partir para o cabeçote, limpe o sistema, coloque aditivo, reveja radiador, valvula termostatica e por ultimo revise se o rotor da bomba dagua, caso nao use aditivo....
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alanflanker

Mensagem por alanflanker »

Pessoal, eu preciso do esquema dos relés do porta luva. Meu carro deu problema na ventuinha, você virava a chave e ela já acionava no estágio 2. Levei em eletricistas e todos condenaram a central. Levei pra consertar, R$300,00 mas o problema voltou 4 vezes, então o cara desativou o estagio 2 e deixou o 1 como o 2, fazendo com que ela sempre arme com a velocidade máxima. Eu quero deixar o estagio 1 como o 1 mesmo. Será que através dos reles eu consigo? A pessoa que mexeu na central disse que só alterou nela mesma.
alanflanker

Mensagem por alanflanker »

Consegui fazer o esquema invertendo o fio que entra na central A4 e A5, agora está ativando só a baixa, vou monitorar a temperatura e ver se posso deixar assim, pois ele tem outra ventuinha do ar que funciona junto com a do radiador...
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Vou deixar aqui o que foi no meu caso.

No meu caso deixou de funcionar o 2.estágio do eletroventilador para o ar condicionado, AR CONDICIONADO ok ( q não tem a ver com a outra função de arrefecer motor,seriam sinais de outros sensores),ou seja quando a pressão do sistema do ar condicionado se eleva o eletroventilador deve ser acionado no 2.estágio para reduzi-la a níveis normais (preservando o sistema e compressor).
Realizei o serviço de troca do compressor (travou o meu zexel) e o condensador frontal (troquei tb o filtro secador),na hora de finalizar e testar tudo (levou 1 dia inteiro,cheguei na oficina 8 AM e saí 18:30) o 2.estágio não armava.
Foi verificado os relés que ficam no porta-luva e todos estavam funcionando bem, só que o sinal não estava chegando ali para armar o 2.estágio. Foi verificado os fusíveis na caixa de fusíveis e estavam bons.
Nesse momento já era tarde e o instalador decidiu fazer uma ponte nos fios que chegavam no relé para deixar armado direto no 2.estágio ao acionar o ar. Me jogou uma que o carro dele tava assim e que não tinha problema,mas eu insisti que deveríamos encontrar o por que e resolver o problema,até porque se o veículo foi projetado para armar e desarmar é porque tem uma função. (já pensaram eu com o ar ligado com o eletroventilador direto no2.estágio pegando estrada,o carro iria rodar frio, consumindo mais além de comprometer lubrificação do motor,etc). O cara disse: tranquilo, para vir num outro dia cedo para resolvermos o problema.
Fui pra casa com o carro fazendo neve dentro,embaçando o vidro,saindo névoa dos sopradores,show mesmo,mas com o eletroventilador direto no 2. estágio,qndo o correto seria liga o ar os dois eletroventiladores entram em 1.estágio, pressão do sistema chega porvolta de 260 psi entra o2. estágio baixando a pressão para aproximadamente 210psi variando aí segundo a pressão atmosférica.
Cheguei em casa,entrei aqui e li esse tópico e correlacionei com o que o cara na loja já tinha verificado. Fui no carro ali nos relés e desarmei a ponte onde acionava o2.estágio direto. No outro dia liguei o carro de manhã e liguei o ar.Passou um tempo o compressor começou a ligar e desligar.Desliguei e religuei a ponte que deixava o 2.estágio direto ao acionar o ar condicionado.O problema do liga e desliga do compressor continuou.Fui na loja e o cara armou os aparelhos de monitoramento de pressão e observei que ele deu uma sangria no sistema. Correlacionei os fatos:

- Achando que talvez eu não retornasse para resolver o lance do 2.estágio armado direto, o cara deve ter dado mais pressão de gás no sistema o que faz o ar gelar mais.Como eu desliguei o 2.estágio em casa e liguei o ar a pressão se elevou e o compressor entrou em modo de segurança podendo até pifar.

Ele deu vácuo no sistema e recarregou de gás. Como estava com outro serviço marcamos para o dia seguinte a procura do problema: por que não arma 2.estágio.

Chegado o dia ,ele foi direto no pressostato (uma peça que mede a pressão do sistema e informa a central e esta define acionar o eletroventilador por exemplo no 2.estágio e fica atarrachada no filtro secador ali na grade frontal lado esquerdo)

Desplugou o conector, testou seus contatos ok,jogou um produto limpa contato e depois desmontou esse pressostato vazando o gás ( cuidado não façam isso em casa).

Finalmente,desculpem o relato imenso, ao ter o pressostato em mãos foi observado que um de seus contatos dobrou a 90 graus,foi só desentortá-lo ,remontá-lo , conectar o plug nele, novamente vácuo no sistema e recarga de gás, ligar o ar e o 2.estágio voltou a funcionar normalmente, armando e desarmando conforme a pressão do sistema varia.
Comentei se ele daria um pouco mais de pressão no sistema ,disse que não pois a muitas variações de climáticas de calor,pressão e não é aconselhável. Eu pensei comigo,mas vc tinha dado uma pressãozinha a mais né... pensando que eu iria conviver com meu corsinha com o ar ligado e ventuinha direto no 2. estágio.
Dojeito que ficou estou satisfeito e está gelando bem. Agora é usar e acompanhar ,qualquer problema volto lá.

P.S: O pressostato não é uma peça que dá problema fácil,ok. Então cabe em uma última alternativa testar primeiro o seu plug se os contatos estão ok e depois os contatos dele próprio.
No meu caso específico foi ele pois no momento da instalação dos novos condensador e filtro secador o cara vacilou na hora de plugar o conector no pressostato amaçando seu terminal.
Fica aí uma outra possibilidade,remota,mas que pode ocorrer.
Emerson Duarte
:: Wind ::

Mensagem por Emerson Duarte »

Amigão tive esse mesmo problema, após mexer um pouco e conseguir aqui no clube o esquema dos relés que ficam atrás do porta luvas resolvi o problema.

Tem que fazer o seguinte desmonte o porta luvas, os relés ficam na parte superior atrás do porta luvas, solte o parafuso de fixação dele para trabalhar melhor.

O relé e o seguinte e o superior direito, você pode fazer um teste como eu fiz, troquei esse rele pelo inferior direito, dá uma olhada so na sequencia do relé pra não dar problema, ai você aciona o ar pra ver se funciona, ou aguarda um pouco até dá a temperatura de acionamento do segundo estagio da ventoinha.

Espero ter ajudado, pois quando tive esse problema não parei enquanto resolvi esse problema.

Boa Sorte
Ferceven
:: Super ::

Mensagem por Ferceven »

FAla passoal, to com o mesmo problema de vcas, quando ligo o ar cond. a ventuinha não liga ,só liga a ventuinha do ar cond, a do radiador não liga, ja retirei ela e esta funcionando comrretamente, esses dias a temperatura foi lá pro vermelho! ja testei quase tudo, fusiveis, fiação e tals, só os reles q me deiraxaram com duvida pq quando faço ums Jumper por baixo do rele a ventuinha liga, será q pode ser o rele? tem um rele preto 5 pernas e um cinza 5 pernas + 1 perninha, será q são estes 2 reles q controlam as velocidades dos ventiladores?
Carlos Hummel
:: Wind ::

Mensagem por Carlos Hummel »

Estou com uma duvida:
Tenho um corsa classic 2004 1.0 8v com direção hidraulica mas sem ar condicionado.
Estive observando que a ventuinha tem uma velocidade.
Fui olhar no manual e ele informa que tem os reles embaixo do porta luvas, retirei o porta luvas mas não tem nada, nenhum chicote, placa, ou suporte pra fixar reles.
Ficou a duvida o classic 1.0 tem esses reles?
Existe outro local onde estão?
A ventuinha tem duas velocidades mesmo?

Obrigado a todos.
Corsa Classic 2004 1.0 8v cor: Prata Estofamento Preto KM Inicial de aquisição: 65.0000
Responder