[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?
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Feito! coloquei um pequeno botao redonto,preto no lugar onde ficaria o botao original do farol de neblina,o eletricista ligou ele direto no rele da ventoinha e pronto!Quando eu tiver fotos posto aqui.
Agora quando estou em transito parado e a temperatura passa de 95º eu ligo manualmente a ventoinha de desligo quando a temperatura chega em 90.Ou quando esta proximo dos 98 ela arma sozinha e desliga com 94.
Outra maneira de fazer isso é adaptar um cebolao na mangueira que sai do radiador para o bloco,fazendo uma Bucha de nylon onde ficara preso o cebolao.Tipo uma luva de emenda de tubos de PVC,nas pontas vc prende a mangueira e no centro coloca o cebolao,puxa os fios do cebolao ate a ventoinha e pronto,igual os carros carburados.
A vantagem do cebolao é que vc pode escolher entre varias temperaturas desde 65 ate 100 graus,porem a adaptaçao é maior e mais visivel,por isso optei pelo botao,simples e pratico..toda vez que a temperatura chega perto dos 100 em transito parado e so apertar o botao e esperar baixar pra 90 graus
No fim de semana providencio fotos do botao,ficou bem discreto
Agora quando estou em transito parado e a temperatura passa de 95º eu ligo manualmente a ventoinha de desligo quando a temperatura chega em 90.Ou quando esta proximo dos 98 ela arma sozinha e desliga com 94.
Outra maneira de fazer isso é adaptar um cebolao na mangueira que sai do radiador para o bloco,fazendo uma Bucha de nylon onde ficara preso o cebolao.Tipo uma luva de emenda de tubos de PVC,nas pontas vc prende a mangueira e no centro coloca o cebolao,puxa os fios do cebolao ate a ventoinha e pronto,igual os carros carburados.
A vantagem do cebolao é que vc pode escolher entre varias temperaturas desde 65 ate 100 graus,porem a adaptaçao é maior e mais visivel,por isso optei pelo botao,simples e pratico..toda vez que a temperatura chega perto dos 100 em transito parado e so apertar o botao e esperar baixar pra 90 graus
No fim de semana providencio fotos do botao,ficou bem discreto
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E o meu?
O de vcs, fica em 90, 96, 100, 102.
E o meu, como vou saber a temperatura?
O modelo dele é o 2003.
O medidor de temperatura nao tem valores.
Só aqueles traçinhos brancos e um ultimo vermelho.
1 traçinho azul
1 branco
1 branco
1 branco
1 vermelho
essa é a sequencia da esq, para dir.
E o meu, como vou saber a temperatura?
O modelo dele é o 2003.
O medidor de temperatura nao tem valores.
Só aqueles traçinhos brancos e um ultimo vermelho.
1 traçinho azul
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essa é a sequencia da esq, para dir.
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negativo quem diz que um motor deve trabalhar perto do 100cº e dizer que isso e normal. o motor do corsa foi feito para trabalhar no máxiom em 92.3, devido ao seu projeto coisas que não vou explicar aqui.
O meu corsa 99 1.0 mpfi posso deixar parado no sol quente me marcha lenta por vários minutos e nunca jamais chegou aos 95 fica coisa de um milimetro depois do noventa, e ali mesmo a ventuinha já aciona e só desliga dpois que abaixar para menos de noventa, não uso produto no radiator não mexi em nada do carro desde zero é assim, se seu carro tá passando de 92 tá errado procure um bom mecânico, lembrando que ao chegar em 100cº vc tem 99% de chances de empenar seu cabeçote ta aqui uma foto a única que tenho na estrada do painel, na cidade vou tirar e provar para vcs que nao passa de 92 quando tudo estiver perfeito, mas ai já dá para ter uma idéia tinha um corsa de um amigo que chega em 98 com todo o ar batendo no radiador da estrada a 100km/h
O meu corsa 99 1.0 mpfi posso deixar parado no sol quente me marcha lenta por vários minutos e nunca jamais chegou aos 95 fica coisa de um milimetro depois do noventa, e ali mesmo a ventuinha já aciona e só desliga dpois que abaixar para menos de noventa, não uso produto no radiator não mexi em nada do carro desde zero é assim, se seu carro tá passando de 92 tá errado procure um bom mecânico, lembrando que ao chegar em 100cº vc tem 99% de chances de empenar seu cabeçote ta aqui uma foto a única que tenho na estrada do painel, na cidade vou tirar e provar para vcs que nao passa de 92 quando tudo estiver perfeito, mas ai já dá para ter uma idéia tinha um corsa de um amigo que chega em 98 com todo o ar batendo no radiador da estrada a 100km/h

Corsa Super 98 1.0 Completo
Troca-ló? Jamais carros populares novos são descartavéis e bebem demais
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no meu eu to exatamente com a duvida se to com essa termostatico instalada...
o meu ´05 nao passa da primeira marcacao de temperatura!
nunca vi acima disso... ventoinha? nem sei o q eh isso nesse corsa hehehe
a temperatura sobe ate a primeira marca e...para
o meu ´05 nao passa da primeira marcacao de temperatura!
nunca vi acima disso... ventoinha? nem sei o q eh isso nesse corsa hehehe
a temperatura sobe ate a primeira marca e...para
Saddam al saqr!
Vectra clube & Corsa clube!!!
Ex-Vectra CD Auto, DH, Teto ,A/C,MID,TC, 2.0 116 cv
Atual Corsa classic DH,A/C,1.0 70 cv =]
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Como prometido ta aki a foto..o pequeno botao preto em cima do led do alarmeBigtomas escreveu:Feito! coloquei um pequeno botao redonto,preto no lugar onde ficaria o botao original do farol de neblina,o eletricista ligou ele direto no rele da ventoinha e pronto!Quando eu tiver fotos posto aqui.
Agora quando estou em transito parado e a temperatura passa de 95º eu ligo manualmente a ventoinha de desligo quando a temperatura chega em 90.Ou quando esta proximo dos 98 ela arma sozinha e desliga com 94.
Outra maneira de fazer isso é adaptar um cebolao na mangueira que sai do radiador para o bloco,fazendo uma Bucha de nylon onde ficara preso o cebolao.Tipo uma luva de emenda de tubos de PVC,nas pontas vc prende a mangueira e no centro coloca o cebolao,puxa os fios do cebolao ate a ventoinha e pronto,igual os carros carburados.
A vantagem do cebolao é que vc pode escolher entre varias temperaturas desde 65 ate 100 graus,porem a adaptaçao é maior e mais visivel,por isso optei pelo botao,simples e pratico..toda vez que a temperatura chega perto dos 100 em transito parado e so apertar o botao e esperar baixar pra 90 graus
No fim de semana providencio fotos do botao,ficou bem discreto

Bem discreto.
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O meu é 1.6 8V 97, nunca chegou no meio do marcador, aciona bem cedo, e tem válvula do termostato. Faço a manutenção do radiador, mangueiras e tudo mais pelo menos a cada 6 meses. Ficar sem válvula termostática não é bom. A questão é que um engenheiro mecânico uma vez me disse que não podemos tirar essa válvula (embora a retirada dela nos previna do perigo da mesma travar fechada e faltar água) porque ela faz com o que carro trabalhe sempre à temperatura correta para o motor. Quando o carro tá frio ela fica fechada até o motor chegar na temperatura certa de trabalho, quando passa disso ela abre e a água circula. Agora quando está sem ela o carro trabalha com a água circulando o tempo todo, isso faz com que seu carro se mantenha frio por mais tempo, demorando muito a aquecer, e as vezes nem chega a temperatura ideal de trabalho. Isso reflete diretamente no aumento de consumo de combustível e perda de desempenho.
Sedan GL 1.6 MPFI 97
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tenho um 2000/2001 sedan 1.6 8v e ele trabalha a 95 aciona a ventuinha em torno de 100, achei alta já que nos outros carros que tive era bem menor. O mecanico falou que é o normal dele, e que os carros de hoje trabalham a alta temperatura para economizar combustivel, tinha um monza e ele veio sem a termostatica, parecia uma beleza, não esquentava no transito, so que quando subia a serra a temperatura ia lá em cima e quando descia a temperatura ia para o minimo, se continuasse assim era capaz de rachar. troquei agua coloquei aditivo oleo semi-sintetico, levei em uma loja de radiadores e está tudo normal, o motor trabalha nessa faixa mesmo, não tire a termostatica senão o preju será maior.
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Ola amigo muito aqui acham que os corsa na maioria 1.0 não passa , mas se a maioria tira a duvida e pedir pro mecancio polir a valvula termostatica e o cebola para os modelos anterior a 96 efi que este tem sensor no radiador e nao no bloco como os mpfi em diante vera que a variação do fabricante chega ate 107ºC (sobre pressão)
a valvula termostatica tem abri ate uam variação de 107°C em alguma marcas e fechar ao 92°C seguindo no mesmo conseito para o cebolão (sensor da ventuinha) sendo que a troca de agua tem ser em conjunto , quando existe algo de errado neste conjunto cebolão(com defeito) radiador (entupido) valvula tb com defeito então teremos uam grande variação de temperatura na hora da ventuinha funcionar
nos modelos corsa e bem visivel quando a algo de erardo nisso e vc andar em velociadde media e a temperatura sempre esta alta
muita gente troca um monte de coisa e sempre esquece de vareta o radiador e verificar atampa tb
carro com muita sujeira dentro do bloco e contante variação de temperatura alta
temperatura alta na carro e uam dor de cabeça pra todos mantengha seu sistema sempre limpo qq hora cv para por isto
se seu carro esta com muita sujeira no sistema nao recomendo colocar aditivo de imediato pq pode danificar muitas outras coisa por que o aditivo retira a sujeira deixando os buraco no sistemas
tenho um corsa efi 1.0 e e muito dificil ver a ventoinha funcionar viajo secar de 35 km pegando radial leste e e coisa muito rara ela subir na estrada o ponteiro ate parece que esta quebrado ele nao passa dos 90
a valvula termostatica tem abri ate uam variação de 107°C em alguma marcas e fechar ao 92°C seguindo no mesmo conseito para o cebolão (sensor da ventuinha) sendo que a troca de agua tem ser em conjunto , quando existe algo de errado neste conjunto cebolão(com defeito) radiador (entupido) valvula tb com defeito então teremos uam grande variação de temperatura na hora da ventuinha funcionar
nos modelos corsa e bem visivel quando a algo de erardo nisso e vc andar em velociadde media e a temperatura sempre esta alta
muita gente troca um monte de coisa e sempre esquece de vareta o radiador e verificar atampa tb
carro com muita sujeira dentro do bloco e contante variação de temperatura alta
temperatura alta na carro e uam dor de cabeça pra todos mantengha seu sistema sempre limpo qq hora cv para por isto
se seu carro esta com muita sujeira no sistema nao recomendo colocar aditivo de imediato pq pode danificar muitas outras coisa por que o aditivo retira a sujeira deixando os buraco no sistemas
tenho um corsa efi 1.0 e e muito dificil ver a ventoinha funcionar viajo secar de 35 km pegando radial leste e e coisa muito rara ela subir na estrada o ponteiro ate parece que esta quebrado ele nao passa dos 90
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Pessoal, Boa Noite,
Peço desculpas por haver sido vago em minhas explicações.
Realmente apenas os Corsas VHC (Very High Compression) trabalham com a temperatura tão elevada.
Esse modelo de motor exige, inclusive velas diferenciadas para suportar os altos níves de temperatura. (modelo NGK BR6ES. "É fácil de identificar. Ela tem o eletrodo ‘para dentro` e é usada por causa da alta taxa de compressão do VHC -12,6:1, enquanto o antigo Corsa tinha índice de 9,4:1).
Essa compressão muito alta (VHC) faz, como todo processo de movimento mêcanico, que exista uma grande quantidade de enérgia produzida, melhorando o desempenho do motor e consequentemente, gerando maior aquecimento.
Esse tipo de motor, seja corsa ou celta, trabalha com temperaturas mais elevadas. Os demais modelos realmente aquecem um pouco menos.
Espero ter ajudado. (Na ausência de um engenheiro, consulte seu mêcanico sempre que tiver dúvida a respeito do funcionamento de seu veículo. O uso inadequado pode ser extremamente prejudicial para a longevidade do motor do seu carro).
Peço desculpas por haver sido vago em minhas explicações.
Realmente apenas os Corsas VHC (Very High Compression) trabalham com a temperatura tão elevada.
Esse modelo de motor exige, inclusive velas diferenciadas para suportar os altos níves de temperatura. (modelo NGK BR6ES. "É fácil de identificar. Ela tem o eletrodo ‘para dentro` e é usada por causa da alta taxa de compressão do VHC -12,6:1, enquanto o antigo Corsa tinha índice de 9,4:1).
Essa compressão muito alta (VHC) faz, como todo processo de movimento mêcanico, que exista uma grande quantidade de enérgia produzida, melhorando o desempenho do motor e consequentemente, gerando maior aquecimento.
Esse tipo de motor, seja corsa ou celta, trabalha com temperaturas mais elevadas. Os demais modelos realmente aquecem um pouco menos.
Espero ter ajudado. (Na ausência de um engenheiro, consulte seu mêcanico sempre que tiver dúvida a respeito do funcionamento de seu veículo. O uso inadequado pode ser extremamente prejudicial para a longevidade do motor do seu carro).
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