Saí de casa no fim da tarde pra ir até minha "hometown" Loanda, participar da formatura da minha irmã caçula. Viagem de ida tranquila, o dia estava claro, cheguei lá em uma hora e quinze minutos, pra um percurso de 123km tá bom né?
Na volta teve tilt!
Tinha rodado exatos 69km e já estava chegando na Cidade de Tapira quando passei por cima de uma deformação no asfalto causada por caminhões canavieiros.
Foi uma pancada violenta, eu devia estar viajando a uns 120km/h e não pude desviar porque vinham carros no sentido contrários. O jeito foi tentar livrar o máximo que pude e rezar pra não ferrar com tudo.
Depois da pancada, deu pra ouvir até os pesos de balanceamento soltando e batendo na caixa de roda. A direção começou a trepidar e o carro perdeu um pouco a estabilidade.
Quando parei na cidade vi o estrago do lado de fora na roda dianteira, mas no dia seguinte, já em casa, vi o tamanho do rombo na parte interna da roda e também na roda traseira.
Vejam as imagens, são chocantes:
Nesta imagem quase não se percebe como a roda está torta, mas ela está...

Vejam um pouco mais de perto. Já é possível perceber que amassou...

Aqui está claro que foi danificada...

Bom, já que tá assim, mãos à obra, vamos limpar o som do porta-malas pra colocar o estepe...

Agora vem a pior parte: o lado de dentro da roda está totalmente amassado...

Tive medo de que os pneus tivessem sofrido algum dano, como cortes ou bolhas, mas Michelin é fó*a, nem arranhou...

E vamos ao estepe. Em uma das imagens dá pra ver 5 parafusos, sendo que os cromados são os que uso nas rodas de liga leve e o outro eu uso na roda de aço, pois há diferença no comprimento. Pra roda de aço tem que ser mais curto.

Aqui é possível ver que a roda traseira também sofreu dano, de menor monta, mas amassou.

E assim ele está desde quarta-feira.

Hoje de manhã fui com o Astra pra Umuarama e deixei a roda mais danificada pra arrumar, amanhã volto lá com o Corsa e já arrumo a outra e passo ele nos aparelhos pra verificar cáster, cambagem, alinhamento e balanceamento, etc. Serviço completo.
Apesar da raiva que fiquei na hora, agradeci por não ter acontecido nada pior.
Amanha meu pretinho vai ficar como estava antes do incidente, então, tá tudo safo.
Um grande abraço, um feliz natal e um próspero ano novo para todos os amigos do Corsa Clube! Boas festas à todos...