[DÚVIDA] - Acelerado, parece estar embaralhando
- C.bezerra
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Bange, dscumpe a demora mas ainda nao tive tempo de fazer o teste do hidrovacuo,vou ver se faço esse fds. o do tps tbm.
vou fazer os testes e volto a postar aqui
qnto ao motor de passo-sensor de marcha lenta,sera que ele esta ruim com a mola travada ou nao esta voltando ? li aqui msm nos topicos emuitos falaram que pode ser esse o problema dele estar acelerado. tem como testar ele????
valeu pela ajuda pessoal
vou fazer os testes e volto a postar aqui
qnto ao motor de passo-sensor de marcha lenta,sera que ele esta ruim com a mola travada ou nao esta voltando ? li aqui msm nos topicos emuitos falaram que pode ser esse o problema dele estar acelerado. tem como testar ele????
valeu pela ajuda pessoal
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C.bezerra,
Não há do que se desculpar... nem todos estão aposentados como eu, e mesmo assim não consigo dedicar o tempo que gostaria para um determinado assunto ou problema...relaxa...
Primeiro vamos sincronizar... o motor de passo não é um sensor e sim um atuador comandado pela ECU.
Eu tive problemas para testar o meu, pois a sua atuação depende de pulsos gerados pela ECU, e gerar esses pulsos requer uma eletrônica que não tive ainda oportunidade de criar....
Veja ele dissecado pelo Dr. Carro > https://www.youtube.com/watch?v=jhhUdK_bf4c
Na ocasião eu me contive pra não abrir o meu e fiquei apenas nas avaliações de resistência das bobinas e monitoração dos pulsos da ECU...também retirei ele e limpei o eixo com WD-40 (era o que eu tinha), o problema não foi resolvido, pois não estava localizado nele e sim num mau contato na fiação do gás...
Use a dica do alfinete para medir os pulsos e tensão da ECU (com ele montado, em ML e acelerando pouco), depois retire o conector e meça as resistências (não lembro do valor, mas são iguais), depois retire ele e limpe (espirre bem) o eixo com WD-40 ou o Car-80 (nunca usei, mas me parece melhor), não force muito o eixo para dentro ou para fora, pois poderá danificar alguma peça em seu interior.
Se tiver condição, limpe também a sede dele no TBI ... pode jogar um pouco do WD ou do Car, mesmo com o motor desligado...
Recoloca ele (lembrar do O-ring de vedação), e trisca o motor...pode ratear um pouco devido ao WD ou Car, que vc. jogou, mas dá umas aceleradas que passa...em seguida suba o giro até uns 3500 RPM e desligue a chave nessa condição...li não sei onde, que este procedimento força a ECU, a buscar novamente o batente do eixo na sede e sincroniza com o sensor de borboleta fechado... isso acontecerá quando vc. for ligar o carro em seguida...não pise no acelerador...
Fora isso, só levando em alguma oficina que disponha de instrumental para simular os pulsos da ECU...
Não há do que se desculpar... nem todos estão aposentados como eu, e mesmo assim não consigo dedicar o tempo que gostaria para um determinado assunto ou problema...relaxa...
Primeiro vamos sincronizar... o motor de passo não é um sensor e sim um atuador comandado pela ECU.
Eu tive problemas para testar o meu, pois a sua atuação depende de pulsos gerados pela ECU, e gerar esses pulsos requer uma eletrônica que não tive ainda oportunidade de criar....
Veja ele dissecado pelo Dr. Carro > https://www.youtube.com/watch?v=jhhUdK_bf4c
Na ocasião eu me contive pra não abrir o meu e fiquei apenas nas avaliações de resistência das bobinas e monitoração dos pulsos da ECU...também retirei ele e limpei o eixo com WD-40 (era o que eu tinha), o problema não foi resolvido, pois não estava localizado nele e sim num mau contato na fiação do gás...
Use a dica do alfinete para medir os pulsos e tensão da ECU (com ele montado, em ML e acelerando pouco), depois retire o conector e meça as resistências (não lembro do valor, mas são iguais), depois retire ele e limpe (espirre bem) o eixo com WD-40 ou o Car-80 (nunca usei, mas me parece melhor), não force muito o eixo para dentro ou para fora, pois poderá danificar alguma peça em seu interior.
Se tiver condição, limpe também a sede dele no TBI ... pode jogar um pouco do WD ou do Car, mesmo com o motor desligado...
Recoloca ele (lembrar do O-ring de vedação), e trisca o motor...pode ratear um pouco devido ao WD ou Car, que vc. jogou, mas dá umas aceleradas que passa...em seguida suba o giro até uns 3500 RPM e desligue a chave nessa condição...li não sei onde, que este procedimento força a ECU, a buscar novamente o batente do eixo na sede e sincroniza com o sensor de borboleta fechado... isso acontecerá quando vc. for ligar o carro em seguida...não pise no acelerador...
Fora isso, só levando em alguma oficina que disponha de instrumental para simular os pulsos da ECU...
- José Leal
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Essa de desligar o motor com ele acelerado para reprogramar a posição do atuador de marcha lenta eu nunca ouvi falar. Teoricamente, a central se reencontra, ao detectar que o motor está acelerado.
Além do mais, desligando o motor com ele acelerado, o bico ainda estará pulsando e sem centelha, o combustível vai lavar as camisas dos cilindros. Na próxima partida, não vai ter filme de óleo nos primeiros giros.
Além do mais, desligando o motor com ele acelerado, o bico ainda estará pulsando e sem centelha, o combustível vai lavar as camisas dos cilindros. Na próxima partida, não vai ter filme de óleo nos primeiros giros.
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Zé, a 3500RPM, a injeção e a centelha ocorrem tão rápido que não dá pra dizer se ao desligar faltou uma centelha ou uma "mijada"...
Achei...
4.3. Motor de passo da marcha lenta- IAC
Controla a rotação do motor em marcha-lenta. A válvula IAC altera a rotação da marcha-lenta ajustando o ar da derivação, de modo a compensar as variações de carga do motor. Esta válvula é um atuador controlado pela unidade de comando e possui um motor de passo, cujo movimento aumenta ou diminui a quantidade de ar admitido.
O motor de passo está montado na carcaça do corpo da borboleta. O motor de passo, comandado pela unidade de comando, retrai o êmbolo cônico (para aumentar o fluxo de ar) ou o estende (para reduzir o fluxo de ar), aumentando e reduzindo, desta forma, a rotação da marcha-lenta do motor.
Durante a marcha-lenta, a posição do êmbolo cônico é calculada baseada nos sinais de voltagem da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) e carga do motor (MAP).
4.3.1. Ajuste da posição do IAC
A unidade de comando grava na memória as informações sobre a posição da válvula IAC. Se houver perda de energia da bateria ou se a válvula IAC for desconectada, estas informações não serão corretas. A rotação da marcha-lenta poderá ser incorreta e será necessário ajuste da válvula IAC. O ajuste do IAC é executado pela unidade de comando, depois que a rotação do motor aumenta acima de 3500 rpm e a chave de ignição for desligada.
A unidade de comando ajusta a válvula IAC, assentando-a totalmente estendida, (desta forma estabelece a posição zero), e a seguir, retraindo-a na posição desejada. A faixa de movimento da válvula IAC varia entre 0 a 160 passos.
4.3.2. Verificação do atuador
Para garantia de que a válvula IAC está em boas condições, execute o teste do atuador correspondente.
Desrosqueie a válvula IAC, refaça a conexão do chicote elétrico e observe o movimento do êmbolo cônico para a frente e para trás, com o teste do atuador selecionado.
Este teste confirma a operação elétrica correta da válvula IAC. Inspecione o êmbolo cônico e a sede do êmbolo quanto a danos mecânicos.
Fonte: www.webmecuto.com
Achei...
4.3. Motor de passo da marcha lenta- IAC
Controla a rotação do motor em marcha-lenta. A válvula IAC altera a rotação da marcha-lenta ajustando o ar da derivação, de modo a compensar as variações de carga do motor. Esta válvula é um atuador controlado pela unidade de comando e possui um motor de passo, cujo movimento aumenta ou diminui a quantidade de ar admitido.
O motor de passo está montado na carcaça do corpo da borboleta. O motor de passo, comandado pela unidade de comando, retrai o êmbolo cônico (para aumentar o fluxo de ar) ou o estende (para reduzir o fluxo de ar), aumentando e reduzindo, desta forma, a rotação da marcha-lenta do motor.
Durante a marcha-lenta, a posição do êmbolo cônico é calculada baseada nos sinais de voltagem da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) e carga do motor (MAP).
4.3.1. Ajuste da posição do IAC
A unidade de comando grava na memória as informações sobre a posição da válvula IAC. Se houver perda de energia da bateria ou se a válvula IAC for desconectada, estas informações não serão corretas. A rotação da marcha-lenta poderá ser incorreta e será necessário ajuste da válvula IAC. O ajuste do IAC é executado pela unidade de comando, depois que a rotação do motor aumenta acima de 3500 rpm e a chave de ignição for desligada.
A unidade de comando ajusta a válvula IAC, assentando-a totalmente estendida, (desta forma estabelece a posição zero), e a seguir, retraindo-a na posição desejada. A faixa de movimento da válvula IAC varia entre 0 a 160 passos.
4.3.2. Verificação do atuador
Para garantia de que a válvula IAC está em boas condições, execute o teste do atuador correspondente.
Desrosqueie a válvula IAC, refaça a conexão do chicote elétrico e observe o movimento do êmbolo cônico para a frente e para trás, com o teste do atuador selecionado.
Este teste confirma a operação elétrica correta da válvula IAC. Inspecione o êmbolo cônico e a sede do êmbolo quanto a danos mecânicos.
Fonte: www.webmecuto.com
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mas car80 e wd sao coisas diferentes pra funcoes diferentes.....
pode até usar o car80 pra ajudar a limpar toda meleca q vai encontrar, depois o wd pro caso de algo engripado, mas acho muito provável o atuador de ml se danificar ao engripar com a meleca pq é muito sensível....
pode até usar o car80 pra ajudar a limpar toda meleca q vai encontrar, depois o wd pro caso de algo engripado, mas acho muito provável o atuador de ml se danificar ao engripar com a meleca pq é muito sensível....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Mas o WD-40, também retira óleos, graxas, desengrimpa, protege...pode não ser o mais indicado, mas que ficou limpinho ficou...seria o caso de comparar...
Gosto muito desse produto e sempre mantenho uma latinha de reserva...ele é quase um "Bom-Bril"...
https://www.youtube.com/watch?v=F1iW0NKMk78
Gosto muito desse produto e sempre mantenho uma latinha de reserva...ele é quase um "Bom-Bril"...
https://www.youtube.com/watch?v=F1iW0NKMk78
- C.bezerra
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pessoal,obrigado pelas dicas...vão ser muito uteis nesse feriado,vou dar uma olhada em tudo que vcs me falaram.caso nao resolva irei levar o carro ao mecanico msm.
para ajudar vcs a entenderem meu caso vou falar mais algumas coisas que estão acontecendo.
ele tbm esta muito beberrao,muito msm!!!!
ontem tbm notei algo estranho,com o carro ligado em no ponto morto começei a bombar o pedal do freio e consegui ouvir um barulho de ar fazendo um choc choc a cada pisada,como se tivesse um ar fugindo ali no pedal.depois de dar essas bombadas no pedal eu segurei ele pressinado e o carro quase morreu,deu uma baita desacelerada.caiu muito a rotacao/aceleracao e quase morreeu
isso nao ta nada certo hehehehe.
para ajudar vcs a entenderem meu caso vou falar mais algumas coisas que estão acontecendo.
ele tbm esta muito beberrao,muito msm!!!!
ontem tbm notei algo estranho,com o carro ligado em no ponto morto começei a bombar o pedal do freio e consegui ouvir um barulho de ar fazendo um choc choc a cada pisada,como se tivesse um ar fugindo ali no pedal.depois de dar essas bombadas no pedal eu segurei ele pressinado e o carro quase morreu,deu uma baita desacelerada.caiu muito a rotacao/aceleracao e quase morreeu
isso nao ta nada certo hehehehe.
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- C.bezerra
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só faz barulho de ar quando piso,se soltar já para,fiz movimentos rápidos.se pisar devagar fica imperceptivel.
muito estranho msm,peisei umas 10 vezes rapidinho e na ultima que segurei o freio pressionado o carro quase morreu e depois voltou.teve uma queda muito drastica.
e mais uma coisa que lembrei relacionada ao freio.troquei as pastilhas tem 1 mes,de um tempo pra ca a roda esquerda[motorisa] começou a fazer um assovio ao freiar,como se fosse pastilha velha,isso so um uma roda.
sera meu hidrovauo indo pr saco??? isso teria relacao ao carro quase morrer nas pisadas de freio???
muito estranho msm,peisei umas 10 vezes rapidinho e na ultima que segurei o freio pressionado o carro quase morreu e depois voltou.teve uma queda muito drastica.
e mais uma coisa que lembrei relacionada ao freio.troquei as pastilhas tem 1 mes,de um tempo pra ca a roda esquerda[motorisa] começou a fazer um assovio ao freiar,como se fosse pastilha velha,isso so um uma roda.
sera meu hidrovauo indo pr saco??? isso teria relacao ao carro quase morrer nas pisadas de freio???
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