[DÚVIDA] - Motor esquentando quando ligo A/C. O q fazer?
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Quando comprei meu Corsa GLS 1.6 16V, a termostática estava travada aberta, (era original do carro, no corpo dela estava marcado 09-99, que quer dizer nona semana de 1999), e a ventoinha armava na 1ª velocidade quando o ponteiro da temperatura chegava +- na marcação de 95ºC, e a 2ª velocidade quando o ponteiro chegava quase na marcação de 100ºC. Efetuei a troca da termostática por uma nova original Wahler e troquei também o sensor de temperatura, agora a ventoinha arma a 1ª velocidade quando o ponteiro passa um pouquinho da marcação de 90ºC, e a 2ª velocidade quando passa um pouquinho da marcação de 95ºC, ai o ponteiro sobe um pouquinho mais mas começa a cair até a marcação de 95ºC. Quando o tempo está bem quente e se força o motor ou ele fica muito tempo em marcha lenta, o ponteiro até chega na marcação dos 100ºC ou até passa ( raramente), mas essa é uma situação que já vem descrita no manual do Corsa, que indica que se deve desligar o ar condicionado para a temperatura voltar aos níveis normais. Com o ar desligado, a temperatura só passa dos 95ºC quando pego alguma ladeira muito ingrime num dia bem quente, mas assim que a 2ª velocidade é acionada a temperatura baixa rápido
Faça o teste que te indiquei, e troque a VT e o sensor de temperatura, é muito provável que seu passe a funcionar como descrevi acima.
Faça o teste que te indiquei, e troque a VT e o sensor de temperatura, é muito provável que seu passe a funcionar como descrevi acima.
- José Leal
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No link do vídeo, retire o espaço entre o "0 X": http://www.youtube.com/watch?v=0 X-jXCyjt6M
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Olhei o video, é diferente do meu ele baixa e mantem baixa a temperatura, o meu antes era assim ficava nos 90º Direto com o ar ligado agora não. Eu fiz os testes hj tirei fotos e gravei um video quando postar o video mando o link vou explicar embaixo e postar as fotos conforme vou explicando.José Leal escreveu:No link do vídeo, retire o espaço entre o "0 X": http://www.youtube.com/watch?v=0 X-jXCyjt6M
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Então fiz os testes, só fiquei em duvida em relação aos sensores.Foxjoabe escreveu:nunesclj escreveu:Faça um teste: tire o plug do sensor de temperatura, depois de alguns segundos as duas ventoinhas tem que armar na 2ª velocidade, e a luz da injeção tem que acender, se acontecer como relatei, as ventoinhas do seu Corsa estão funcionando normalmente.
Vou fazer este teste amanhã sem falta.
Eu achei dois, um que se liga na ventoinha do carro(temperatura da agua), e outro perto da correia no cabeçote (o do Painel).
Então lguei o carro pela manhã dei um tempinho e tirei o da agua, nada aconteceu não ligou nenhuma das ventoinhas fiz o mesmo procedimento esperei e nada, notei que no painel estava marcando direito. Então resolvi tirar o do cabeçote (sensor do painel) a temperatura no painel caiu pra 0º ficou um tempo assim dei uma acelerada e depois de um tempo o ponteiro foi la no final passou do vermelho e as duas armaram parecia que a do condesador estava em um estagio forte e a do carro ficou no 1º estágio, fiz testes, conectei de volta o sensor da agua e permanecia do jeito que estava, então encostei o do painel ele voltava a funcionar e conforme passava do meio voltando pro 0º a ventoinha desarmava e escutava um estalo nos reles debaixo do painel. fiz tambem os testes com o ar ligado e nenhum momento armou o 2º estagio.
Depois fiz testes com tudo ligado foi citar abaixo com fotos e depois posto o video que fiz
- Foxjoabe
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Ai como citei vou postar as fotos com as temperaturas. Eu liguei o carro fiz os testes e depois deixei trabalhando em 95º arma o 1º estágio, passa um pouquinho e depois vai voltando passa pelos 95º quando chega mais ou menos em uns 93º como vou mostrar na foto desarma, chegando novamente nos 95º arma de novo parado fica nesse ciclo direto (com o ar desligado). Então liguei o ar e nota-se logo que a emperatura vai aumentando vagarosamente, peguei e sai com o ar ligado sai pra dar uma volta pra testar forçando, subi um morro não muito ingrime mas forçei. Depois parei e reparei que a ventoinha estava no 2º estagio, ela arma proximo dos 100º e vai voltando, e desarma na mesma temperatura que armou. Com o carro parado guntei na aceleração e reparei que fica nisso também com o ar ligado 98º aos 100º assim acelerando nos 4, 5 mil giros.
Sabe eu to achando que esse é o funcionamento normal sem ar ligado e com temperaturas quentes ou forçando, mas com o ar ligado é como estava no video que o José Leal me passou deveria baixar pra uns 90º não subir, e o pior de tudo é que o ar não gela namoral conforme vai subindo a temperatura, sei que tenho que colocar gás mas só gás não vai resolver . Ta fogo ta quente pra caramba aqui no rio andar sem ar parece coisa de doido e futuramente quero vender o carro e pra isso queria entregar gelando. então é isso segue as fotos ai embaixo
agradeço a todos pela cooperação na ajuda ae amigos
-Aqui é onde arma e desarma o 1º estagio.

-Aqui é onde fica na maior parte do tempo com o ar desligado em transito na estrada cai um pouco

Aqui liguei o ar parado uns 10 segundos e ja foi pra ai

ai sai subi na hora de descer estava aqui (tudo com o ar ligado)

Cheguei estava aqui

Ai acelerei e notei que vai no maximo até aqui com a ventoinha armada no 2º estagio e logo vai baixando

E é mais ou menos aqui que arma e desarma o 2º estagio e com o ar ligado não fica menos quente que aqui (com o carro parado)

To passando o video pro youtube logo apôs a volta quando terminar da pra ver a ventoinhas armadas
Sabe eu to achando que esse é o funcionamento normal sem ar ligado e com temperaturas quentes ou forçando, mas com o ar ligado é como estava no video que o José Leal me passou deveria baixar pra uns 90º não subir, e o pior de tudo é que o ar não gela namoral conforme vai subindo a temperatura, sei que tenho que colocar gás mas só gás não vai resolver . Ta fogo ta quente pra caramba aqui no rio andar sem ar parece coisa de doido e futuramente quero vender o carro e pra isso queria entregar gelando. então é isso segue as fotos ai embaixo
agradeço a todos pela cooperação na ajuda ae amigos
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-Aqui é onde fica na maior parte do tempo com o ar desligado em transito na estrada cai um pouco

Aqui liguei o ar parado uns 10 segundos e ja foi pra ai

ai sai subi na hora de descer estava aqui (tudo com o ar ligado)

Cheguei estava aqui

Ai acelerei e notei que vai no maximo até aqui com a ventoinha armada no 2º estagio e logo vai baixando

E é mais ou menos aqui que arma e desarma o 2º estagio e com o ar ligado não fica menos quente que aqui (com o carro parado)

To passando o video pro youtube logo apôs a volta quando terminar da pra ver a ventoinhas armadas
- José Leal
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Passei batido em uma coisa: vc disse que o sistema de AC está com pouco gás, certo? Se for, está aí o problema.
O compressor ligado, pesa no funcionamento do motor, por isso ele esquenta mais. Quando liga o AC, o condensador na frente do radiador vai esquentando. Como o nível de gás está baixo, o sistema de AC não chama a velocidade alta das ventoinhas, via pressostato. Aí, quando a ventoinha dispara na velocidade alta, já é o sistema de "emergência" via cebolão/central de IE.
Sugiro que vc conserte primeiramente o sistema de AC, deixando-o funcionando perfeitamente, daí, caso persista o problema, vamos atacar o sistema de arrefecimento.
Sobre os relés, repare que tem um relé amarelo em um soquete azul. Teoricamente, a cor do relé deveria seguir a cor do soquete, mas pode ser que a GM tenha trocado o número da peça e alterado a cor.
Quando vc fez a filmagem, o sensor de temperatura da IE estava desligado? Parece que a luz da IE estava aceso...
Sobre o sensor de temperatura do painel, ele serve somente para esse fim mesmo. Quando o ponteiro foi ao vermelho, certamente a ponta que vc desconectou encostou em alguma parte metálica do motor, aterrando-o.
O compressor ligado, pesa no funcionamento do motor, por isso ele esquenta mais. Quando liga o AC, o condensador na frente do radiador vai esquentando. Como o nível de gás está baixo, o sistema de AC não chama a velocidade alta das ventoinhas, via pressostato. Aí, quando a ventoinha dispara na velocidade alta, já é o sistema de "emergência" via cebolão/central de IE.
Sugiro que vc conserte primeiramente o sistema de AC, deixando-o funcionando perfeitamente, daí, caso persista o problema, vamos atacar o sistema de arrefecimento.
Sobre os relés, repare que tem um relé amarelo em um soquete azul. Teoricamente, a cor do relé deveria seguir a cor do soquete, mas pode ser que a GM tenha trocado o número da peça e alterado a cor.
Quando vc fez a filmagem, o sensor de temperatura da IE estava desligado? Parece que a luz da IE estava aceso...
Sobre o sensor de temperatura do painel, ele serve somente para esse fim mesmo. Quando o ponteiro foi ao vermelho, certamente a ponta que vc desconectou encostou em alguma parte metálica do motor, aterrando-o.
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Foxjoabe, , antigamente a temperatura do seu Corsa ficava na casa dos 90ºC com o ar ligado como o vídeo que o José Leal postou, e agora com o o nível do gás baixo é que acontece a variação de temperatura? Então o nível do gás do meu Corsa também está baixo, e como é meu primeiro Corsa com ar achei que essa variação de temperatura era normal.
Mas no caso do meu Corsa, a 2ª velocidade está desarmando quando o ponteiro da temperatura fica alinhado á marcação do meio depois que troquei o sensor de temperatura e a vt, e no seu Corsa ela está desarmando bem depois. E também tem um relê errado no seu Corsa, no lugar do relê amarelo na base azul deveria estar um relê azul de numeração original 90376920, pode notar que a cor dos outros relês batem com a cor da base, então na base azul deveria ter um relê azul, foi assim que descobri que tinha um relê errado do meu Corsa.
O que eu faria primeiramente era dar uma carga de gás (também vou fazer isso), trocaria o relê amarelo na base azul pelo correto original ou um compatível DNI (tem dois tipos de relês compatíveis, numeração 0102 e 0111) e o sensor de temperatura.
Mas no caso do meu Corsa, a 2ª velocidade está desarmando quando o ponteiro da temperatura fica alinhado á marcação do meio depois que troquei o sensor de temperatura e a vt, e no seu Corsa ela está desarmando bem depois. E também tem um relê errado no seu Corsa, no lugar do relê amarelo na base azul deveria estar um relê azul de numeração original 90376920, pode notar que a cor dos outros relês batem com a cor da base, então na base azul deveria ter um relê azul, foi assim que descobri que tinha um relê errado do meu Corsa.
O que eu faria primeiramente era dar uma carga de gás (também vou fazer isso), trocaria o relê amarelo na base azul pelo correto original ou um compatível DNI (tem dois tipos de relês compatíveis, numeração 0102 e 0111) e o sensor de temperatura.
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