Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Dizer que o prefere o 8v pq o 16v é mais caro em manutenção nao faz sentido...
Eu ja tive Vectra GSi, Calibra e corsa GSi... todos envenenados...
Hoje em casa tenho um palio 1.4 8v, Corsa Wagon 16V e um Astra SS (2.0 8v) ...
O carro que mais gosto de andar é o mais velhinho deles, o corsa...
Meu pai sempre teve carro 8V, e sempre que usava meu vectra ou meu corsa GSi se surpreendia com o consumo e elasticidade do motor...
Se o conforto, tecnologia e autonomia do 16v nao tem forca na sua decisao... vamos resolver com a calculadora, já que o problema é bolso...
Ta... é verdade... a correia do 16V custa 80reais a mais, e no motor 16V usa um rolete a mais no drivetrain..
Entao temos um custo de 200 reais a mais em pecas para cada 40mil km
logo R$ 0,005 (meio centavo) por km...
A.. mas se der problema no cabecote...
Os Cabecotes 16v, pelo menos dos GM, sao sempre feitos em uma liga mais nobre e tem uma engenharia muito mais aprimorada... as chances de ter problema no cabecote 16v é menor que de um 8v...
A.. e se estourar a correia e atropelar todas as valvulas
Eu tive esse problema no meu vectra... comprei ele com 52mil km em uma concessionaria, quando o carro tinha 60mil Km o esticador quebrou e atropelou as 16v valvulas...
paguei +/-52 reais em cada valvula (832 reais) e gastei 400 reais na retifica do cabeçote... se fosse um 8V seria 36 reais cada valvula (288 reais) e 250 na retifica...
Mas isso so aconteceu, pq a concessionaria FDP disse que tinha feita a revisao completa dos 50mil km, e o troxa aqui acreditou...
Mas mesmo assim... vamos pensar da seguinte maneira... o pior cenario... nao se troca drivetrain usa até quebar e atropelar as valvulas... assim a cada 60 mil km teremos que mandar fazer o cabecote com troca de valvulas e um novo drivetrain...
A diferença de custo desta manutanção entre o 8v e o 16v seria de 200 do DT + 150 de retifica + 544 das valvulas = 894 reais mais cara no 16v
Se dividirmos isso nos 60 mil km, teremos um custo a mais de 0,015 reais (isso um centavo e meio) por km rodado no motor 16V... é muitas vezes menor que a diferença de preco da gasolina normal para a aditivada...
Eu me defendo assim... e digo que o custo a mais de manutenção, a mais, do 16V é ridículo... gasto muito, mais muito mais mesmo que isso, comprando skol e não bavaria, sadia e não açougue do mané, dell e não positivo... e gasto sem pensar no custo e sem em qualidade, conforto, confiança, tecnologia...
E digo mais.. se o 16v for 0,5 KM/litro mais eficiente que o 8v, essa diferença de custo some e até se inverte...
...
desculpe, é que esse "racismo" quando a motor multivalvula me irrita...
Bom ja falei de mais...
Se a mao de obra é mais cara por ser 16V.. troque de mecânico... é outro "racista" oportunista, desatualizado, ridículo e limitado...
Quando eu ainda nao tinha um mecanico oficial (1999 2000), falei para muitos meXanicos:
O Problema nao é meu motor multivalvula, e sim sua incapacidade de evoluir, te desejo sorte em ainda continuar encontrando Brasilias para desentupir o carburador com o super recurso de acelerar loucamente sem o filtro de ar...
Arker escreveu:Esta ultima, que removeu o cabeçote... e até fez um novo buraco onde prende o tensor da correia
Ficou 2k o todo o serviço.
Led zeppelin escreveu:Se a mao de obra é mais cara por ser 16V.. troque de mecânico... é outro "racista" oportunista, desatualizado, ridículo e limitado...
Quando eu ainda nao tinha um mecanico oficial (1999 2000), falei para muitos meXanicos:
O Problema nao é meu motor multivalvula, e sim sua incapacidade de evoluir, te desejo sorte em ainda continuar encontrando Brasilias para desentupir o carburador com o super recurso de acelerar loucamente sem o filtro de ar...
Falow
Concordo com alguns pontes de vista seus, nem todos.
E sim, a MO de um 16v é mais cara, não tem nem como comparar.
Um exemplo, troque o atenuador de marcha lenta de um 8v e troque de um 16v.
Eu tenho um 16v, não me arrependo em nada. Porém o problema do 16v não é manutenção preventiva, e sim corretiva.
A preventiva se toca da mesma forma... nao interessa se o carro é multivalvula ou nao...
Falando em atuador de marcha lenta...
Hoje se eu percebo uma minima oscilação na ML do palio, corsa ou astra... ja começo a analisar o como acontece e vou tirando minhas conclusões...
O unico carro que eu tive problemas com atuador de ML foi o calibra, por ser turbinado e eu so andar assando, sujava muito a atuador com residuo de oleo da turbina, e depois eu abandonava o carro por 15 dias sem uso... virava uma meleca no atuador e o carro ficava uma CENSURADO de ML... simples, era so sacar o WD40 e espirrar dentro do atuador.. a meleca derretia e ficava limpinho, o motor voltava a ficar um reloginho... se eu insistisse em usar o carro com o atuador melecado, com certeza ele iria aquecer e queimar pelo esforco...
Logo, nao é necessario manutenção corretiva se é dada atençao na preventiva..
Juntando a KM do meu ex corsa GSi e minha Wagon, ja andaram mais de 300 mil KM... e ambos ainda usam atuadores que saíram da fabrica da GM...
O atuador do Calibra (que foi vendido com 90mil km sendo 40mil aguentando uma turbina na cabeça...) tb nunca foi trocado...
Tem gente que da azar mesmo, ja vi mulher quebrar cambio de carro novo, assim como tem nego de sorte, ja vi muleque usar 3x a potencia original do carro em motor com miolo original e nao dar CENSURADO...
Dizer que carro 16v tem que tomar mais cuidado pq pode quebrar... é mesma coisa que correr do negro pq negro é trombadinha...
O que quero dizer é que não se deve generaliza com base em bla bla blas de azarados, super sortudos ou bitolados inflexíveis...
Led zeppelin.. a questão aqui para mim, como mencionei não é custo de peças nem mão de obra... e sim alguem que saiba o que está fazendo, eu levei meu celta no mecanico que me indicaram e mandei fazer tudo que precisava ser feito, pedi para medir compressão, pressão de óleo e linha de combustivel.. porém o mecanico veio com desculpas de que não é necessário e tal, ai que vem aquela coisa mecanico evita fazer um trabalho completo para um carro simples como CELTA, sabe lá o que pode acontecer se eu der um Corsa 16v na mão dele, claro que se surgir uma boa wagon 16v ñ vejo pq ñ abraçar, tenho mecanico de confiança q trabalha bem cm esses motores, ele até já deixou eu usar o elevador dele para eu consertar meu ex - chevette véio.
o motor 16v tem uma elasticidade e autonomia melhor, tanto o motor quanto sistema de injeção são mais tecnológicos, a falta de conhecimento das pessoas as vezes gera um preconceito por ouvir de terceiros que certa vez não teve sorte ou cuidado com 16v.
Rafael vc axou caro o serviço? ele cobra m.o. por hora se ñ me engano R$90,00/h
é realmente sempre se bate na mesma tecla, carro tanto 8v e 16v tem sua manutenção vai do dono se será preventiva ou corretiva.
Eu não evito as 16v, porém fico cm pé atrás pela procedência, tem que procurar bem uma em bom estado.
Cara.. você diz q usa WD.. será q um descarbonizante spray não resolve melhor? ali no corpo de borboleta qdo é acelerador eletrônico acredito resolver... pois o WD é um lubrificante mt gorduroso para essa região
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
Sousaman, ainda não posso fechar negocio ñ vendi o celta... Me tira uma duvida, todas GLS com retrovisor elétrico tem desembaçador do espelho? isso procede?