[DÚVIDA] - Up no 1.4 econoflex, melhorar em baixa rotação?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
skrothu
:: Champ ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

Sysop escreveu:
Cláudio escreveu:Cara o acelerador eletrônico é o que limita a arrancada, contudo,mantendo-se o giro em torno de 3000rpm e acelerador em médio curso, consegue-se uma estilingada boa e sem destracionar nunca.
Pense no tempo e não na fritada de pneus.
Já testei filtro cônico e lhe garanto que só aumentou o barulho, de final até achei que deu uma piorada, tanto que voltei ao normal.
Uso pneus pesados 195/55-15 e nãoposso exigir muito já que ainda por cima é um Sedan.
Se tivesse que mexer em algo tentaria a polia regulável (enquadramento adiantado) e uma reversão para acelerador por "cabo".
Abs.
Filtro esportivo, comigo, so aumentou o barulho e COSUMO...

Polia, seria uma ideia tbm

reversao para acelerador a cabo? Deve ficar $$$
qdo estava pesquisando para turbinar o meu, um dos problemas que alguns preparadores viram era o acelerado eletronico...
algumas pessoas disseram para trocar a TBI e colocar uma a cabo...
e quem mexe com a parte eletronica, disse que eu teria que trocar a central eletronica do carro se fosse trocar o acelerador, o que acaba ficando inviável...

existe um aparelho que se coloca no acelerador, que diz que deixa as respostas mais rápidas... não lembro o nome, mas dizem que aqui no Brasil custa 600,00 reais e no ebay consegue por 150,00...
eddie13
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

Sysop escreveu:Estou pensando em colocar um coletor 4x1 no meu corsa e + p frente um escape 2.5 com 2 abafadores ou 1 só, depende mto do "som", nao gosto de abafadores barulhentos...

Oq acham? Para começar...
Se quer melhorar o em baixas rotações o 4x1 vai piorar mais ainda.

Se quiser mudar o coletor, sugiro um 4x2x1, que ai melhora um pouco em baixas. Porém, cuidado com o CONTROLAR!
andre pirituba
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Já pensou em um chip de potência?
maxcwb
:: Super ::

Re: boas pessoal

Mensagem por maxcwb »

Ow Sysop, adianta um pouco o comando e coloca volante do motor aliviado. O 1.4 tem uma caixa muito longa, eu senti a mesma falta de força em baixa rotação. Escape, filtro, etc... nada vai dar mais torque em baixa.

Vc sabe que eu vendo volante e vc perdeu de comprar com desconto lá no celta clube. Mas enfim, se vc vier a colocar o volante e.............

- SE PERDER TORQUE
- SE PERDER FINAL
- SE NÃO SUBIR SERRA NA MESMA MARCHA
- SE OSCILAR A LENTA
- SE MORRER AO REDUZIR

EU DEVOLVO O DINHEIRO E PAGO A MÃO DE OBRA PRA COLOCAR AS PEÇAS ORIGINAIS.

Fale comigo lá no volantealiviado@gmail.com

http://autoentusiastas.blogspot.com/201 ... elhor.html
"Todas essas perguntas estavam entre nós já naqueles anos 1960. Quando dirigi o DKW com o volante mostrado no post, todas foram respondidas."

Tem gente aqui que vai levar mais algumas décadas para entender o funcionamento do volante do motor.

Abs pra turma!
SemControle

Mensagem por SemControle »

max, é inercia, a fisica vai contra algumas coisas ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

[quote="SemControle"]max, é inercia, a fisica vai contra algumas coisas ai[/quote]

Fazem anos que tento achar onde estão aquelas questões físicas da teoria.

Me diziam que o carro não ia subir a rampa do prédio com o volante aliviado. Com o original eu nunca subi em 1° na marcha lenta. Com o volante 40% mais leve eu subo com 3 pessoas dentro.

Me diziam que ia ser mais difícil manter a velocidade de cruzeiro, que seria necessário pisar mais. Rodei mais de 100mil km em estradas e com o volante aliviado eu preciso pisar menos, aliás, se mantiver a mesma pressão que com o original, a velocidade vai aumentando, o que me obriga literalmente a tirar o pe.

Me diziam que iria perder toque em baixa. Com o volante mais leve passei a andar com uma faixa de giro 500rpm abaixo do que com o original.

Me diziam que iria perder a "final". Com o volante mais leve consigo chegar na mesma final - porém bem mais rápido.

Me diziam que eu precisaria usar marchas mais reduzidas em uma subida de serra. Nunca consegui subir completamente a serra com 5 pessoas dentro em 5° marcha com o volante original. Com o volante aliviado passou a ser fato frequente, cheguei a fazer um vídeo de 40min onde não reduzo a marcha.

Aí eu digo: também tinha as dúvidas da física, dessas "algumas coisas aí". Mas como ignorar os resultados obtidos ao longo de anos e dezenas de mil km rodados e comprovados também por outros usuários do volante do motor aliviado?
SemControle

q o giro vai subir mais rapido vai
na verdade o cambio passa a parecer curto pq o giro sobe rapido
vc até retoma velocidade mais facil, pq o giro sobe mais rapido, por isso deve dar a impressao de nao perder final, pq chega no giro mais facil...

o torque deve ter mudado, nao proporcionalmente ao peso aliviado, é q como em todas respostas, o giro sobe mais rapido e facil, vc nao nota q akele torque maximo q tinha a Xrpms, agora tem a X e alguma coisa, afinal chega mais rapido e facil la...

veja q um motor V6 com volante de 12Kg tem torque e muito em baixa :D

mas no alivio cai em 2 coisas da fisica, vc tem a facilidade de por em movimento a massa menor, vc dando forca ela gira mais leve, mas ao deixar de aplicar forca, ela perde velocidade mais facil....
ja com mais massa, tem a dificuldade de por em movimento, mas ao deixar de aplicar forca ela demora mais a perder forca...

mas eu tmb acho q conforme o local onde o alivio for feito essa falta de massa fica minimizado, afinal a forca centripeta se vale mais de massa no exterior do q no centro
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

Pois é, lembro que um esmeril com "rebolos" novos, grandes e pesados demorava muito para parar de girar. Já quando estavam gastos e no final da vida, paravam rapidamente.

Isso é bastante interessante porque nos leva a crer que o volante mais pesado tende a "levar o carro mais longe" - será?

Imaginemos que você acelera o seu carro (pode ser o corsa 1.4) até 4000rpm em 3° marcha e quando você pensou em colocar a 4° marcha - OPS! O sinal fechou... Você imediatamente tira o pé do acelerador. Pensando no bom e velho esmeril, muita massa presa ao eixo levaria mais tempo para parar de girar, logo, demoraria mais para peder a força, logo, demoraria mais para parar.

Eu também esperava isso quando coloquei o volante 40% mais leve (pra ser exato 46,5% mais leve). Porém... acontece que o carro demora mais para parar com o volante mais leve.

E agora? conflito detected, como o esmeril demora mais para parar e o carro com o volante mais leve para depois (vai mais longe) e perder velocidade mais dificilmente que com o volante do motor original?

Eu acho interessante também como ficou fácil sair de lombada em 4° marcha e arrancar em 2°, além de subir a rampa da garagem em marcha lenta como já disse. Eu esperava que fosse perder torque. Não sei, mas depois de anos e centenas de mil km (eh, ao todo foram centenas mesmo) me questionando e buscando provar que eu estava errado ou maluco, mas não consegui - kkkk. Acho que agora as coisas começam a ficar bem claras para mim =).

Acho que a melhor coisa mesmo é colocar a peça e testar. Assim não existe nada na teoria que prove que o resultado prático está incorreto, jó o oposto ocorre com maior frequência.

Abs pra turma!
SemControle

a questao de parada do carro é totalmente diferente, pq esta desacoplado o volante do cambio....temos q pensar somente até o volante.....ou apenas em questao de sempre engrenado eu to pensando sempre no caso dele engrenado, q é onde se usa o volante afinal, de nada vai dar a diferenca de medir com o carro desengatado acelerando e parando, pode ter até diferenca no tempo q se sai da lenta ao corte nakela afundada de pé

a questao de estar desengatado, pode demorar a parar ja pelo peso a menos, causa menos arrasto....
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

Obs: eu não citei que foi desacoplado o volante do câmbio, no fato cidado eles continuam acoplados - ou seja, tirando o pé do acelerador sem pisar no pedal da embreagem ou sem colocar em ponto morto.

Abs pra turma!
Responder