[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
robsonlobinho
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por robsonlobinho »

Tipo só uma idéia não sei se é possivel

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
rodrigogs
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por rodrigogs »

Estou tendo um problema ao calibrar a velocidade, até 60km/h marca perfeitamente e exato com velocímetro do carro (FatorVel 1.20), porém quando chega aos 70km/h ele mede 5 km/h a mais ... depois dos 100Km/h ele apresenta 10Km/h a mais e sucessivamente, o que poderia ser?
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Então Cansei.

Pra te falar verdade acho que a autonomia só ficará interessante se o Arduino poder ler quanto de combustivel tem, senão acho que não fará muito sentido.

Acho que seria legal a gente repensar na possibilidade de ler os valores do tanque, atraves do fio que chega no painel de instrumentos deve ser possivel. Tenho a impressão que é um valor tipo resistência, acho que lá na bóia tem um potenciometro variavel que vai mudando seu valor.

Eu sei disso pq uma vez desmontei a boia do meu celtinha pra arrumar o marcador que estava errado e vi que lá tinha esse sistema de resistor variavel.. porém os contatos estavam meio que 'oxidados' por causa do combustivel que entrou lá (problema de vedação eu acho) e os valores do painel ficavam totalmente malucos.

Se esse valor chegar puramente no painel (uma resistencia), acho que daria pra trabalhar encima dele. Mapear o cheio e o vazio.
Por exemplo: Tanque cheio: 1k Ohm. Meio tanque 500 Ohms. Só precisaria verificar se a mudança é linear dessa maneira ou não.

Não sei quanto a leitura pelo arduino e pelo software como deverá ficar, aí é vc que pode responder isso.. rsrs
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

robsonlobinho escreveu:E se a autonomia usasse uma segunda variável de consumo em litros?

Olha... até da pra fazer isso, mas é um trampo maior do que parece pq eu teria que fazer uma segunda variável de várias outras coisas, não só do consumo em litros. Tudo que está envolvido no cálculo teria que ganhar segunda variável.

E assim... eu pelo menos não entendi a vantagem de fazer variáveis extras pra autonomia. O único ganho que estou vendo é não ser resetado junto com o resto das informações.
rodrigogs escreveu:Estou tendo um problema ao calibrar a velocidade, até 60km/h marca perfeitamente e exato com velocímetro do carro (FatorVel 1.20), porém quando chega aos 70km/h ele mede 5 km/h a mais ... depois dos 100Km/h ele apresenta 10Km/h a mais e sucessivamente, o que poderia ser?
Então, é o que eu comentei antes, o painel pode estar programado pra tratar de alguma forma os sinais que ele recebe. Isso pode variar entre ano/modelo de um mesmo carro ou entre carros diferentes. Qual o seu carro?

Faz o seguinte, baixa a última versão do programa, a beta mesmo, e coloca isso aqui entre as linhas 856 e 857:

Código: Selecionar todos

if (VelKmPorH > 61)
          VelKmPorH = VelKmPorH+(VelKmPorH/(-0.1501*VelKmPorH*VelKmPorH+27.87*VelKmPorH-1260));
Vai ficar assim:

if (flagModoVel == 0)
      {
        DistVel = (DistVelCount/16) * fatorVel;
        VelKmPorH = DistVel * 3.6;                   // m/s para km/h
        if (VelKmPorH > 61)
          VelKmPorH = VelKmPorH+(VelKmPorH/(-0.1501*VelKmPorH*VelKmPorH+27.87*VelKmPorH-1260));
        dtostrf(VelKmPorH,3,0,texttemp);
        sprintf(textfinal,"Vi %s kmh",texttemp);
        mydisplay.display_message(textfinal,254);
      }
Entre 60 e 100 km/h reais o arduino deve passar a marcar direito. Pra velocidades maiores deve voltar a distorcer e aí eu preciso que vc me passe mais amostras comparando a velocidade real com a do arduino.
gui_srs escreveu:Então Cansei.

Pra te falar verdade acho que a autonomia só ficará interessante se o Arduino poder ler quanto de combustivel tem, senão acho que não fará muito sentido.

Acho que seria legal a gente repensar na possibilidade de ler os valores do tanque, atraves do fio que chega no painel de instrumentos deve ser possivel. Tenho a impressão que é um valor tipo resistência, acho que lá na bóia tem um potenciometro variavel que vai mudando seu valor.

Eu sei disso pq uma vez desmontei a boia do meu celtinha pra arrumar o marcador que estava errado e vi que lá tinha esse sistema de resistor variavel.. porém os contatos estavam meio que 'oxidados' por causa do combustivel que entrou lá (problema de vedação eu acho) e os valores do painel ficavam totalmente malucos.

Se esse valor chegar puramente no painel (uma resistencia), acho que daria pra trabalhar encima dele. Mapear o cheio e o vazio.
Por exemplo: Tanque cheio: 1k Ohm. Meio tanque 500 Ohms. Só precisaria verificar se a mudança é linear dessa maneira ou não.

Não sei quanto a leitura pelo arduino e pelo software como deverá ficar, aí é vc que pode responder isso.. rsrs
Se vcs quiserem eu implemento isso no programa pra vcs. No meu carro eu admito que não precisa pq eu sempre encho o tanque.
Eu também acho que é um potenciometro ali.

O circuito ficaria:

Fio do nível ---- Resistor 100K ---- Resistor 100K ---- Resistor 100K --|-- Resistor 100K ---- Terra
                                                                        |
                                                              Pino analógico Arduino
O mapeamento eu penso em fazer desse jeito que vc falou, mapeia cheio, gasta o tanque e mapeia o vazio. Eu acho que o potenciometro é linear sim (se não for não tem muito o que fazer).
robsonlobinho

Cansei eu achei interessante a idéia de ler o nível do tanque ,mas acho que teria que fazer com que o arduino fizesse médias de amostras de leitura para ficar mais preciso,pq a bóia varia muito,principalmente quando o tanque está com pouco combustível, no meu caso só ando assim kkk

gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Cansei,

Pelo que tive trocando ideia com meu pai agora pouco, acreditamos que é linear sim, até porque não faria muito sentido ele não ser.
A modificação do esquema elétrico parece simples.

Vou tentar fazer uma coisa hoje: Desmontar o painel de instrumentos do Astra e medir o fio do sensor de combustivel para ver o que temos lá.
Meu carro nesse momento ta na reserva (novidade kkkkk) vou mapear o valor que temos. Mais tarde acho que vou encher o tanque dele, aí mapeio o tanque cheio, pra gente ter uma noção. Se der tempo vou fazer isso. Tenho o diagrama do painel de instrumentos aqui.
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

robsonlobinho escreveu:Cansei eu achei interessante a idéia de ler o nível do tanque ,mas acho que teria que fazer com que o arduino fizesse médias de amostras de leitura para ficar mais preciso,pq a bóia varia muito,principalmente quando o tanque está com pouco combustível, no meu caso só ando assim kkk

Ih, aí é complicado, os carros mais novos fazem isso usando uma matemática complexa.
gui_srs escreveu:Vou tentar fazer uma coisa hoje: Desmontar o painel de instrumentos do Astra e medir o fio do sensor de combustivel para ver o que temos lá.
Meu carro nesse momento ta na reserva (novidade kkkkk) vou mapear o valor que temos. Mais tarde acho que vou encher o tanque dele, aí mapeio o tanque cheio, pra gente ter uma noção. Se der tempo vou fazer isso. Tenho o diagrama do painel de instrumentos aqui.
Blz mas tenho receio de que o valor pode variar de carro pra carro.
Estou pensando em criar um menu novo dentro de opções e mandar o arduino registrar o nível baixo de combustível e o nível alto. Aí resolve pra todos os carros, até pq o que o arduino lê é um valor de 0 a 1024.
robsonlobinho

Boa idéia do menu

gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Blz mas tenho receio de que o valor pode variar de carro pra carro.
Estou pensando em criar um menu novo dentro de opções e mandar o arduino registrar o nível baixo de combustível e o nível alto. Aí resolve pra todos os carros, até pq o que o arduino lê é um valor de 0 a 1024.
Consegui fazer um teste aqui rapidinho e já acho que consegui pegar a lógica do negócio.

Como meu carro está com pouco combustivel e sabemos que o marcador dos nossos GMs variam muito com a posição do carro. Fiz o seguinte:

Parei ele morro acima aqui na frente de casa, o ponteiro quase não mexeu, como se estivesse de tanque vazio. Medi um valor de 275 Ohms no fio que chega no painel de instrumentos.

Imagem

Depois fiz o contrário, parei ele de frente para baixo, e ele marcou a mais. Chegou a 1/4. Medi o valor de 195 Ohms.

Imagem

Lembrando que as medições são feitas em relação ao terra. Pois só chega um fio de sinal de combustivel até o painel.

Ou seja, podemos considerar que com o tanque 'vazio' teremos um valor de +- 280 Ohms.
Com o tanque cheio ainda irei medir, porém, seguindo a lógica, acho que o valor deve se aproximar de Zero.

Então, se eu não estiver enganado, temos:
"Zero" Ohms = Tanque cheio
280 Ohms = Tanque vazio.

Isso no caso do Astra. Não sei em outros modelos se isso muda. Mas tenho a impressão que deve ser meio "padrão". Até porque sei que painel do Vectra serve no Astra, então a parte da bóia não deve mudar de um carro pro outro. Não sei os demais carros da linha.

Vou ver se encho o tanque para confirmar essa lógica.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Ah, outra coisa interessante.

Estava pesquisando a respeito da medição do combustivel e encontrei um TCC de um cara sobre o assunto. Não sei se base do trabalho dele foi encima de um carro da GM ou não.
Mas dando uma lida me deparo com uma tabela que se assemelha muito com os valores que obtive na minha medição.

Imagem

O interessante é que os valores são muito próximos dos que eu medi, o que me faz pensar que é encima desses valores da tabela que devemos trabalhar, pois parece ser algum tipo de padrão.

Pra quem tem curiosidade:
http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp ... anklin.pdf

Assim que abastecer meu carro teremos certeza destes valores.
Responder