[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Tipo só uma idéia não sei se é possivel
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Estou tendo um problema ao calibrar a velocidade, até 60km/h marca perfeitamente e exato com velocímetro do carro (FatorVel 1.20), porém quando chega aos 70km/h ele mede 5 km/h a mais ... depois dos 100Km/h ele apresenta 10Km/h a mais e sucessivamente, o que poderia ser?
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Então Cansei.
Pra te falar verdade acho que a autonomia só ficará interessante se o Arduino poder ler quanto de combustivel tem, senão acho que não fará muito sentido.
Acho que seria legal a gente repensar na possibilidade de ler os valores do tanque, atraves do fio que chega no painel de instrumentos deve ser possivel. Tenho a impressão que é um valor tipo resistência, acho que lá na bóia tem um potenciometro variavel que vai mudando seu valor.
Eu sei disso pq uma vez desmontei a boia do meu celtinha pra arrumar o marcador que estava errado e vi que lá tinha esse sistema de resistor variavel.. porém os contatos estavam meio que 'oxidados' por causa do combustivel que entrou lá (problema de vedação eu acho) e os valores do painel ficavam totalmente malucos.
Se esse valor chegar puramente no painel (uma resistencia), acho que daria pra trabalhar encima dele. Mapear o cheio e o vazio.
Por exemplo: Tanque cheio: 1k Ohm. Meio tanque 500 Ohms. Só precisaria verificar se a mudança é linear dessa maneira ou não.
Não sei quanto a leitura pelo arduino e pelo software como deverá ficar, aí é vc que pode responder isso.. rsrs
Pra te falar verdade acho que a autonomia só ficará interessante se o Arduino poder ler quanto de combustivel tem, senão acho que não fará muito sentido.
Acho que seria legal a gente repensar na possibilidade de ler os valores do tanque, atraves do fio que chega no painel de instrumentos deve ser possivel. Tenho a impressão que é um valor tipo resistência, acho que lá na bóia tem um potenciometro variavel que vai mudando seu valor.
Eu sei disso pq uma vez desmontei a boia do meu celtinha pra arrumar o marcador que estava errado e vi que lá tinha esse sistema de resistor variavel.. porém os contatos estavam meio que 'oxidados' por causa do combustivel que entrou lá (problema de vedação eu acho) e os valores do painel ficavam totalmente malucos.
Se esse valor chegar puramente no painel (uma resistencia), acho que daria pra trabalhar encima dele. Mapear o cheio e o vazio.
Por exemplo: Tanque cheio: 1k Ohm. Meio tanque 500 Ohms. Só precisaria verificar se a mudança é linear dessa maneira ou não.
Não sei quanto a leitura pelo arduino e pelo software como deverá ficar, aí é vc que pode responder isso.. rsrs
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Olha... até da pra fazer isso, mas é um trampo maior do que parece pq eu teria que fazer uma segunda variável de várias outras coisas, não só do consumo em litros. Tudo que está envolvido no cálculo teria que ganhar segunda variável.robsonlobinho escreveu:E se a autonomia usasse uma segunda variável de consumo em litros?
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E assim... eu pelo menos não entendi a vantagem de fazer variáveis extras pra autonomia. O único ganho que estou vendo é não ser resetado junto com o resto das informações.
Então, é o que eu comentei antes, o painel pode estar programado pra tratar de alguma forma os sinais que ele recebe. Isso pode variar entre ano/modelo de um mesmo carro ou entre carros diferentes. Qual o seu carro?rodrigogs escreveu:Estou tendo um problema ao calibrar a velocidade, até 60km/h marca perfeitamente e exato com velocímetro do carro (FatorVel 1.20), porém quando chega aos 70km/h ele mede 5 km/h a mais ... depois dos 100Km/h ele apresenta 10Km/h a mais e sucessivamente, o que poderia ser?
Faz o seguinte, baixa a última versão do programa, a beta mesmo, e coloca isso aqui entre as linhas 856 e 857:
Código: Selecionar todos
if (VelKmPorH > 61)
VelKmPorH = VelKmPorH+(VelKmPorH/(-0.1501*VelKmPorH*VelKmPorH+27.87*VelKmPorH-1260));
Código: Selecionar todos
if (flagModoVel == 0)
{
DistVel = (DistVelCount/16) * fatorVel;
VelKmPorH = DistVel * 3.6; // m/s para km/h
if (VelKmPorH > 61)
VelKmPorH = VelKmPorH+(VelKmPorH/(-0.1501*VelKmPorH*VelKmPorH+27.87*VelKmPorH-1260));
dtostrf(VelKmPorH,3,0,texttemp);
sprintf(textfinal,"Vi %s kmh",texttemp);
mydisplay.display_message(textfinal,254);
}
Se vcs quiserem eu implemento isso no programa pra vcs. No meu carro eu admito que não precisa pq eu sempre encho o tanque.gui_srs escreveu:Então Cansei.
Pra te falar verdade acho que a autonomia só ficará interessante se o Arduino poder ler quanto de combustivel tem, senão acho que não fará muito sentido.
Acho que seria legal a gente repensar na possibilidade de ler os valores do tanque, atraves do fio que chega no painel de instrumentos deve ser possivel. Tenho a impressão que é um valor tipo resistência, acho que lá na bóia tem um potenciometro variavel que vai mudando seu valor.
Eu sei disso pq uma vez desmontei a boia do meu celtinha pra arrumar o marcador que estava errado e vi que lá tinha esse sistema de resistor variavel.. porém os contatos estavam meio que 'oxidados' por causa do combustivel que entrou lá (problema de vedação eu acho) e os valores do painel ficavam totalmente malucos.
Se esse valor chegar puramente no painel (uma resistencia), acho que daria pra trabalhar encima dele. Mapear o cheio e o vazio.
Por exemplo: Tanque cheio: 1k Ohm. Meio tanque 500 Ohms. Só precisaria verificar se a mudança é linear dessa maneira ou não.
Não sei quanto a leitura pelo arduino e pelo software como deverá ficar, aí é vc que pode responder isso.. rsrs
Eu também acho que é um potenciometro ali.
O circuito ficaria:
Código: Selecionar todos
Fio do nível ---- Resistor 100K ---- Resistor 100K ---- Resistor 100K --|-- Resistor 100K ---- Terra
|
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Cansei eu achei interessante a idéia de ler o nível do tanque ,mas acho que teria que fazer com que o arduino fizesse médias de amostras de leitura para ficar mais preciso,pq a bóia varia muito,principalmente quando o tanque está com pouco combustível, no meu caso só ando assim kkk
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Cansei,
Pelo que tive trocando ideia com meu pai agora pouco, acreditamos que é linear sim, até porque não faria muito sentido ele não ser.
A modificação do esquema elétrico parece simples.
Vou tentar fazer uma coisa hoje: Desmontar o painel de instrumentos do Astra e medir o fio do sensor de combustivel para ver o que temos lá.
Meu carro nesse momento ta na reserva (novidade kkkkk) vou mapear o valor que temos. Mais tarde acho que vou encher o tanque dele, aí mapeio o tanque cheio, pra gente ter uma noção. Se der tempo vou fazer isso. Tenho o diagrama do painel de instrumentos aqui.
Pelo que tive trocando ideia com meu pai agora pouco, acreditamos que é linear sim, até porque não faria muito sentido ele não ser.
A modificação do esquema elétrico parece simples.
Vou tentar fazer uma coisa hoje: Desmontar o painel de instrumentos do Astra e medir o fio do sensor de combustivel para ver o que temos lá.
Meu carro nesse momento ta na reserva (novidade kkkkk) vou mapear o valor que temos. Mais tarde acho que vou encher o tanque dele, aí mapeio o tanque cheio, pra gente ter uma noção. Se der tempo vou fazer isso. Tenho o diagrama do painel de instrumentos aqui.
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Ih, aí é complicado, os carros mais novos fazem isso usando uma matemática complexa.robsonlobinho escreveu:Cansei eu achei interessante a idéia de ler o nível do tanque ,mas acho que teria que fazer com que o arduino fizesse médias de amostras de leitura para ficar mais preciso,pq a bóia varia muito,principalmente quando o tanque está com pouco combustível, no meu caso só ando assim kkk
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Blz mas tenho receio de que o valor pode variar de carro pra carro.gui_srs escreveu:Vou tentar fazer uma coisa hoje: Desmontar o painel de instrumentos do Astra e medir o fio do sensor de combustivel para ver o que temos lá.
Meu carro nesse momento ta na reserva (novidade kkkkk) vou mapear o valor que temos. Mais tarde acho que vou encher o tanque dele, aí mapeio o tanque cheio, pra gente ter uma noção. Se der tempo vou fazer isso. Tenho o diagrama do painel de instrumentos aqui.
Estou pensando em criar um menu novo dentro de opções e mandar o arduino registrar o nível baixo de combustível e o nível alto. Aí resolve pra todos os carros, até pq o que o arduino lê é um valor de 0 a 1024.
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Boa idéia do menu
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Consegui fazer um teste aqui rapidinho e já acho que consegui pegar a lógica do negócio.cansei escreveu: Blz mas tenho receio de que o valor pode variar de carro pra carro.
Estou pensando em criar um menu novo dentro de opções e mandar o arduino registrar o nível baixo de combustível e o nível alto. Aí resolve pra todos os carros, até pq o que o arduino lê é um valor de 0 a 1024.
Como meu carro está com pouco combustivel e sabemos que o marcador dos nossos GMs variam muito com a posição do carro. Fiz o seguinte:
Parei ele morro acima aqui na frente de casa, o ponteiro quase não mexeu, como se estivesse de tanque vazio. Medi um valor de 275 Ohms no fio que chega no painel de instrumentos.

Depois fiz o contrário, parei ele de frente para baixo, e ele marcou a mais. Chegou a 1/4. Medi o valor de 195 Ohms.

Lembrando que as medições são feitas em relação ao terra. Pois só chega um fio de sinal de combustivel até o painel.
Ou seja, podemos considerar que com o tanque 'vazio' teremos um valor de +- 280 Ohms.
Com o tanque cheio ainda irei medir, porém, seguindo a lógica, acho que o valor deve se aproximar de Zero.
Então, se eu não estiver enganado, temos:
"Zero" Ohms = Tanque cheio
280 Ohms = Tanque vazio.
Isso no caso do Astra. Não sei em outros modelos se isso muda. Mas tenho a impressão que deve ser meio "padrão". Até porque sei que painel do Vectra serve no Astra, então a parte da bóia não deve mudar de um carro pro outro. Não sei os demais carros da linha.
Vou ver se encho o tanque para confirmar essa lógica.
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Ah, outra coisa interessante.
Estava pesquisando a respeito da medição do combustivel e encontrei um TCC de um cara sobre o assunto. Não sei se base do trabalho dele foi encima de um carro da GM ou não.
Mas dando uma lida me deparo com uma tabela que se assemelha muito com os valores que obtive na minha medição.

O interessante é que os valores são muito próximos dos que eu medi, o que me faz pensar que é encima desses valores da tabela que devemos trabalhar, pois parece ser algum tipo de padrão.
Pra quem tem curiosidade:
http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp ... anklin.pdf
Assim que abastecer meu carro teremos certeza destes valores.
Estava pesquisando a respeito da medição do combustivel e encontrei um TCC de um cara sobre o assunto. Não sei se base do trabalho dele foi encima de um carro da GM ou não.
Mas dando uma lida me deparo com uma tabela que se assemelha muito com os valores que obtive na minha medição.

O interessante é que os valores são muito próximos dos que eu medi, o que me faz pensar que é encima desses valores da tabela que devemos trabalhar, pois parece ser algum tipo de padrão.
Pra quem tem curiosidade:
http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp ... anklin.pdf
Assim que abastecer meu carro teremos certeza destes valores.
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