[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
sousaman
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Thalisson,

Vamos ter que começar tudo de novo....
Thalison Leite escreveu:Fala sousa....
Então num deixava de ser outra opção ne, o ar quente..
Mas foi feito e não resolveu. Fiz todos os testes que pediu tambem tudo certinhoo...

Como esse grilo num sai da minha cabeça, hoje resolvi medir a taxa de compressão do meu motor...
E adivinhaa...
3 cilindros estão dando 12 de pressão e 1 esta dando 3 de pressão.....
Affffffffffff.....é cabeçote...so que ja troquei a junta, plainamos o cabeçote e no laudo da retifica diz que não existe trica nesse cabeçote e nem está sumindo água... a agua tá normal...

Mas passei aqui só pra te dar esse tok, depois quando te ver no msn te chamo...
Abraços meu broder....
Espero conseguir falar com vc ainda hoje.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
leandrovillar
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrovillar »

Um resumo...tem 2 mese q comprei um corsa gl 1.4 efi com GNV. peguei o carro e o mesmo apresentava problemas de estabilização de marcha lenta...fiz limpeza do TBI e bico, troquei IAS, TPS, tampa do distribuidor e rotor, cabos de vela, bobina, e filtro de ar. bom, a instabilidade continuou, tanto no GNV como na gasolina...comecei a reparar q a maior instabilidade era quando a ventoinha armava e quando ligava o ar-condicionado (original de fábrica), quando a ventoinha armava e ar tava ligado ocarro quase morria. e por duas vezes o fusível da ventuinha interna ( Maxi Fuse de 30A) queimou...fui pra parte elétrica...fiz reforço dos cabos do alternador e bateria e acrescentei mais dois aterramentos, um no bloco e outro no módulo...os problemas continuaram!!!! reparei depois de algum tempo que as ventoinha ficavam muito tempo ligada (a de fora e a de dentro no segundo estágio) mesmo com o ar desligado...resolvi revisar todo o sistema de arrefecimento...agora é que a brincadeira começa:

resolvi passar o scaner pra conferir a temperatura...as ventoinhas armavam em 90 graus só desligavam com 65 graus...vale lembrar q a temperatura mínima de trabalho é de 85 graus!

fui pra parte de arrefecimento e A/C e sua parte elétrica e descobri:

1) colocaram um cebolão da faixa de temperatura 77 graus - 65 graus...o padrão é 92 graus - 87 graus
2) fizeram uma gambiarra interligando os dois cebolões, fazendo com que as duas ventuinhas armarem juntas, sendo que a interna sempre no segundo estágio com o A/C desligado...o padrão é apenas a interna funcionar no primeiro estágio com o A/C desligado e as duas funcionarem juntas com o A/C ligado ( a interna no primeiro estágio) o segundo estágio só entra em caso de emergência, controlado pelo módulo, ou quando a pressão do gás do A/C se eleva muito
3) tinham retirado a vávula termostática

A SOLUÇÃO:

1) troquei o cebolão e coloquei um da faixa de temperatura 92 graus - 87 graus
2) arranquei fora a gambiarra que tinham feito nos plugues dos cebolões
3) coloquei a vávula termostática ( 92 graus)
4) fiz a limpeza do sistema e coloquei aditivo

após tudo isso fui pra rua testar...

com o ar desligado apenas a ventoinha interna acionava e no primeiro estágio quando o ponteiro da temperatura estava entre 95 graus e 97,5 graus e desarmava em 92,5 gruas...sempre no primeiro estágio...com o ar ligado as duas funcionavam normal ( a interna no primeiro estágio e aumentando a pressão do sistema do A/C o segundo estágio entrava)

CONCLUSÃO:

1) a gambiarra que fizeram sobrecarregava o sistema elétrico...por isso a oscilação na lenta e a queima do fusível Maxi Fuse de 30A da ventoinha...o fusível da externa já chegou até a derreter (tbm é de 30A sóq de tamanho normal)
2) o cebolão que tinham colocado era de menor faixa de temperatura fazendo com a ventoinha ficasse mais tempo ligada e com a gambiarra bombando, sobracarregando o sistema elétrico

3) FINALMENTE O PROBLEMA DA OSCILAÇÃO FOI RESOLVIDO E COM A REVISÃO GERAL DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO E A/C!!!! desculpem pela caixa alta mas é como se fosse um grito de vitória após 2 meses de luta!!!!!
leandrovillar

só um detalhe galera q eu esqueci...jah li em muitos lugares q o controle das ventuinhas é feito pelo módulo e q não existe cebolão. sóq o controle primário é feito sim pelo cebolão...no canto inferior esquerdo do radiador quando se está de frente pro carro. normalmente são dois...um de dois terminais e outro de três terminais...o mais comum d dar problema é p d dois terminais...
para confirmarem isso é só da uma olhada no CepChev e no catálogo da MTE-Thonson.

vale a pena dar um atenção pro cebolão...e uma obs: a faixa de temperatura do cebolão não tem nada haver com a temperatura q aparece no painel quando a ventoinha arma!

é isso galera...estou a disposição para qualquer ajuda q eu possa dar!!!!

abraços...
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Leandro,

Agradecemos a sua disposição em ajudar e deixar sua experiência aqui.

Somente não posso concordar com vc sobre o cebolão no radiador, pois os veículos mais modernos como o meu que é 2000 tenha esse cebolão, pois ele não existe, mas acredito que nos EFI realmente exista o tal cebolão.

Vou caçar um EFI para ver isso.

Entretanto agradeço e muito em deixar conosco sua terrível experiência com temperatura em casos graves como esse, continue deixando aqui suas experiências nas seções para ajudar outros loucos que precisam de informações e não sabe como começar.

Valeu pela força!

Abraços!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
leandrovillar

cara, acho meio estranho pois no CepChev o interruptor térmico só deixa de aparecer a partir de 2002, antes desse ano ele aparece, tanto para os efi quanto para os mpfi, claro q com códigos diferentes...do mpfi o código q me aparece é 90449435. no cátalogo da MTE tbm aparece pros mpfi. se vc puder dá uma confirmada no CepChev...no esquema da figura ele fica no canto inferior direito quando se está de frente para o carro...

abraços...
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Vou pesquisar, inclusive nos carros.
leandrovillar escreveu:cara, acho meio estranho pois no CepChev o interruptor térmico só deixa de aparecer a partir de 2002, antes desse ano ele aparece, tanto para os efi quanto para os mpfi, claro q com códigos diferentes...do mpfi o código q me aparece é 90449435. no cátalogo da MTE tbm aparece pros mpfi. se vc puder dá uma confirmada no CepChev...no esquema da figura ele fica no canto inferior direito quando se está de frente para o carro...

abraços...
Depois conversaremos mais!

Abraços!
alanflanker
:: Champ ::

Mensagem por alanflanker »

Realmente, estou vendo no ChepChev e tem ele, item 26 só que tá CEJ + 2H7 -C60, esse C60 é o ar condicionado, será que esse sinal de - significa que carro com ar condicionado não tem esse sensor?
alanflanker

Olhando no google achei algumas paginas, o uso do sensor é somente sem AC:

http://www.vauxallparts.co.uk/?option=P ... _id=658749

http://www.ekmpowershop2.com/ekmps/shop ... 1341-p.asp
alanflanker

Olhando de novo, vi que tem um outro sensor, 90339408 que tem o +C60, ou seja, tem em carros com AC e ainda tem um outro, 90482428 que é o interruptor de temperatura do AC...
leandrovillar

pois é...fica essa questão de ter ou naum ter os interruptores térmicos...acho q vale a pena sempre checar no radiador, nos cantos inferiores caso tenha os sensores vale a pena conseiderar a troca em casos de aquecimento onde td já foi feito e nada resolveu...pelo menos essa foi minha experiência...
Responder