[Solução] Folga na direção - Corsa B

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
alcineu
:: GSI ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

As fotos que tenho é essas mesmos.

Tem que sacar a arvore para checar as folgas nesssa peça. Preste atenção que são dois locais omde há os pinos plasticos conforme essa foto abaixo, só que nessa foto aparece só uma parte, a inferior, já que são 2.
Clique na foto para ampliar.
O que recomendo é ter cuidado na hora de sacar aquele rolamento preto para não quebrar as garras de plastico de travamento.
Tem mais tópicos aqui com bastante explicação, leia todos e faça um passo a passo superficial...

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
paulokemper
:: Wind ::

Folga na direção

Mensagem por paulokemper »

Amigos tenho corsa 2002 model novo tambem tem mesmo problema ja fiz de tudo troquei amortecedor, troquei rolamentos, mandei da aperto na caixa a nada da bendita folga sair.
já pedirao pra trocar a caixa mais nao sei se realmente é isso mesmo. Vi alguns amigos falando falando da cruzeta folga. alguem poderia dar uma dica obrigado abraço a todos
paulokemper

folga direção corsa.

Mensagem por paulokemper »

amigos se alguem tiver fotos dicas passe por e-mail.

paulinhorpk@hotmail.com

obrigado.
alcineu

Mensagem por alcineu »

Prezados não tem mais fotos a não ser essas ai, ok?
De uma busca em pesquisar que terão outros tópicos, mas, fotos são essas postadas ai. Não tem mistério. leiam atentamente cada postagem e analizem cada caso pra não ir trocando tudo sem necessidade.
Geralmente, vão condenando a caixa de direção que muitas das vezes pode não ser ela a responsável e sim, ponteiras da direção, pivos, a coluna, muita calma e analise nesta hora...chequem em uns 3 mecanicos, postos de troca de molas/amortecedores pra ver se bate...é só não se afobar...se ficarem tentando adivinhar, vamos trocar para ver, sai fora.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Vagner Goulart

Mensagem por Vagner Goulart »

Minha direção parece que vai cair a roda direita ta tranquila mas a esquerda parece estar froxa. quem tiver ua dica de como proceder me ajuda!!! :roll:
alcineu

Mensagem por alcineu »

O correto ai é procurar um posto de troca de amortecdor/molas e checar tudo ai na frente, nem cobram essa inspeção, pelo menos onde já sou conhecido de carteirinha.
Ai eles detectam qualquer anomalia, o que trocar, orçamento e cheque com outros os valores...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Vagner Goulart

essa foto é de que ângulo amigo?
alcineu

Mensagem por alcineu »

mycon_corsavinho escreveu:corceira,
Esse problema que esta acontecendo com meu, tambem ainda nao descobrir como desmontar é muito complexo.
Obsevei que tambem são dois eixos que entra um no outro, que da voga tanto proximo ao volante e tambem na cruzenta abaixo da coluna de direção.
Sei que para tirar o valonte tem que ter um saca.
galera preciso de dicas!!!
como maycon citou: são dois eixos achatados que entra um no outro, que deslizam e entram um no outro em caso de acidente e presos/travados por pinos plásticos.
bateu os pinos quebram, a arvore se encolhe protegendo o motorista devido o volante, para não esmagar o torax, cuidado com esses pinos.
Pois bem, a folga geralmente, como o meu caso, foi ai nestas duas partes encaixáveis, inferior e superior onde há os 2 pinos plásticos de segurança que com o tempo ha folga das peças. eles não quebram era só folga nas partes.
tentem encontrar esses pinos e troquem, pois, podem/devem estar já desgastados, por isso aparece esta folga e bate dando esses estalos.

Esses pinos plásticos são facilmente achados pelo 2 orificio com ponto branco visivel na parte superior e inferior.

Para sacar a arvore: remover o painel, o volante, desaparafusar a ponta da arvore la na ponta do eixo da caixa dentro do carro, próximo aos pedais, destravar o rolamento inferior preso naquela parte telada debaixo do painel, para não quebrar as travas que são de plástico, vejam na foto ele cravado na gaiola telada. Só sai se destravar esse rolamento inferior da arvore, ai é mole, aproveita que tirou o painel e cheque a abraçadeira suporte da coluna sob o painel e veja se os parafusos estão frouxos. Eles não tem cabeça, quebram eles na fábrica. O eletricista que resolveu o probelma sacou eles e colocou parafusos com cabeça e de aço. Esse era o motivo do painel tremer/bater pela folga deles.

Imagem

e isso gente é só seguir e achar quem entenda o desmonte, o resto é água com açucar...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Vagner Goulart

Pronto, Comprei 1 par de Braço axial e 1 par de pivos. Colocado a folga acabou daí agora estou com uma escola de samba na caixa de direção chamada unidos do bate, bate. Acho que devia ter trocado a direção completa!!!
Corsa Sedã Millenium 01/01 4P, Rodas 17 Diamantada com aplique cromado, Som Amplificado, MP3 Pioneer,Trava, Alarme, escuta interna e Bloqueio via celular, Insul Film degradê.
alcineu

Mensagem por alcineu »

Vagner goulart escreveu:essa foto é de que ângulo amigo?
putz nem notei vagner, mas, é debaixo para cima sob o painel...
estes ruidos voce sente no volante tipo uns estalos? Girando o volante todo para o lado e "dando uns toques" só com o dedo tentando girar mais mas beeemmm lentamente, sente algo, algum ruido, estalinhos, puxando o volante para cima e empurrando para baixo, nota ou sente alguma folga, estalos tipo uns tuco tuco, etc...? Em vias de paralelepipedos é que se sente o drama, melhor pista para testar a coluna e a caixa.
Se sim pode mandar ver a coluna...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder