[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
leoeconoflex
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

fala Danilo !!

para vc descobrir a atual configuração do MID, pressione as duas teclas dele (reset/set) por mais de 3 segundos, até aparecer as configurações, asssim por exemplo.

503 003
052 15873

essas são as informações q aparecem no meu.
significam:

503 - código de configuração (rodas/motor/diferencal/combustível)
003 - versão de calibração (tech2)
052 - não sei ao certo, acredito q seja do painel de instrumentos
15873 - código de pulsos por quilômetro (deve dar pra alterar com o tech2, mas precisa de paciência)

esse numero de pulsos por quilometro, deve coincidir com o painel de intrumentos...

pressionando por mais de 3 segundos o botão de zerar o hodômetro com a chave na posição I, vc descobre a do seu painel...
a do meu é 16275
aparecerá mais um numero no painel (no meu o 543.1), que é o codigo de configuração (rodas/motor/diferencal/combustível, e mais alguns opcionais)...
acontece que ...

não sei como alterar o numero de pulsos por quilometro do MID, e importante lembrar que devmos alterar APENAS O VALOR DO MID, e nunca o do painel de instrumentos, já que ele é original e marca certo...

poderiamos mudar o código do painel para as novas rodas, compatíveis com as do Astra, porém ... não tenho os valores do painel do corsa .... acho que na concessionária, com uma boa conversa, podemos conseguir ....

depois alteraríamos o valor do MID para as novas rodas e logo depois, o valor do consumo, e pronto !! O mid estará 100% certo !!!!!

coloco aqui, todos os códigos que sairam para o astra, bem como a configuração a qual eles pertencem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O atributo 1 dessas tabelas é o Código dos motores do astra ...

O Motor 1.4 do corsa é o X14YFH
o motor 1.8 é o X18FH
o motor 1.0 é o X10FH

(notem que não existe esses motores na tabela de códigos para o brasil, porém, se tivermos um tech2 da opel, esses valores estariam presentes !!!!)

importante lembrar que o perimetro roda/pneu, tem de ser 100% igual .... não apenas "compatível" ....

exemplo;

o pneu 185/60R14, e o pneu 175/65R14, são compatíveis e não iguais .... por isso, eles tem uma diferença de 0,95% no perímetro... o que já causaria uma descrepância entre os valores ...

calcule a diferença que existe em porcentagem entre os valores mostrados no mid, e no seu painel de instrumentos, e verá que é exatamente essa a diferença entre os pneus (códigos do painel e do MID) ....

só isso que falta pra nossa adaptação ficar perfeita ... ainda estou atraz de um tech2 para poder configurar... o meu está errado ainda ... tanto em consumo quanto em quilometragem dos 2 ...

o consumo resolvemos com o tech2 ...
a quilometragem ... só com rodas iguais as do astra ...

acho q num fui muito confuso né ?!?!?!

Abraços !!!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem
Sstefanello
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sstefanello »

Ola Leo

Estou ansioso esperando os parametros para calibrar o meu também.
No meu mid aparece o seguinte:

501 2
056 15873

Os dados no hodometro eu não consegui extrair, segurando o botão apertado não aparece nada.

Além do erro de distancia, que é conhecido, o meu eu acho que a autonomia está um pouco otimista. No consumo não parece muito fora da realidade, mas a autonomia sim.
Sedan Premium Econo.Flex
danilohr
:: Millennium ::

Mensagem por danilohr »

acabei de olhar no meu e aparece:

501 2
056 15873

e no hodometro:

543,1
16275

olhando essa tabela, entende-se que o meu esta errado alem de não existir configuração para os pneus que estou usando (195/50R15), me corrijam se estiver errado mas a configuração mais aproximada seria o 506 ou 505 ou pelo fato d usar perfil mais baixo (50) seria mais ou menos equivalente ao perfil 65 do aro 14
leoeconoflex
Contato:

Queria deixar uma coisa bem clara ...

os dados de autonomia são calculados a todo instante pelo mid, conforme o consumo dos últimos 10km ... e tendo em base o NÍVEL de combustível no tanque ...

ele calcula pelo NIVEL (volume) do tanque, e não pela quantidade em litros ...
logo, se existir muito vapor de combustível no tanque, devido ao borbulhador no coletor de adimissão e o nivel de combustível baixo ... ele marcará MAIS autonomia ... não tendo certamente combustível para rodar o que está sendo mostrado ...

considere também que você deve abastecer até o PRIMEIRO clique da bomba, tendo em vista que abastecendo "até a boca" ... vc pode danificar a válvula co cânister... bem como o borbulhador ...

veja que por isso ... se vc pegar estrada e encher o tanque logo depois ... a autonomia será absurda mesmo ... pois o mid terá a base de consumo de quando vc estava gastando em torno de 11km/l ...

no meu MID é quase real ... na ultima vez que enchi o tanque (até o primeiro clique, veja) ... o mid mostrou autonomia de 395km .... rodei (com 40 litros, e o mid me mostrou 38 litros consumidos) ... exatos 354Km (consumo médio de 8.85km/l) ... o mid me mostrou 9.3km/l ....

a porcentagem de erro está proxima do erro dos pneus do carro ...

acertando o consumo, somente a distancia percorrida estará errada no MID ...
mas que para corrigi-la ... eu teria de trocar os pneus do carro ... mas não tenho essa vontade ... pois não sei se existem códigos para alterar o painel de instrumentos ...

lembrem-se ... temos de acertar o valor de consumo, pois sem ele marcando corretamente ... todos os valores relativos ao consumo mostrarão-se equivocados ...

OK ?!?!!

Danilo ...
o ideal pra vc é usar o pneu de perfil 55 ... e continue usando o código 501

veja;

o pneu 185/65R14 tem uma diferença de 0,1% no perímetro para o 195/55R15 ... ou seja ...
a cada 100km .... vc iria ter uma diferença de 100 metros nas marcações ... entendeu ???

consultem essa tabela do Best Cars ...
é perfeita para fazer esses cáclulos !!!!!

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm

Abraços a todos !!!!
Imagem
tersimonian
:: Wind ::

Mensagem por tersimonian »

Fala ai Leo e ou outros deste topico, tenho uma duvida e talvez vc possa me dar uma luz, sei qu nao tem nada a ver com o topico, mas aqui é bem mais facil de te encontrar, eu vi este som no Ml http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... acaixa-_JM , e gostaria de saber se ele fuciona no meu corsa premium com TID, eu teria que ser um MID, e ele tambem funcionara todas as funcoes. Eu nao sei bem como este som funciona, mas eu tenho um pioneer 9880 e nele quando recebe uma ligaçao no painel dele aparece o numero do telefone, gostaria se alguem souber se quando este som original recebe ligaçao ele faz a mesma coisa, pois se funcionar assim , to cossando pra trocar meu pioneer por esta ai original.

Se vc quizer me responder por e-mail fica a vontade tersimon@terra.com.br.

Abraços
laoguimaraes

Mensagem por laoguimaraes »

Fala Pessoal, beleza?

Pelo que li no tópico, todas as instalações do MID's , que o pessoal relatou, foram feitas em Corsas sem BCM.
Queria saber se alguém instalou o MID com sucesso em algum Corsa com BCM, uma vez que este seria o meu caso. Apesar de o tutorial estar muito bem explicado, queria saber se a instalação nos com BCM gerou algum tipo de surpresa.

Abraço.
Luiz
leoeconoflex
Contato:

tersimonian;

use a busca do fórum, eu já vi um tópico com o pessoal falando sobre colocar ou não o rádio original.

eu particularmente acho muito legal o rádio original, e colocaria no meu sim, pois o investimento que fiz com o meu som, não passou de R$ 300, então acho q compensa, pois o meu som (um sony xplod) não tem lá tantas coisas e configurações diferentes do som original, apenas uma saida auxiliar RCA pro Sub...

laoguimaraes;

seria muito bom saber disso cara !!
Pq pelo q sei também, ninguem de corsa com BCM, instalou ainda o MID.
até onde sei, só mudam aquelas informações já colocadas na tabela do tutorial ...

O engraçado é que por dia mais ou menos umas 10 pessoas baixam o arquivo do tutorial ...
Eu fico pensando se tudo isso é realmente curiosidade, ou se as pessoas que estão baixando, realmente estão instalando ...

Abraços !
Imagem
laoguimaraes

leoeconoflex,

Então, eu queria tirar esta dúvida antes de me aventurar, mas o tutorial está muito bem explicado e uma hora vou tomar coragem.
Quem sabe não serei o primeiro a instalar em um Corsa com BCM?? :D
Bom, eu fui um dos 10 que baixaram o tutorial e digo que não é só curiosidade não.
Agora só preciso esperar o meu voltar do funileiro (pois dei uma "pancadinha" nele), juntar um pouco de grana e colocar meu projeto em andamento.
Enquanto isto agradeço a sua ajuda e de todos no fórum.
leoeconoflex
Contato:

laoguimaraes;

Assim que voltar o carro, ponha a mão na massa velinho !!
Ai coloque pra gente aqui o resutado !!
Qlquer duvida ou dificuldade é só perguntar !

Abraços!!
Imagem
laoguimaraes

Pessoal,

Hoje, depois de ter pego meu Corsa no funileiro, resolvi desmontar o painel para achar o chicote do TID. Como deu um trabalho para achar o chicote, resolvi postar as fotos abaixo.
No meu caso, quando desmontei o painel central não localizei o chicote. Fiquei um tanto chateado por não ter encontrado, então resolvi investigar mais, desmontando o painel e retirando o velocímetro.
Para minha surpresa, o chicote estava lá, atrás do velocímetro, amarrado junto a outro conjunto de chicotes.
Fica o aviso para a galera: Se não encontrarem o cabo no painel central, procure atrás do velocímetro antes de manda(se for o caso) para uma concessionária instalar o chicote. Com certeza corbrarão muito para instalar uma coisa que ja está.

Painel desmontado, sem o cabo no painel central.
Imagem

Imagem do painel sem velocímetro, com o chicote do TID atrás.
Imagem

Cortando a cinta plástica e liberando o chicote.
Imagem

Imagem

Passando o chicote para o painel central.
Imagem

Detalhe do conector do TID.
Imagem

Agora só preciso juntar a $$ para poder comprar o MID, chicote do MID e fazer funcionar.
Espero ter ajudado com estas fotos.

Abraço a todos
Responder