[DÚVIDA] - EFI 1.0 com cabeçote de 1.4
-
- :: Super ::
- Mensagens: 84
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
- Localização: Suzano - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Concordo com você. No meu caso esse cabecote foi trocado qdo eu levei o carro em um mexanico pra fazer a parte de baixo do motor que quebrou uma biela e estourou um pistao por falta de oleo devido a um vazamento no carter e qdo o ajudante montou eu nao sei oq ele fez mas ferrou o cabecote original e teve que colocar esse do 1.4 que se eu nao estiver errado era zero pois tem os codigos la, a descricao do motor e tbm 05 que deve ser o ano, nessa brincadeira ele teve que trocar o cambio pq o ajudante deixou cair uma porca dentro da cx. Na epoca eu nao entendia nada de mecanica e nao pude avaliar o trampo dele, o importante e q o carro saiu de la ate cantando pneu, depois disso acho q em 2009 a correia quebrou e o cabecote foi pra retifica, e no final de 2010 fiz o motor completo pq ja estava com as sedes de valvulas tortas, a parte de baixo nao batia mais e sim apanhava e os retetores de valvuas ja nao seguravam mais nada e pra ajudar, um dia sai de casa no jacana na epoca e fui pro trampo em diadema, qdo eu cheguei no inicio da anchieta com aquele transito infernal eu senti o carro dar umas falhadas ate q morreu e demorou a pegar e foi assim ate eu encontrar um posto pra poder encostar e ver oq tinha acontecido e pra minha alegria eu nao tinha fechado a tampa do reservatorio direito e o motor ficou literalmente em brasa, oq tinha de plastico e derreteu tdo salvou so chicote e olhe la... Mesmo assim consegui chegar em diadema e ainda levar o carro pra santo andre no dia seguinte onde tive que fazer o motor inteiro. Depois disso tive problema com uma junta do coletor que deixou entrar agua na camara e por nao saber do que se tratava o cabecote foi para a plaina novamente, mas nao deve ter empenado. A atual configuracao do carro esta assim: ele tem uma excelente arrancada, dependendo da subida ele sobe tranquilo em 2 ou 3 e chega facil nos 120 km/h isso rodando com gasolina. Eu retirei aquela tampinha da caixa de ar e nao sei se deu diferenca apesar do ronco, o ponto esta um pouco adiantado e eu abri o gap das velas pra 1mm e isso fez a lenta ficar redondinha, eu ainda nao coloquei ele na estrada (ayrton senna) pra dar uma forcada e ver ate qto ele vai, mas na indio tibirica nao passa de 120. Antes de desmontar o motor da ultima vez ale chegava a 150 na rodovia. Infelizmente nao pude testar em outros locais antes pq ele estava com a ex patroa e devido a separacao eu peguei ele de volta. Eu rodei com alcool pq na epoca o alcool ainda estava bem barato e o mecanico nao viu problema, ja que o cabecote estava rebaixado. Na epoca eu nao tinha problema com falta, ele rodava bem tanto na estrada como na cidade (depois de quente claro) tem muita gente que mete alcool no tanque pra passar na inspecao, mas o ideal e colocar um pouco de gasolina junto pra diminuir o hc.
Sou melhor do que você pensa e posso ser pior do que você imagina.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Bom, lendo a conversa e dando um pitaco aqui.
Como o amigo que criou o tópico aparentemente não pretende fazer grandes mudanças no motor, o que poderia ser feito é colocar o sistema de admissão MPFI e um comando de válvulas com abertura e graduação um pouco maior. Talvez o mais caro seja o sistema MPFI, mas não deve ser um absurdo.
Agora, se pensar em algo mais "ninja", poderia partir para o cabeçote 16V. Mas essa alteração implica em perda de torque em baixas rotações em troca de muita potência em altas. Aí depende se vc anda mais em rodovias ou na cidade.
Como o amigo que criou o tópico aparentemente não pretende fazer grandes mudanças no motor, o que poderia ser feito é colocar o sistema de admissão MPFI e um comando de válvulas com abertura e graduação um pouco maior. Talvez o mais caro seja o sistema MPFI, mas não deve ser um absurdo.
Agora, se pensar em algo mais "ninja", poderia partir para o cabeçote 16V. Mas essa alteração implica em perda de torque em baixas rotações em troca de muita potência em altas. Aí depende se vc anda mais em rodovias ou na cidade.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Esqueci de comentar: como vc comentou que o carro não passou no controlar, não sei se o sistema EFI do Corsa é igual ao EFI do Monza, mas neste último existe um potenciômetro que alterando-se o valor, altera-se a emissão de CO2. Veja se ele não está fora da escala.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26966
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
nossa, de ver essa historia, da até medo do carro.......
e pensando bem, nao faria nada alem de deixar ele original....muita desgraca ai por falta de cuidado mesmo, carro turbo nao permite falha......
vc pode estudar a ideia dada, de transformar em MPFI, ja foi bem discutida aki q nao vale a pena $$$$$$$$$$$$$ mas tudo isso ainda é fazendo uma coxa de retalhos apenas...os problemas q ele tem ninguem vai saber....mas vao te seguir sempre
e pensando bem, nao faria nada alem de deixar ele original....muita desgraca ai por falta de cuidado mesmo, carro turbo nao permite falha......
vc pode estudar a ideia dada, de transformar em MPFI, ja foi bem discutida aki q nao vale a pena $$$$$$$$$$$$$ mas tudo isso ainda é fazendo uma coxa de retalhos apenas...os problemas q ele tem ninguem vai saber....mas vao te seguir sempre
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Super ::
- Mensagens: 84
- Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
- Localização: Suzano - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Kkkk realmente esse carro ja me deu muitas dores de cabeca, mas me deu muitas alerias tbm. Qto aos cuidados realmente foi falta de atencao, qdo faltou o oleo e patroa que andava com ele, na epoca eu tinha um uno cs 1.5 e detestava andar no corsa pq era fraco demais. Eu ate avisei um monte de vez pra ela encostar o carro pq tava vazando oleo e um dia eu precisei andar com o corsa e deu pau na minha mao. A falta de agua foi descuido meu, eu nao fechei a tampa do reservatorio direito e a agua fervia e saia por cima. Depois disso eu nao descuido mais, uso o mesmo procedimento do trabalho, ao assumir a vtr faco o chek list e faco o mesmo em meu carro. Eu desconheco o potenciometro no corsa se puder me dar detalhes. Hj tirando o fato do carro ser fraco em subidas e nao passar dos 120 em rodovias pequenas e movimentadas (nao da pra embalar) eu nao tenho de que reclamar.
Sou melhor do que você pensa e posso ser pior do que você imagina.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26966
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
numa preparacao o limite é o bolso.....
vamos pensar num motor original igual ao seu, recem retificado e todo em ordem, com seus 50cvs, uma montagem legal, mantendo o miolo original, bem acertadinho vc tira facil 100cvs dele sem estar no limite de quebrar....
uma coisa é q esse potencial extra so vai aparecer mesmo qnd a turbina entrar q ai o torque aparece...na fase aspirada em baixas, a tendencia é perder desempenho em relacao ao q é hj por conta do uso do alcool em um motor todo pra gasolina....
vamos pensar num motor original igual ao seu, recem retificado e todo em ordem, com seus 50cvs, uma montagem legal, mantendo o miolo original, bem acertadinho vc tira facil 100cvs dele sem estar no limite de quebrar....
uma coisa é q esse potencial extra so vai aparecer mesmo qnd a turbina entrar q ai o torque aparece...na fase aspirada em baixas, a tendencia é perder desempenho em relacao ao q é hj por conta do uso do alcool em um motor todo pra gasolina....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Super ::
- Mensagens: 84
- Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
- Localização: Suzano - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Eu nao acho que perderia tanto, rodo com ele no alcool as vezes e a diferenca e pra melhor. Achei interessante a possibilidade de transformar em mpfi, acho que o asto nao deve passar de 1k e a mao de obra eu mesmo faco. Depois de tantas dores de cabecas e idas e vindas de oficicinas eu aprendi a mexer nele. Isso com a ajuda do CC e claro.
Sou melhor do que você pensa e posso ser pior do que você imagina.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26966
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Super ::
- Mensagens: 84
- Registrado em: Sábado 28 2012f Julho 2012 03:01:10 PM
- Localização: Suzano - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Mas nao e remendo. O carro ta bom, como você disse ele tem apenas 50cv em uma rodovia tipo imigrantes, bandeirantes eu ate consigo tirar uns 140 sem maltratar ele. Mas sei la, acho que to andando muito de palio 1.5 e to estranhando meu carro...rsrs
Na semana passada um caminhao bateu na minha lateral e felizmente o cara tem seguro. Vou encostar ele esta semana e assim q ele sair vou estudar melhor oq vou fazer. Derrepente eu ate coloco pra vender e se conseguir eu pego um mais potente.
Na semana passada um caminhao bateu na minha lateral e felizmente o cara tem seguro. Vou encostar ele esta semana e assim q ele sair vou estudar melhor oq vou fazer. Derrepente eu ate coloco pra vender e se conseguir eu pego um mais potente.
Sou melhor do que você pensa e posso ser pior do que você imagina.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Bom, eu conheço no Monza EFI. O potenciômetro fica no paralamas direito e possui um parafuso para regulagem. Quando se faz a análise dos gases, o reparador atua nesse potenciômetro, regulando o funcionamento da injeção e consequentemente melhorando a mistura que o motor admite. No Monza gasolina o potenciômetro deve ficar na faixa entre 0,8V e 1,2V, medidos entre o fio central e o - aterramento.MarcosCampanhã escreveu:(...)Eu desconheco o potenciometro no corsa se puder me dar detalhes. (...)
Bom, se vc achou que o carro ficou melhor no álcool, é certeza que tem coisa errada aí. A perda de potência usando álcool em um motor com taxa de gasolina é nítida. Eu andei muito com meu ex-Vectra no álcool e sentia perda de torque.Eu nao acho que perderia tanto, rodo com ele no alcool as vezes e a diferenca e pra melhor. Achei interessante a possibilidade de transformar em mpfi, acho que o asto nao deve passar de 1k e a mao de obra eu mesmo faco. Depois de tantas dores de cabecas e idas e vindas de oficicinas eu aprendi a mexer nele. Isso com a ajuda do CC e claro.
Sobre transformar o carro para MPFI, se vc conhece a mão-de-obra, já barateia um pouco. A grosso modo, vc precisaria somente do coletor completo e da central de IE.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 3324 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 10 Respostas
- 6201 Exibições
-
Última mensagem por JONATHANBARROS
-
- 0 Respostas
- 873 Exibições
-
Última mensagem por JONATHANBARROS
-
- 2 Respostas
- 3653 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 3025 Exibições
-
Última mensagem por Dionimar
-
- 1 Respostas
- 14528 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 13 Respostas
- 16577 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 3 Respostas
- 5190 Exibições
-
Última mensagem por Gisele Souza
-
- 1 Respostas
- 8528 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 7917 Exibições
-
Última mensagem por SemControle