Então, a adaptação do motor não tem muito segredo, pois o bloco é exatamente do mesmo tamanho que o bloco do 1.0 1.4 1.6....então não é necessário adaptação de nenhum tipo de suporte nem nada.
Câmbio pode usar qualquer um da familia Corsa/Celta 1.0 1.4 1.6
No caso de carros com motorização 1.6 pode ser aproveitado coletor de admissão completo e escape também.
Já a escolha de dosador, vazão de bicos, mapa da central isso já complica um pouco. Conheço mais de um Corsa 1.8 adaptado e nenhum usa a mesma receita. O que posso dizer é que o comportamento do carro não fica 100% original, e o acerto fino é um tanto complicado, mas depois o resultado é gratificante, não leva desaforo de nada com menos de 120cv
Sobre a regularização já não vou saber lhe informar se atualmente é possivel visto que meu carro é legalizado já fazem quase 3 anos e a legislação vigente era outra. Mas foi tranquilo como legalizar rebaixado e xenon bastando apenas pedir autorização para substituição de bloco, aumento de potência/cilindrada no Detran, apresentar NF do motor e mão de obra e fazer os testes e pegar laudo no Inmetro.