Troca de óleo, removedor, querosene.... !!!
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Boa noite colegas.
E a tal da descarbonização? Nesse caso seria indicado?
O meu tem bastante borra formada e tenho medo de colocar um óleo bom e soltar a borra e prejudicar a lubrificação.
Não sei que óleo era usado pelo dono anterior, ai que vem o meu medo, o cara do posto disse que fazendo a descarbonização, que seria abrir a parte de cima e o cárter para remover a borra. ajudaria.
Abraços!
E a tal da descarbonização? Nesse caso seria indicado?
O meu tem bastante borra formada e tenho medo de colocar um óleo bom e soltar a borra e prejudicar a lubrificação.
Não sei que óleo era usado pelo dono anterior, ai que vem o meu medo, o cara do posto disse que fazendo a descarbonização, que seria abrir a parte de cima e o cárter para remover a borra. ajudaria.
Abraços!
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Limpar o carter pode ser uma boa, mas não a solução.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
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o correto é fazer a descarbonização!
Tirando de lado toda a explicação feita por "Merchandising" da MotorClin, descarbonizar o motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão resultantes da queima de combustíveis fósseis ( Gasolina/Diesel ), mais acentuado em motores sem gerenciamento eletrônico de injeção de combustível.
E sim, o álcool tbm gera carbonização, em menor grau de preocupação mas gera.
A queima sucessiva de óleo lubrificante ( Sim, por mais perfeita que seja a vedação dos anéis, sempre há óleo no sistema de compressão/explosão, vulgarmente conhecido como cilindro/pistão ), gera carbonização de válvulas, cabeças de cilindro, cabeçotes, e a sua incandescência devido à temperatura da explosão anterior, pode fazer com que a mistura Ar/Combustível inicie um processo de detonação antes da iginição da vela... À este processo errôneo de detonação, chamamos de "Pré-Ignição" que pode vir a danificar varias partes do motor, especialmente a cabeça do cilindro, muitas vezes furando-o ou fundindo-o com a camisa.
O Processo de descarbonização é relativamente simples em todos os sistemas ( Carburados e injetados ). Usa-se um produto específico chamado de "Flushing" ou purgante, que com o motor em funcionamento é liberado junto ao combustível, próximo à linha de alimentação do motor. Em contato com o combustível ele se dilui e é aspirado pelas câmaras de combustão ( Pistão indo do PMS ao PMI ) e detonado pelas velas de ignição... O resultante do uso do "flushing", é que o carbono aderido nas peças citadas, vai aos poucos se desprendendo "desmanchando" pelo processo químico exercido pelo produto de limpeza, muito parecido com um "detergente" que vai dissolvendo a gordura da louça, mas nesse caso é o carbono ou carvão é que vai sendo dissolvido, e definitivamente "queimado" em conjunto com o produto e combustível, promovendo a limpeza do conjunto motriz superior.
Já a parte de baixo, entendida como árvore de manivelas, carter, bomba de óleo, necessita de um óleo especial, com poder detergente para que seja limpa, sempre em conjunto com a limpeza da "rede" do pescador do carter, que pode entupir-se e impossibilitar o perfeito funcionamento da bomba de óleo e danificar/fundir o motor.
Todos os processos aos quais descrevi, devem ser executados/supervisionados por profissionais competentes e habilitados para tal.
AH... Alguém disse que meu motor vai quebrar se descarbonizar...
Vai quebrar, se você continuar a rodar com carbonizado, com certeza, mas SIM podem aparecer folgas anteriormente preenchidas pelo acúmulo de carbono... Principalmente nas válvulas de escape, suas sedes e guias.

Tirando de lado toda a explicação feita por "Merchandising" da MotorClin, descarbonizar o motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão resultantes da queima de combustíveis fósseis ( Gasolina/Diesel ), mais acentuado em motores sem gerenciamento eletrônico de injeção de combustível.
E sim, o álcool tbm gera carbonização, em menor grau de preocupação mas gera.
A queima sucessiva de óleo lubrificante ( Sim, por mais perfeita que seja a vedação dos anéis, sempre há óleo no sistema de compressão/explosão, vulgarmente conhecido como cilindro/pistão ), gera carbonização de válvulas, cabeças de cilindro, cabeçotes, e a sua incandescência devido à temperatura da explosão anterior, pode fazer com que a mistura Ar/Combustível inicie um processo de detonação antes da iginição da vela... À este processo errôneo de detonação, chamamos de "Pré-Ignição" que pode vir a danificar varias partes do motor, especialmente a cabeça do cilindro, muitas vezes furando-o ou fundindo-o com a camisa.
O Processo de descarbonização é relativamente simples em todos os sistemas ( Carburados e injetados ). Usa-se um produto específico chamado de "Flushing" ou purgante, que com o motor em funcionamento é liberado junto ao combustível, próximo à linha de alimentação do motor. Em contato com o combustível ele se dilui e é aspirado pelas câmaras de combustão ( Pistão indo do PMS ao PMI ) e detonado pelas velas de ignição... O resultante do uso do "flushing", é que o carbono aderido nas peças citadas, vai aos poucos se desprendendo "desmanchando" pelo processo químico exercido pelo produto de limpeza, muito parecido com um "detergente" que vai dissolvendo a gordura da louça, mas nesse caso é o carbono ou carvão é que vai sendo dissolvido, e definitivamente "queimado" em conjunto com o produto e combustível, promovendo a limpeza do conjunto motriz superior.
Já a parte de baixo, entendida como árvore de manivelas, carter, bomba de óleo, necessita de um óleo especial, com poder detergente para que seja limpa, sempre em conjunto com a limpeza da "rede" do pescador do carter, que pode entupir-se e impossibilitar o perfeito funcionamento da bomba de óleo e danificar/fundir o motor.
Todos os processos aos quais descrevi, devem ser executados/supervisionados por profissionais competentes e habilitados para tal.
AH... Alguém disse que meu motor vai quebrar se descarbonizar...
Vai quebrar, se você continuar a rodar com carbonizado, com certeza, mas SIM podem aparecer folgas anteriormente preenchidas pelo acúmulo de carbono... Principalmente nas válvulas de escape, suas sedes e guias.

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[quote="tonete"]Boa noite colegas.
E a tal da descarbonização? Nesse caso seria indicado?
O meu tem bastante borra formada e tenho medo de colocar um óleo bom e soltar a borra e prejudicar a lubrificação.
Não sei que óleo era usado pelo dono anterior, ai que vem o meu medo, o cara do posto disse que fazendo a descarbonização, que seria abrir a parte de cima e o cárter para remover a borra. ajudaria.
Abraços![/quote]
Olha até ajuda, retirar a tampa de valvulas e o carter pra fazer uma limpeza, não é o indicado mas faça isso e fique sempre de olho.
Abraços.
E a tal da descarbonização? Nesse caso seria indicado?
O meu tem bastante borra formada e tenho medo de colocar um óleo bom e soltar a borra e prejudicar a lubrificação.
Não sei que óleo era usado pelo dono anterior, ai que vem o meu medo, o cara do posto disse que fazendo a descarbonização, que seria abrir a parte de cima e o cárter para remover a borra. ajudaria.
Abraços![/quote]
Olha até ajuda, retirar a tampa de valvulas e o carter pra fazer uma limpeza, não é o indicado mas faça isso e fique sempre de olho.
Abraços.
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RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
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limpando tampa de valvula e carter, vc pode tirar suspensoes mais pesadas e até impregnadas, mas as galerias "veias" do motor (bloco) e do cabecote continuaram repletas de borra "colesterol"...
Lucas, carbonizacao é uma coisa, borra é outra
essas carbonizacoes criadas a ponto de pré detonar sao acumulos de tanque pos tanque com combustiveis de pessima qualidade......um sistema de ignicao em dia, e combustiveis melhorzinhos ajudam muito a evitar, assim como isso tudo em ordem ajuda a evitar o cantagio do oleo e a famosa borra
o uso de qq produto pra soltar borra ou disolve-la é um veneno pq ela pode sair pra passear e resolver parar em alguma galeria mais estreita impedindo o oleo de passar....
Lucas, carbonizacao é uma coisa, borra é outra
essas carbonizacoes criadas a ponto de pré detonar sao acumulos de tanque pos tanque com combustiveis de pessima qualidade......um sistema de ignicao em dia, e combustiveis melhorzinhos ajudam muito a evitar, assim como isso tudo em ordem ajuda a evitar o cantagio do oleo e a famosa borra
o uso de qq produto pra soltar borra ou disolve-la é um veneno pq ela pode sair pra passear e resolver parar em alguma galeria mais estreita impedindo o oleo de passar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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O pior que não existe nenhum tipo de manual e intrução disponível na internet para essas prevenções, por que hoje não há posto de confiança ou que parecem.. por isso que eu gostaria de um método correto de manter o motor limpo antes da troca, descarbonizado e sem borra ou quase, uma coisa que gostaria de por em observação é que não entendo por que a ponta da vareta de verificação do óleo é vermelha, não consigo identificar se o óle está bom ou precisa de troca, alguem pode me explicar? Muito agradecido.
Salve !
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Nenhum tipo de Flush presta. Eu sempre usei em meus carros e nos sempre recomendei para os meus clientes da oficina usarem o Móbil Super 4T 20W50 que é de moto. É um óleo que contem bastante detergente e ele vai limpando o motor com o tempo.
Eu tinha um Celta 1.0 MPFI (2001) que peguei 0km e depois vendi pro meu irmão... rodamos 120.000km com ele turbo e sempre usando esse óleo, nunca tive nem sombra de borra.
AlexFMorais, o fato da vareta ser vermelha não muda nada. A viscosidade do óleo não pode ser medida nem avaliada pela mão humana, lá serve apenas pra medir o nível... a cor vai depender do combustível, da cor do óleo, etc...
Eu tinha um Celta 1.0 MPFI (2001) que peguei 0km e depois vendi pro meu irmão... rodamos 120.000km com ele turbo e sempre usando esse óleo, nunca tive nem sombra de borra.
AlexFMorais, o fato da vareta ser vermelha não muda nada. A viscosidade do óleo não pode ser medida nem avaliada pela mão humana, lá serve apenas pra medir o nível... a cor vai depender do combustível, da cor do óleo, etc...
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Na dúvida acelere!!!
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