Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Vitorrr escreveu:mais qual a relacao R/C do seu celta(acho que celta é bom em media e alto) os motores 1.8f1 sao muito longos e o F2 1.8 e 2.0 sao quardrados e isso de ser quadrado ajuda em muito numa preparaçao seja ela qual for... E é claro td vai de gosto tbm, se vc ta procurando um motor so pra roda em baixas rotaçoes e tira uns pe_ga de um farol ao outro é melhor vc fica com o 1.8F1 pelas mesmas razoes que o overspeed falo e ele vai se ate mais economico pelo fato do alto torque em baixa (vc nao vai fica esticando muito). Mais tem um porem a veloc. do pistao do 1.8F1 a 6000rpm é de 17,6m/s e do F2 15,9m/s(tem um negoico sobre isso num topico "receita pra deixa o 1.8 mais esperto") entao se vc pretende anda em altas rotaçoes saiba que a chance do F1 quebra é bem maior que a do F2 =]
abraço
Ta ficando bom isso.
To aprendento muito!!!
Vlw!
Eu tenho um Corsa prata, e vc ta de gol, sua potencia é muito fraca, então se liga no meu show...
[quote="Vitorrr"]mais qual a relacao R/C do seu celta(acho que celta é bom em media e alto) os motores 1.8f1 sao muito longos e o F2 1.8 e 2.0 sao quardrados e isso de ser quadrado ajuda em muito numa preparaçao seja ela qual for... E é claro td vai de gosto tbm, se vc ta procurando um motor so pra roda em baixas rotaçoes e tira uns pe_ga de um farol ao outro é melhor vc fica com o 1.8F1 pelas mesmas razoes que o overspeed falo e ele vai se ate mais economico pelo fato do alto torque em baixa (vc nao vai fica esticando muito). Mais tem um porem a veloc. do pistao do 1.8F1 a 6000rpm é de 17,6m/s e do F2 15,9m/s(tem um negoico sobre isso num topico "receita pra deixa o 1.8 mais esperto") entao se vc pretende anda em altas rotaçoes saiba que a chance do F1 quebra é bem maior que a do F2 =]
abraço[/quote]
curso de 88,2 x 80,5 de diâmetro
R/C num diz nada absulatamente... oq ue diz é r/l, raio sobre o tamanho da biela porque ele indica o qto o pistão "esfrega" no cilindro...esse esfregar causa atrito = perda de pot~encia, obvio que to mais vc esfrega por unidade de tempo (maior rotação) mais vc perde, por isso este tipo de motor fica aspero em rotações mais altas...
as coisa são indiretas... qto amior o curso maior a altura do bloco pra manter razoável a biela em que ser menor ou mudar a altura do pino de pistão (caso do F1) pra que num passe do bloco
além disso o curso é diretamente relacionado com a VMP... um motor com este curso (88mm num deve passar dos 6.600RPM pra num passar dos 20m/s que é o limite de peças originais)
com o uso de manteriais diferenciados e projetos mais recentes diversos motores tem passado de r/l dos 0,30 que era o limite antigamente porque usam tecnoliogia de baixo atrito (aneis, saias e grafite no pistão por exemplo) fazendo com que durem mais do que era o esperado sem estes artificios...
[quote="overspeed"]Olha... ser aspero é algo complicado...
Meu celta vira mais de 5.700 de quinta... dá mais de 190Km/h reais...só num vai mais porque rende potência máxima a 5.400RPM... se alongasse certametne ainda viria muito bem...
Só montaria 2.0 se tivesse intenção de fazer um aspro mais forte (por exemplo usando pistões de monza a alcool e comando) aí sim...se naum iria de 1.8 F1 mesmo
o 1.8 F2 rende 110Cv...só que tem apenas 15mkgf de torque e a 4.000RPM (Ok tem 95% disso a 2.800..mas nessa rotação o F1 tem já os 17,8mkgf)... sabe o que significa ?... um corsa com 1.8 f1 acelera e retoma muito mais rapido que um com familia 2 mesmo tendo menos potencia[/quote]
Bom, muito bom seu coment.
Mas eu tava pensando aki.... Tenho um amigo q tem um Montana 1.8, e ele disse q ela nao passa de 170Km/h. Axo pouco, mas talvez seja culpa do cambio, ate pq ele disse q chega muito rapido nessa velocidade.
Mas para um carro de uso "civil", seria mais adequado um cambio mais alongado.
Abrs!!!
Eu tenho um Corsa prata, e vc ta de gol, sua potencia é muito fraca, então se liga no meu show...
Vitorrr escreveu:bom se eu foce vc nao colocaria o 1.8 da familia 1(corsa, montana e meriva) nao.. ja que vai gasta, gasta numa coisa boa, pq o 1.8 familia 1 nao é la essas coisas muito aspero em medio e alto giro... pega o 1.8 do astra ou kadett se pá deve se ate mais barato em desmanche, ou ate o 2.0 como vc mesmo comentou. Claro que o custo vai se maior, so que um gasto bem compençado, pois eles sao bem melhores pra se fazer uma preparaçao(o semcontrole sabe explica melhor essa diferença dos motores). Bom espero que tenho ajudado...
ai sim....repassando conhecimentos
a confusao de R/C R/L quem causou foi eu no referido topico do Vitor...
eu sabia do dizia, so q usei letras erradas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
entao overspeed eu entendi o que vc quis dize, e eu concordo a tecnologia ta avançando cada vez mais,os tipos de oleo etc.. so qe tipo pelo que me falarao os motores com biela curta gerao mais atrito do que os motores com bielas maiores.. mais td depende do que o cara qué, se for so pra coloca o motor e pronto fica com o F1 agora se for prepara pega o F2
entao overspeed eu entendi o que vc quis dize, e eu concordo a tecnologia ta avançando cada vez mais,os tipos de oleo etc.. so qe tipo pelo que me falarao os motores com biela curta gerao mais atrito do que os motores com bielas maiores.. mais td depende do que o cara qué, se for so pra coloca o motor e pronto fica com o F1 agora se for prepara pega o F2
Penso em talvez por uma turbininha, mas pra rodar no maximo a 0,8. So por diversao msm.
dai nao sei, qual motor seria melhor custoxbeneficio...
Com a troca do motor por um maior, vc vai gastar bastante até deixar tudo redondinho, e depois é só manutenção igual a qualquer carro!
Já um turbo, é outro papo. Pode até sair mais barato para montar o kit e deixar redondinho, mas as peças móveis se desgastam com maior facilidade, alé do que trocas de óleo com km menor, maior quantidade de visitas ao mecânico!
Quando tu vier pra Caxias, conversa com a galera para ver a opinião deles!!!
Eu, pra falar a verdade, e já falei isso algumas vezes no clube, é melhor tu trocar de carro por um modelo mais potente do que investir na troca do motor ou instalação do Turbo.
Se tu andar num Corsa GL 1.6 8v, tu sente bem a diferença!!!!
abraços!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Olha, quer botar um bom motor no corsa? Bota o X16XE e esqueça o resto. A única troca de motor q é mais vantajosa q essa, devido a potência extra, é por um C20XE q consegue compensar o ganho de mais de 30kg na dianteira. Sem contar problemas com acerto de suspensão q o peso extra na frente vai trazer...
Ewerton escreveu:Olha, quer botar um bom motor no corsa? Bota o X16XE e esqueça o resto. A única troca de motor q é mais vantajosa q essa, devido a potência extra, é por um C20XE q consegue compensar o ganho de mais de 30kg na dianteira. Sem contar problemas com acerto de suspensão q o peso extra na frente vai trazer...
Ewerton
A idéia é boa! Botar o motor do Corsa GSI!!!
Mas e achar um pra comprar????? Achar o carro inteiro já é um sacrificio, imagina achar um motor X16XE num desmanche???
O motor é bom pra caramba, falo isso pq tenho uma versão amansada na minha wagon GLS e já anda muito! imagina então o motor um pouco mais apimentado em um carro bem mais leve!!!
abraços!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Mas ele não precisa achar o motor inteiro no ferro velho. Dá pra ir montando o motor aos poucos, mas fatalmente precisará comprar algo na autorizada como comandos, roletes e esticador... Central, carter, cabeçote tem como achar sim.
O problema é q vai grana nisso facil.
Mas não vejo tanta diferença de gasto dele pra um 2.0, deve gastar quase o mesmo. Porém as peças necessárias pra adaptação de qlqer f2 são mais fáceis de encontrar.