[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta
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Olá Flavio. Realmente sintoma esta caracterizando ser o sensor de posição da borboleta - TPS que nada mais é que um potenciometro. Peça para algum eletrotecnico para testar com o miltimetro para ver se esta falhando que é o sintoma dos vazios na aceleração...tambem pode ser a bomba sem pressão. cheque com o manometro e deixe alguns minutos para ver se cai oue mantem...quanto a TBI é RECOMENDÁVEL uma limpeza/lavagem geral mesmo...pode ter algum duto entupido, principalmete aquela mangueirinha fina que vai até a tampa do comando de válvula (não sei o seu caso ser EFI se é a mesma coisa. mas este duto ai entupido emporcalha tudo na TBI)...
começe pela TBI [(ali checa-se tudo: valvula IAC de marcha lenta (limpeza) . não esuqeça de jampear os pinos A+ B no conector de diagnostico para a ECU posiciona-la corretamente. não force o embolo do motor de passo/IAC, borboleta limpa, desobstrução de dutos), sensor de posição da borboleta com o scanner (recomendavel)] e por ultimo o sensor de temperatura...caso tenha duvida, procure um bom profissional em injeção. evite os mexilóes que trocam peças sem saber quem é o verdadeiro culpado...nos retorne, ok...
começe pela TBI [(ali checa-se tudo: valvula IAC de marcha lenta (limpeza) . não esuqeça de jampear os pinos A+ B no conector de diagnostico para a ECU posiciona-la corretamente. não force o embolo do motor de passo/IAC, borboleta limpa, desobstrução de dutos), sensor de posição da borboleta com o scanner (recomendavel)] e por ultimo o sensor de temperatura...caso tenha duvida, procure um bom profissional em injeção. evite os mexilóes que trocam peças sem saber quem é o verdadeiro culpado...nos retorne, ok...
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sensor daborboleta
===============alcineu escreveu:Olá Flavio. Realmente sintoma esta caracterizando ser o sensor de posição da borboleta - TPS que nada mais é que um potenciometro. Peça para algum eletrotecnico para testar com o miltimetro para ver se esta falhando que é o sintoma dos vazios na aceleração...tambem pode ser a bomba sem pressão. cheque com o manometro e deixe alguns minutos para ver se cai oue mantem...quanto a TBI é RECOMENDÁVEL uma limpeza/lavagem geral mesmo...pode ter algum duto entupido, principalmete aquela mangueirinha fina que vai até a tampa do comando de válvula (não sei o seu caso ser EFI se é a mesma coisa. mas este duto ai entupido emporcalha tudo na TBI)...
começe pela TBI [(ali checa-se tudo: valvula IAC de marcha lenta (limpeza) . não esuqeça de jampear os pinos A+ B no conector de diagnostico para a ECU posiciona-la corretamente. não force o embolo do motor de passo/IAC, borboleta limpa, desobstrução de dutos), sensor de posição da borboleta com o scanner (recomendavel)] e por ultimo o sensor de temperatura...caso tenha duvida, procure um bom profissional em injeção. evite os mexilóes que trocam peças sem saber quem é o verdadeiro culpado...nos retorne, ok...

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re
Olá fláviops estava fora.
Realmente esse é o rele da bomba. Para voce ter certeza se esta chegando tensão na bomba, veja o conector sob a tampa do tanque e cheque se no fio vermelho/azul esta com 12 volts e o marrom é o negativo que vai até a bomba. Se sim, a bomba deve ter pifado/travado. Cheque la no porta fusiveis um fusivel 26 de 20 Amperes se esta rompido.
Pelo sintoma o rele esta sendo energizado pela ECU e a bomba não liga, devido: fusivel 26 de 20 A rompido ou a bomba pifou. Checou o filtro de combustivel?
No link abaixo voce vera a posição dos fusiveis e o sistema geral do EFI....
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... a51.htm#15
Um dos ploblemas mais normais do Corsa EFI é a perda de eficiência mecânica da bomba elétrica de combsutível. Para verificar, proceda da seguinte forma.
Desligar a mangueira de retorno de combustível no corpo de borboleta;
Dar partida no motor;
Durante a partida ou com o motor funcionando deve escoar combustível pelo retorno "com vazão aproximadamente de 1 litro por minuto";
Quando a bomba está ruim observa-se que, em alguns casos, o motor pega mas não há fluxo de combustível pelo retorno.
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... i53.htm#02
veja se acha o culpado...
Realmente esse é o rele da bomba. Para voce ter certeza se esta chegando tensão na bomba, veja o conector sob a tampa do tanque e cheque se no fio vermelho/azul esta com 12 volts e o marrom é o negativo que vai até a bomba. Se sim, a bomba deve ter pifado/travado. Cheque la no porta fusiveis um fusivel 26 de 20 Amperes se esta rompido.
Pelo sintoma o rele esta sendo energizado pela ECU e a bomba não liga, devido: fusivel 26 de 20 A rompido ou a bomba pifou. Checou o filtro de combustivel?
No link abaixo voce vera a posição dos fusiveis e o sistema geral do EFI....
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... a51.htm#15
Um dos ploblemas mais normais do Corsa EFI é a perda de eficiência mecânica da bomba elétrica de combsutível. Para verificar, proceda da seguinte forma.
Desligar a mangueira de retorno de combustível no corpo de borboleta;
Dar partida no motor;
Durante a partida ou com o motor funcionando deve escoar combustível pelo retorno "com vazão aproximadamente de 1 litro por minuto";
Quando a bomba está ruim observa-se que, em alguns casos, o motor pega mas não há fluxo de combustível pelo retorno.
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... i53.htm#02
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Alcineu,
Bom dia, ainda to as voltas com esse problema , realmente ñ verifiquei isso pq to levando uma surra da tampa da bomba, ñ consegui tira-la mesmo dando uma olhada no tutorial do clube , mas ñ consigo , ta muito ruim de tirar e vou acabar rasgando a borda da tampa e eu preciso tirar pra verificar isso só assim vou poder constatar o q é e também ver o resto da bomba, tem uma dica de tirar isso? vou esperar ON
Bom dia, ainda to as voltas com esse problema , realmente ñ verifiquei isso pq to levando uma surra da tampa da bomba, ñ consegui tira-la mesmo dando uma olhada no tutorial do clube , mas ñ consigo , ta muito ruim de tirar e vou acabar rasgando a borda da tampa e eu preciso tirar pra verificar isso só assim vou poder constatar o q é e também ver o resto da bomba, tem uma dica de tirar isso? vou esperar ON

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bem tem esse tuto mais expandido da troca da bomba do vectraclube...
http://www.vectraclube.com.br/viewtopic.php?f=12&t=2701
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re
é ta brabo ai, heim.
Mas vamos lá: se a mangueira rachada for aquela conectada no topo da bomba, parabens, voce descobriu o culpado.
Quanto a bomba, voce checou o fusivel 26 de 20 A no porta fusivel? É o terceiro da direita para a esquerda na segunda fileira. Um amarelo parece...
Pelo que voce citou, o rele arma, mas, os contatos com 12 volts que alimentam a bomba são outros passando pelo fusivel 26 de 20 A. Se o fusivel estiver ok, teste a bomba: providencie alguns pedaços de fios e conecte eles da bateria até a bomba, obedecendo positivo e negativo da bomba e bateria...
quanto a trava do volante, pode ser algum contato ai no miolo da chave...mas, se o rele arma, esta ok...pelo esquema eletrico esta ok...os 12 volts vão direto da bateria até o pino 30 do rele da bomba e sai no pino 87 indo até o fusivel 26 de 20 amperes e dai até o fio vermelho/azul da bomba e o marrom é o negativo/terra...logo quem arma o rele é a ECU...até aqui esta tudo ok com ela...pra tirar a duvida teste a bomba primeiro...qualquer duvidaa estamos por ca...
Mas vamos lá: se a mangueira rachada for aquela conectada no topo da bomba, parabens, voce descobriu o culpado.
Quanto a bomba, voce checou o fusivel 26 de 20 A no porta fusivel? É o terceiro da direita para a esquerda na segunda fileira. Um amarelo parece...
Pelo que voce citou, o rele arma, mas, os contatos com 12 volts que alimentam a bomba são outros passando pelo fusivel 26 de 20 A. Se o fusivel estiver ok, teste a bomba: providencie alguns pedaços de fios e conecte eles da bateria até a bomba, obedecendo positivo e negativo da bomba e bateria...
quanto a trava do volante, pode ser algum contato ai no miolo da chave...mas, se o rele arma, esta ok...pelo esquema eletrico esta ok...os 12 volts vão direto da bateria até o pino 30 do rele da bomba e sai no pino 87 indo até o fusivel 26 de 20 amperes e dai até o fio vermelho/azul da bomba e o marrom é o negativo/terra...logo quem arma o rele é a ECU...até aqui esta tudo ok com ela...pra tirar a duvida teste a bomba primeiro...qualquer duvidaa estamos por ca...
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Re: re
============================alcineu escreveu:é ta brabo ai, heim.
Mas vamos lá: se a mangueira rachada for aquela conectada no topo da bomba, parabens, voce descobriu o culpado.
Quanto a bomba, voce checou o fusivel 26 de 20 A no porta fusivel? É o terceiro da direita para a esquerda na segunda fileira. Um amarelo parece...
Pelo que voce citou, o rele arma, mas, os contatos com 12 volts que alimentam a bomba são outros passando pelo fusivel 26 de 20 A. Se o fusivel estiver ok, teste a bomba: providencie alguns pedaços de fios e conecte eles da bateria até a bomba, obedecendo positivo e negativo da bomba e bateria...
quanto a trava do volante, pode ser algum contato ai no miolo da chave...mas, se o rele arma, esta ok...pelo esquema eletrico esta ok...os 12 volts vão direto da bateria até o pino 30 do rele da bomba e sai no pino 87 indo até o fusivel 26 de 20 amperes e dai até o fio vermelho/azul da bomba e o marrom é o negativo/terra...logo quem arma o rele é a ECU...até aqui esta tudo ok com ela...pra tirar a duvida teste a bomba primeiro...qualquer duvidaa estamos por ca...



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sensor da borboleta
Cara olha só, eu tirei a mangueira la na TBI e virei a chave sem dar contato, esguichou gasolina, então fui na outra e do mesmo jeito, ñ entendí será q fiz certo? o carro agora depois de um certo tempinho apos a troca ainda ñ pega de primeira mas assim mesmo ta rapido... 

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