Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?
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ahhhh( sou bem leigo no assunto, nunca tive um carro, kkkk) entao a agua nao tem que cair pelo tubo fino ? entao nao ta travada nao, eu ate tinha escrevido aqui que a agua tava voltando pelo mesmo lugar que saia do reservatorio mais fiquei meio assim com isso, realmente eu vi em um certo momento tipo chegando agua de onde sai, ai ate subiu um pouco o nivel da agua, abaixou e subiu novamente no caso, se ela tem que voltar pelo msm lugar que sai entao ta funcionando normal a valvula, pensei que saia por baixo do reservatorio e voltava por cima, se for isso msm que intendi o problema deve ser msm no sensor de temperatura ou o painel que ta precisando de calibragem, a temperatura abaixa super rapido quando liga a velocidade alta, com o scaner nao da certo ver em que temperatura ta ativando? vish pra calibrar entao nao e facil
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Não é que o líquido não caia pelo tubo...ele irá cair acompanhado de bolhas de ar de acordo e nas sutuações que descrevi acima.
O líquido e o ar que eventualmente saem pelo tubo fino, são seoaradis no reservatório...o ar fica em cima e o líquido se mistura ao já exustente e sai por baixo do reservatório...mas isto só se o nível de dentro do motor baixar (pela eliminação das bolhas), ou pelo resfriamento do líquido/motor.
A calibragem do mostrador é simples, mas requer conhecimentos e instrumuntos específicos...pra quem não é versado em eletrônica, a chance de errar e estragar é grande...e também é muito raro que o mostrador saia da calibragem de fábrica, o mais comum é que o sensor (junto ao 1° cilindro), perca suas características e tenha que ser substituído.
O scaner não é um termômetro, ele apenas mostra a leitura que ECU está recebendo do sensor (tensão)...se o sensor estiver bom a correlação da temperatura com a tensão é verdadeira...mas se o sensor altera suas características, a correlação é falsa...
Ex.:
Sensor bom...temperatura +- 95°C = tensão de 1,6V
Sensor ruim...temperatura maior (97, 98, 99...)= tensão de 1,6V
A informação da tensão (1,6V), é quem manda ligar a ventoinha...não a temperatura...percebeu? Por isso é que não se deve considerar a leitura do scaner como precisa, pois baseado numa tabela interna, a ECU correlaciona a tensão recebida com a temperatura, que só será verdadeira com um sensor bom.
O mesmo ocorre com a informação do painel...só é verdadeira com um sensor bom...por isso é que só um termômetro independente concluí alguma anormalidade, que também só será comorovada com testes esoecíficos oara os sensores...mas na prática quase ninguém faz...o comum é trocar o sensor direto.
O líquido e o ar que eventualmente saem pelo tubo fino, são seoaradis no reservatório...o ar fica em cima e o líquido se mistura ao já exustente e sai por baixo do reservatório...mas isto só se o nível de dentro do motor baixar (pela eliminação das bolhas), ou pelo resfriamento do líquido/motor.
A calibragem do mostrador é simples, mas requer conhecimentos e instrumuntos específicos...pra quem não é versado em eletrônica, a chance de errar e estragar é grande...e também é muito raro que o mostrador saia da calibragem de fábrica, o mais comum é que o sensor (junto ao 1° cilindro), perca suas características e tenha que ser substituído.
O scaner não é um termômetro, ele apenas mostra a leitura que ECU está recebendo do sensor (tensão)...se o sensor estiver bom a correlação da temperatura com a tensão é verdadeira...mas se o sensor altera suas características, a correlação é falsa...
Ex.:
Sensor bom...temperatura +- 95°C = tensão de 1,6V
Sensor ruim...temperatura maior (97, 98, 99...)= tensão de 1,6V
A informação da tensão (1,6V), é quem manda ligar a ventoinha...não a temperatura...percebeu? Por isso é que não se deve considerar a leitura do scaner como precisa, pois baseado numa tabela interna, a ECU correlaciona a tensão recebida com a temperatura, que só será verdadeira com um sensor bom.
O mesmo ocorre com a informação do painel...só é verdadeira com um sensor bom...por isso é que só um termômetro independente concluí alguma anormalidade, que também só será comorovada com testes esoecíficos oara os sensores...mas na prática quase ninguém faz...o comum é trocar o sensor direto.
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entao é melhor ja comprar um sensor de temperatura, aqui é interior e oficina maiores é a uns 80km daki, e msm ainda nao creio que vai ter um termometro, eu comprando o sensor de temperatura se nao marcar certo ja é no painel neh, eu tenho multimetro e sei manusear ele, essa tensao de 1,6v eu consigo medir ela chegando as pontas de prova no sensor ou nao?
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Bom, particularmente eu não adoto o procedimento de troca de qualquer componente (mecânico ou elétrico), sem uma análise própria e/ou um teste conclusivo no mesmo, pois muitas vezes existe mais de uma causa e numa troca direta, caso não resolva 100%, o que se concluí?
1° não tinha defeito no componente e foi dinheiro jogado fora
2° havendo alteração na consequência e esta não sendo 100% satisfatória, presume-se que o componente trocado está com defeito
3° exite uma outra causa não pensada antes
Quando vc testa o componente e tem informações de como ele deveria ser/funcionar, vc tem maior certeza da troca.
Sim, vc poderá medir a tensão no sensor, sem desconectar...mas terá que espetar alfinetes (método que utilizo), ou desencapar parcialmente os fios...mas sem um termômetro independente, vc terá que acreditar no temperatura mostrada no painel...será que ela está correta? Qual será sua conclusão?
Pela sua falta de recursos e/ou conhecimento e também pela suposta falta de profissionais específicos para o caso aí na sua região, sugiro a troca dos dois sensores, pois a margem de acerto será maior que a de erro e ainda sairá mais barato, sem a M.O. de mecânico.
1° não tinha defeito no componente e foi dinheiro jogado fora
2° havendo alteração na consequência e esta não sendo 100% satisfatória, presume-se que o componente trocado está com defeito
3° exite uma outra causa não pensada antes
Quando vc testa o componente e tem informações de como ele deveria ser/funcionar, vc tem maior certeza da troca.
Sim, vc poderá medir a tensão no sensor, sem desconectar...mas terá que espetar alfinetes (método que utilizo), ou desencapar parcialmente os fios...mas sem um termômetro independente, vc terá que acreditar no temperatura mostrada no painel...será que ela está correta? Qual será sua conclusão?
Pela sua falta de recursos e/ou conhecimento e também pela suposta falta de profissionais específicos para o caso aí na sua região, sugiro a troca dos dois sensores, pois a margem de acerto será maior que a de erro e ainda sairá mais barato, sem a M.O. de mecânico.
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...só lembrando que o sensor abaixo da bobina (2 fios) tem valores de tensão diferentes do sensor do painel (1 fio - próximo ao 1° cilindro).
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ta blz entao, obrigado amigo, vc ajudou demais, acabei aprendendo bastante coisa, vou ver se compro os dois sensores, vc recomenda uma marca boa ? no mercado livre vejo a marca MTE e BOSH, ambas devem ser boa neh, depois vou retirar a do carro pra ver a marca certinho. abçs
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o amigo tem hrs que a luz da injeçao ta acendendo no painel, tem hr que acende e apaga e tem que nem acende, tem hr que acende e fica ai eu paro o carro depois saio ja nao acende mais, sera se tem alguma coisa relacionada ? lembrando que o carro nao falha nada, liga qualquer hr de primeira sem engasgar, tem algo haver será? nesse caso so rastreamento pra saber neh
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De fato, Bosh e MTE são boas, mas não tenho uma indicação a respeito...lembro de uma vez ter trocado ambos, mas só lembro que o do painel foi MTE...acho que o outro foi marca Valeo, que também é boa.
Quanto ao alarme, não creio que seja nada relativo a temperatura, pois não existe (infelizmente), alarme para tal...devido ao vai-e-vem é provável que seja algo relativo a sonda lâmbda...veja como se faz a leitura dos códigos lampejantes em > viewtopic.php?f=87&t=16043&hilit=c%C3%B3digo+lampejante ...deve estar dando códigos 44 ou 45.
Quanto ao alarme, não creio que seja nada relativo a temperatura, pois não existe (infelizmente), alarme para tal...devido ao vai-e-vem é provável que seja algo relativo a sonda lâmbda...veja como se faz a leitura dos códigos lampejantes em > viewtopic.php?f=87&t=16043&hilit=c%C3%B3digo+lampejante ...deve estar dando códigos 44 ou 45.
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Fiz o lampejamento e o unico código que deu além do do 12 foi o 19 (Sinal incorreto do sensor de RPM), o que seria será?
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