Ao reduzir de marcha para passar numa lombada, engatei a 3ª, acelerei e o carro simplesmente começou a se trepidar todo e o giro começou a caiu. Pensei: "ué, será que engatei a 5ª sem querer? Mas não, era a terceira mesmo. Reduzi para 2ª e o carro simplesmente não desenvolvia ainda na segunda, se trepidou todo novamente, ameaçando morrer. Foi necessário reduzir para a 1ª para o carro conseguir sair!
E foi assim o resto do percurso inteiro. Carro todo se pipocando a cada troca de marcha, não respondendo no acelerador, simplesmente com uma perda ENORME de potência. Em algumas marchas (2ª e 5ª, por exemplo) o carro simplesmente não desenvolvia. E o carro chegou a patinar violentamente ao sair da marcha lenta. Chegou a morrer numa subida por não ter força.
Isso aconteceu simplesmente de repente!
Três detalhes:
1) O carro sempre deu umas trepidadas intermitentes vindo do motor. Às vezes (ultimamente com mais frequência) tem dificuldade pra ligar. Às vezes eu giro a ignição até o final, acendem as luzes do painel mas nada acontece. Tem que esperar um tempo e voltar a girar a chave pra ele ligar.
Desconfio da Bobina de Ignição.
2) Embreagem.
O carro também sempre tremeu ao sair do lugar. E últimamente tem feito um barulho estranho ao pisar no pedal de embreagem antes de trocar de marcha. Um barulho como do tipo "toc, toc, toc, toc", como se peças tivessem soltas se batendo lá dentro.
Será que a embreagem pode ter dado tchau?
3) O carro sempre fez um barulho metálico ao dar alguma acelerada mais forte. Um barulho de escapamento. Pelo o que li aqui, esse problema de perda de potência pode ser catalizador que entupiu. Não sei se foi impressão minha, mas parece que senti um cheiro forte em alguns momentos do carro. Mas um catalizador teria causado todo esse problema crítico de potência que relatei no carro?
Enfim, pode ser alguma dessas três coisas? Pode ser as três juntas?
Fico imensamente agradecido se alguém puder me dar uma luz!