Boa tarde a todos!
Tenho um corsa classic 203/4 pouco rodado, apesar do carro está bem conservado o indicador de temperatura, quando estou engarrafado, começa a subir e se eu não desligar o motor ele aquece. Não deixo o carro ferver, mas se não desligar ferve.
É importante frisar que a ventoinha arma, aparentemente normal, mas mesmo assim ele começa a aquecer, principalmente se o ar estiver ligado. Uso aditivo indicado pelo fabricante e aparentemente o sistema de arrefecimento está limpo.
Detalhe, só ocorre em engarrafamentos.
Sou leigo e não faço ideia do que seja, ah também preciso fazer revisão mas não conheço ninguém de confiança para contratar.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado.
PQ O CORSA ESTÁ AQUECENDO?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
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- Ano de fabricação: N/I
parado diminui bem a circulação de ar forçado, então tende a aquecer.....
pode ser termostática, bomba, e precisa avaliar todo sistema de circulação da agua...e danos na colmeia do radiador....
pode ser termostática, bomba, e precisa avaliar todo sistema de circulação da agua...e danos na colmeia do radiador....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
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Pode ser apenas o sensor de temperatura do painel zuado q está marcando a temperatura errada.. o meu estava assim é era só esse sensor troquei agora está redondo!!
Deus é fiel
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- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
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Os carros da GM trabalham com uma temperatura mais alta mesmo.
Tenho um corsa wind 98 que quando estou no engarrafamento ele praticamente bate a ponteira do medidor no 100C.
Apesar disso ele nunca ferveu pois mantenho o sistema revisado com mangueiras boas, sistema limpo, com agua e aditivo na recomendacao do fabricante.
vc deve verificar se a valvula termostatica esta se abrindo... basta chegar se a mangueira que sai dela e vai para o radiador esta esquentando.(cuidado que é bem quente). Se nao for isso pode ser a bomba dagua (ja troquei do meu), colmeia do radiador, ou mesmo a tampa do reservatorio necessitando ser substituida.
O diagnostico é a parte mais complicada. depois que vc achar o problema sera moleza de resolver.
Tenho um corsa wind 98 que quando estou no engarrafamento ele praticamente bate a ponteira do medidor no 100C.
Apesar disso ele nunca ferveu pois mantenho o sistema revisado com mangueiras boas, sistema limpo, com agua e aditivo na recomendacao do fabricante.
vc deve verificar se a valvula termostatica esta se abrindo... basta chegar se a mangueira que sai dela e vai para o radiador esta esquentando.(cuidado que é bem quente). Se nao for isso pode ser a bomba dagua (ja troquei do meu), colmeia do radiador, ou mesmo a tampa do reservatorio necessitando ser substituida.
O diagnostico é a parte mais complicada. depois que vc achar o problema sera moleza de resolver.
Obrigado,
um abraco
Renato
um abraco
Renato
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- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Seu carro, por ser GLS, deve ter AC...e com isto duas velocidades de ventoinha...Já percebeu?
A baixa liga com +-95°C e a alta com +-98°C...existe um problema de mau contato nos relés das ventoinhas, que quando ocorre não permite ligar a velocidade alta...daí ele vai aquecer, pode ferver e até causar danos na junta, etc...
Também pode ser o sensor de temperatura para a centra,l que alterou as suas características...
Mas existem problemas ligados ao fluxo do líquido, tipo bomba ineficiente, radiador com obstrução, VT que não abre completamente...além da tampa do expansor que não segura a pressão...
Faz o teste do papelão e analisa o funcionamento...se as velocidades não ocorrerem bem próximas aos valores acima, seu carro merece uma revisão geral no sistema por um especialista em arrefecimento...e bem criteriosa...
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=186s
A baixa liga com +-95°C e a alta com +-98°C...existe um problema de mau contato nos relés das ventoinhas, que quando ocorre não permite ligar a velocidade alta...daí ele vai aquecer, pode ferver e até causar danos na junta, etc...
Também pode ser o sensor de temperatura para a centra,l que alterou as suas características...
Mas existem problemas ligados ao fluxo do líquido, tipo bomba ineficiente, radiador com obstrução, VT que não abre completamente...além da tampa do expansor que não segura a pressão...
Faz o teste do papelão e analisa o funcionamento...se as velocidades não ocorrerem bem próximas aos valores acima, seu carro merece uma revisão geral no sistema por um especialista em arrefecimento...e bem criteriosa...
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=186s
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- Registrado em: Quarta-feira 18 2014f Junho 2014 12:24:36 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Já olhou o sensor de temperatura do painel?? As vz é só ele medindo errado!! Vá numa casa de painéis e pede pra fazer o teste e se for substituir somente use original VDO.
O meu mostrava no painel q chegava a 100 troquei todo o sistema de arrefecimento e por último oq resolveu foi a troca do sensor q tinha ido pro espaço e fazia a leitura errada !!
O meu mostrava no painel q chegava a 100 troquei todo o sistema de arrefecimento e por último oq resolveu foi a troca do sensor q tinha ido pro espaço e fazia a leitura errada !!
Deus é fiel
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Meu amigo, estou passando pelo mesmo problema idêntico ao seu, parece até um espelho do meu carro. Você conseguiu solucionar o seu problema? se sim, como?
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- Registrado em: Quarta-feira 25 2015f Março 2015 11:07:30 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Bom dia,
Tenho um Corsa GL 1.6 97 Sedan com ar condicionado e estava com este mesmo problema, era ligar o ar e a temperatura subia. Meu corsa também estava com todo o sistema de arrefecimento em dia e depois de muito pesquisar inclusive aqui e gastar muito, descobri que o problema era o maldito radiador.
O que acontece é que, são vendidos por aí dois tipos de radiadores para o Corsa(assim como para outros carros), o de alumínio expandido e o brasado.
* O de alumínio expandido é mais barato, porém a maneira como ele é fabricado não permite que ele seja tão eficiente, porém ele é mais barato.
* No radiador brasado isso já não ocorre porque os tubos por onde a água passa são achatados ou seja a água passa mais lentamente dando mais tempo para a ventoinha reduzir a temperatura da água e as aletas são soldadas nestes tubos o que aumenta a troca térmica, ou seja tem uma construção melhor e por isso são mais caros.
Recentemente eu comprei pelo Mercado Livre o radiador brasado da Denso código BC422136-5470A4 por R$ 487,09 em 22/08/25 de uma loja chamada APS Distribuidora(Loja Oficial), inclusive eles tem site próprio, só pesquisar no Google ou no ML que acha fácil. Foi instalado ontem e já pude notar a diferença, além das ventoinhas estarem trabalhando menos, a temperatura também cai muito mais rápido quando elas(ventoinhas) são acionadas. Recomendo pesquisar no Google o seguinte, "radiador brasado vs radiador de alumínio expandido" vão aparecer diversas matérias e vídeos a respeito. Inclusive dá para ver imagens de comparação para ver como eles são fisicamente e ver se o radiador que está no corsas de vocês está correto. Eu comecei a ir atrás do radiador brasado depois de assistir aos vídeos do canal Garagem do Maia no YouTube, ele faz restauração de Corsas em sua maioria do modelo GSI e em vários vídeos ele relata que o radiador correto do corsa é o brasado(inclusive em um vídeo recente de finalização de uma pickup corsa prata ele relata isso).
OBS1: O corsa b(os antigos) tem um problema de projeto, o marcador de temperatura não é 100% confiável, porque ? Simples, o ponto onde é feito a leitura da temperatura para o painel (próximo a valvula termostatica) é diferente do ponto que é lido pela central(no cabeçote). Eu tenho um scanner opcom e pude comprovar isso.
OBS2: Para quem for atrás do radiador, se atentem a ler a descrição do anúncio para ter certeza de que se trata do radiador brasado e se ainda tiverem dúvida, questionem o vendedor para não levar gato por lebre.
Abaixo uma imagem de comparação dos radiadores.

Tenho um Corsa GL 1.6 97 Sedan com ar condicionado e estava com este mesmo problema, era ligar o ar e a temperatura subia. Meu corsa também estava com todo o sistema de arrefecimento em dia e depois de muito pesquisar inclusive aqui e gastar muito, descobri que o problema era o maldito radiador.
O que acontece é que, são vendidos por aí dois tipos de radiadores para o Corsa(assim como para outros carros), o de alumínio expandido e o brasado.
* O de alumínio expandido é mais barato, porém a maneira como ele é fabricado não permite que ele seja tão eficiente, porém ele é mais barato.
* No radiador brasado isso já não ocorre porque os tubos por onde a água passa são achatados ou seja a água passa mais lentamente dando mais tempo para a ventoinha reduzir a temperatura da água e as aletas são soldadas nestes tubos o que aumenta a troca térmica, ou seja tem uma construção melhor e por isso são mais caros.
Recentemente eu comprei pelo Mercado Livre o radiador brasado da Denso código BC422136-5470A4 por R$ 487,09 em 22/08/25 de uma loja chamada APS Distribuidora(Loja Oficial), inclusive eles tem site próprio, só pesquisar no Google ou no ML que acha fácil. Foi instalado ontem e já pude notar a diferença, além das ventoinhas estarem trabalhando menos, a temperatura também cai muito mais rápido quando elas(ventoinhas) são acionadas. Recomendo pesquisar no Google o seguinte, "radiador brasado vs radiador de alumínio expandido" vão aparecer diversas matérias e vídeos a respeito. Inclusive dá para ver imagens de comparação para ver como eles são fisicamente e ver se o radiador que está no corsas de vocês está correto. Eu comecei a ir atrás do radiador brasado depois de assistir aos vídeos do canal Garagem do Maia no YouTube, ele faz restauração de Corsas em sua maioria do modelo GSI e em vários vídeos ele relata que o radiador correto do corsa é o brasado(inclusive em um vídeo recente de finalização de uma pickup corsa prata ele relata isso).
OBS1: O corsa b(os antigos) tem um problema de projeto, o marcador de temperatura não é 100% confiável, porque ? Simples, o ponto onde é feito a leitura da temperatura para o painel (próximo a valvula termostatica) é diferente do ponto que é lido pela central(no cabeçote). Eu tenho um scanner opcom e pude comprovar isso.
OBS2: Para quem for atrás do radiador, se atentem a ler a descrição do anúncio para ter certeza de que se trata do radiador brasado e se ainda tiverem dúvida, questionem o vendedor para não levar gato por lebre.
Abaixo uma imagem de comparação dos radiadores.

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