Se vc for usar no farol vc vai precisar usar relé. Transistor no farol vai queimar em segundos por causa da corrente.ChavesHe escreveu:Cansei estou acompanhando cada post rsrs
Mas tive uns problemas e acabei não mexendo mais no carro, ontem peguei o material necessário para fazer o sensor e fui atrás de aprender a usar o transistor, acredito que vou ter q usar ele no farol já q meu carro não possui BCM.
E agora vendo que existe a possibilidade de desbloqueio do TID pelo op-com deu até uma animada a mais =D
E assim, eu aposto qualquer coisa que no seu carro também da pra fazer isso pelo interruptor do farol do mesmo jeito que eu fiz, mesmo o seu carro não tendo BCM (nesse assunto o BCM não ajuda em nada, só muda a pinagem da caixinha do interruptor).
Fazer isso no farol é até perigoso pq se o relé queimar vc corre o risco de ficar totalmente no escuro e com o interruptor do carro inoperante. Fazendo em paralelo com o interruptor, mesmo que o transistor queime ou o arduino queime, o interruptor do carro continua funcionando normalmente.
Por enquanto eu não uso timer. O que eu faço pra salvar é desligar o motor e manter a chave no contato (fazendo isso no meu corsa o pós chave continua ativo), e assim que o arduino salva tudo eu simplesmente tiro a chave do contato.danilohr escreveu:Cansei, vc usa o circuito do gui_srs para o timer ou somente o do esquema que vc passou a pouco atualizado????
Eu estou desenhando um circuito de timer alimentado por uma bateria de 9V pois não quero ter que puxar mais fios do carro. Como eu tenho uma caixinha pro circuito da pra deixar a bateria lá numa boa.
É algo mais voltado pra correções, melhorias das funções atuais, melhorar a confiabilidade... Estou pensando também em alterar umas funções que eu já alterei no meu e que facilitam a vida de quem for criar coisas customizadas em cima do projeto, pensei em testar um outro jeito de calcular a velocidade, por aí vai.gui_srs escreveu:Cansei,
Então cara, creio que o software já está meio que finalizado se for ver.
O que você diz por 'coisas bobas'? Alguma função a mais ou correções mesmo?
Quanto a questão do diodo, interessante.
Porém, isso não irá dispensar a necessidade do timer e deixar o Arduino ligado direto, ou vai?
O meu da maneira que está funcionando, com Timer e o EON lá tá perfeito, não tive nenhum problema até o momento.
Essa questão do diodo é mais por proteção mesmo ou vai ter algum outro objetivo no projeto?
Ah, falando em circuito e timer, vou subir o layout do circuito que eu montei e disponibilizar pro pessoal que quiser confeccionar a PCB.
Funções novas eu posso até implementar se aparecer uma boa ideia, que seja simples e que todo mundo queira. Por enquanto estou implementando coisas novas só no do meu carro como a comunicação bluetooth com Android e o sensor crepuscular que eu comentei com o ChavesHe. Eu cheguei até a fazer um circuito pra comandar o som pelo arduino (no mesmo esquema daquelas interfaces de botões no volante) mas depois que roubaram meu som interrompi esse mini projeto. O programa atual do computador de bordo ocupa pouco mais de 70% da capacidade do Arduino, ainda da pra colocar mais coisas pra ele fazer e pode ser coisas aleatórias mesmo, tipo o sensor crepuscular que nem interage com as outras funções.
O diodo é só pra proteção da parte elétrica do seu carro mesmo, não dispensa nada. Ele vai servir só pra não voltar energia pelo fio do pós chave, era por isso que o painel do meu carro ficava apitando.