AlexSGP escreveu:
Gravar em cada X segundos causa um problema de lentidão, pois o arduino para gravar na EEPROM ele perde segundos preciosos que seriam para enviar os dados para o display e fazer outros cálculos. (Cansei me corrija se estiver errado), tem a possibilidade de incluir mais um componente EEPROM (memoria externa), existem EEPROM com comunicação I2c o que ficaria bem mais tranquilo para o arduino, pois ele só enviaria para a memoria externa via I2C o que ela tem que gravar e todas as vezes que o arduino for ligado ele consulta via I2C a memoria externa e atualiza as variáveis com os dados gravados na mesma.
Alimentação extra vc pode utilizar um rele temporizador para manter o arduino ligado por X segundos/minutos apos a chave do veiculo desligado, tempo suficiente para guardar os dados na EEPROM. (há outras formas)
Então Alex, foi algo que passou pela minha cabeça mas não sabia da viabilidade por causa desses pontos aí.
Agora acho que a melhor forma de se fazer isso é mesmo utilizando um Timer. Parece que nem é complicado. Meu pai acho que vai me ajudar nisso.
cansei escreveu:
Deixar ela mais devagar, pra da tempo pro seu TID processar todos os comandos, aí não fica a sensação de engasgo. Faz um teste com esse código abaixo:
Cansei,
Vou tentar modificar meu programa com esse código e posto os resultados em breve.
cansei escreveu:
Eu cheguei a pensar nessa alternativa antes de montar a função que tem hoje, o problema dela é que a memória do Arduino não aguenta que fiquem gravando coisas nela indefinidamente. Ela aguenta cerca de 100 mil ciclos de gravação antes de começar a falhar, isso até parece um número alto só que se a gente fica gravando toda hora rapidinho a gente chega nesse número.
Sim, como eu disse ali encima. Foi algo que passou pela cabeça, mas eu imaginava que poderia ter essas limitações (ciclos da memória/lentidão do processamento).
robsonlobinho escreveu:Sera que não teria como colocar alguma alimentação extra que depois de 10 seg por exemplo desligue,um capacitor por exemplo, posso estar falando besteira rs
Sim e acho que a melhor opção é um timer mesmo.
cansei escreveu:
Eu tb acho que o caminho é por aí, um tempo atrás cheguei a ver um relé que fazia isso só que não fui muito atrás dele pq eu queria ver se tinha algo menor e mais simples. Se tiver mais informações posta aí.
Pois é, conversando com meu pai e dando uma rápida pesquisada na internet, vi que dá pra fazer um Timer utilizando o CI LM555, que é barato, fácil de achar, e o circuito é simples. Tem até varios e varios videos no youtube de tutorial para se fazer isso. Esse timer vc pode ajustar de segundos a minutos ou até horas se não me engano. Vou tentar pegar um tempo amanhã para a gente mexer com isso e fazer alguns testes. Qual seria um tempo ideal para o Timer? Uns 15segs seria suficiente?
Meu pai trabalha com desenvolvimento e também é 'layoutista' então a parte do layout da placa já temos quem faça, rsrs.
E como será necessário o Timer, acho que já irei incluir ele no layout da placa, então já teremos tudo integrado na mesma placa. Se tudo der certo, resolveremos o problema do Astra e até de outros veículos que tenham o pós chave funcionando da mesma maneira.
Acho que vou tirar o dia amanhã pra mexer com isso.