[DÚVIDA] - Pq Carro falha na partida quando abastecido com álcool?
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[DÚVIDA] - Pq Carro falha na partida quando abastecido com á
Olá, pessoal. Tudo certo?
Tenho um Corsa Premium 1.4 Econoflex 2010/2011. Comprei ele com 74.000 km (atualmente, está na casa dos 93.000). Sempre abasteço no álcool, e quando o motor esfria (seja de manhã ou mesmo à tarde, depois que o carro ficou um bom tempo sem dar partida), ao ligar, ele dá umas falhadas e uns estouros no motor. O carro fica falhando assim por um ou dois minutos no máximo, e depois volta ao normal.
As manutenções vem sendo feitas regularmente. As velas foram trocadas há pouco tempo. O filtro de combustível (não sei se está relacionado) também é trocado regularmente. O tanque de combustível da partida a frio está sempre cheio (costumo usar a gasolina Grid nele).
Quando abasteço o carro na gasolina, ou até mesmo faço uma mistura de gasolina e álcool, a falha não acontece. Numa das vezes que levei o carro ao mecânico por conta desse problema, ele passou o carro no computador e viu que a central estava programada para reconhecer gasolina ao invés de etanol. Ele fez a mudança pra que o etanol fosse reconhecido, mas mesmo assim o problema persistiu.
Li alguns tópicos aqui no fórum e na internet e, pelo o que notei, esse problema de abastecer no álcool é recorrente, correto? E, aparentemente, é uma falha que não tem conserto.
Alguém por aqui passou por uma situação semelhante e teria alguma dica sobre o que fazer para ao menos amenizar o problema?
Agradeço desde já a atenção de todos.
Tenho um Corsa Premium 1.4 Econoflex 2010/2011. Comprei ele com 74.000 km (atualmente, está na casa dos 93.000). Sempre abasteço no álcool, e quando o motor esfria (seja de manhã ou mesmo à tarde, depois que o carro ficou um bom tempo sem dar partida), ao ligar, ele dá umas falhadas e uns estouros no motor. O carro fica falhando assim por um ou dois minutos no máximo, e depois volta ao normal.
As manutenções vem sendo feitas regularmente. As velas foram trocadas há pouco tempo. O filtro de combustível (não sei se está relacionado) também é trocado regularmente. O tanque de combustível da partida a frio está sempre cheio (costumo usar a gasolina Grid nele).
Quando abasteço o carro na gasolina, ou até mesmo faço uma mistura de gasolina e álcool, a falha não acontece. Numa das vezes que levei o carro ao mecânico por conta desse problema, ele passou o carro no computador e viu que a central estava programada para reconhecer gasolina ao invés de etanol. Ele fez a mudança pra que o etanol fosse reconhecido, mas mesmo assim o problema persistiu.
Li alguns tópicos aqui no fórum e na internet e, pelo o que notei, esse problema de abastecer no álcool é recorrente, correto? E, aparentemente, é uma falha que não tem conserto.
Alguém por aqui passou por uma situação semelhante e teria alguma dica sobre o que fazer para ao menos amenizar o problema?
Agradeço desde já a atenção de todos.
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Olá boa noite meu nome é mauro, tive esse mesmo problema com meu corsa maxx 1.4 2008 isso acontece porque o carro não faz reconhecimento correto do combustível, você terá que fazer o reconhecimento forçado com scanner e abastecer o tanque com apenas um tipo de combustível
...corsa nao e um carro e o carro...
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Olá, Mauro. Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela resposta!
Essa solução que você sugeriu resolveu de vez o problema? Porque quando levei ao mecânico, ele disse que realmente o carro não estava fazendo o reconhecimento correto do combustível (estava reconhecendo gasolina quando, na verdade, deveria reconhecer álcool). O mecânico fez o reconhecimento forçado e o carro funcionou normalmente até o momento em que fui abastecer de novo. Depois que abasteci, no dia seguinte o carro voltou a apresentar o mesmo problema. O curioso é que abasteci com álcool, mesmo. Não misturei gasolina nem nada do tipo.
Você sabe dizer se tem alguma peça que possa ser trocada pra que o carro faça o reconhecimento correto?
Mais uma vez, te agradeço pela resposta!
Essa solução que você sugeriu resolveu de vez o problema? Porque quando levei ao mecânico, ele disse que realmente o carro não estava fazendo o reconhecimento correto do combustível (estava reconhecendo gasolina quando, na verdade, deveria reconhecer álcool). O mecânico fez o reconhecimento forçado e o carro funcionou normalmente até o momento em que fui abastecer de novo. Depois que abasteci, no dia seguinte o carro voltou a apresentar o mesmo problema. O curioso é que abasteci com álcool, mesmo. Não misturei gasolina nem nada do tipo.
Você sabe dizer se tem alguma peça que possa ser trocada pra que o carro faça o reconhecimento correto?
Mais uma vez, te agradeço pela resposta!
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não tem peça q reconheça o combustível, na verdade a central fica o tempo todo analisando o funcionamento e modificando o funcionamento do motor, mas essa maravilha do flex tem horas q a central se perde e fica travada até q seja forçado esse reset, pq sozinha ela não se acha mais....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Opa, obrigado pela resposta e pelo esclarecimento em relação ao reconhecimento de combustível. Pelo jeito, então, é bom levar o carro ao mecânico de vez em quando pra ele forçar o reconhecimento.
A única coisa que achei estranha no meu caso foi o fato do mecânico ter feito esse procedimento com álcool e o carro ter voltado a apresentar o problema assim que enchi o tanque (sendo que abasteci somente com álcool também, então teoricamente não era pra dar problema no reconhecimento).
A única coisa que achei estranha no meu caso foi o fato do mecânico ter feito esse procedimento com álcool e o carro ter voltado a apresentar o problema assim que enchi o tanque (sendo que abasteci somente com álcool também, então teoricamente não era pra dar problema no reconhecimento).
- José Leal
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Quando abastece o carro, a central entra em modo de "reconhecimento", para saber o que está queimando. O problema é quando algum sensor está bichado (especialmente sonda), a central fica perdida. Daí não adianta forçar o reconhecimento, que toda vez que abastecer vai dar problema.
Experimente fazer a leitura da sonda em modo contínuo, via escâner. Se ela estiver preguiçosa para alterar a leitura, há uma grande chance de ser ela a causadora do problema.
Por fim, recomendo que ao reabastecer, especialmente quando mudar de combustível, andar uns 20 min.
Experimente fazer a leitura da sonda em modo contínuo, via escâner. Se ela estiver preguiçosa para alterar a leitura, há uma grande chance de ser ela a causadora do problema.
Por fim, recomendo que ao reabastecer, especialmente quando mudar de combustível, andar uns 20 min.
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Olá, pessoal. Apenas para atualizar o tópico, finalmente encontrei tempo para levar o carro ao mecânico.
Ele fez a leitura da sonda lambda e verificou que ela estava funcionando corretamente. No scanner, não foi apontado nenhum tipo de erro. A central estava programada para já reconhecer o etanol (o que faz sentido, já que tenho abastecido sempre com álcool e andado de 15 a 20 minutos após o abastecimento).
Nesse um mẽs desde a última postagem nesse tópico, segui os conselhos de todos aqui (os quais eu agradeço muito).
Notei que agora o carro dá apenas uma falhada pela manhã (e ela vem acontecendo de maneira mais esporádica, sendo recorrente nos dias mais frios). Essa falha é a mesma que expliquei no início do tópico: dou a partida, a rotação do carro fica um pouco abaixo dos 1000 rpm, e nas primeiras aceleradas ele quase morre, mas logo recupera.
Observei que essas falhas estão agora restritas apenas à parte da manhã.
Fora isso, o carro tem funcionado normalmente.
Tenho agora apenas uma dúvida: ao abastecer, principalmente em casos onde o carro irá ficar fazendo trajetos urbanos curtos (< 7km), tem algum problema pedir pra encher o tanque? Ou é melhor abastecer sem encher tudo (até por volta de 85% da capacidade, por exemplo)? Isso está relacionado, de alguma forma, a essas falhas?
Ele fez a leitura da sonda lambda e verificou que ela estava funcionando corretamente. No scanner, não foi apontado nenhum tipo de erro. A central estava programada para já reconhecer o etanol (o que faz sentido, já que tenho abastecido sempre com álcool e andado de 15 a 20 minutos após o abastecimento).
Nesse um mẽs desde a última postagem nesse tópico, segui os conselhos de todos aqui (os quais eu agradeço muito).
Notei que agora o carro dá apenas uma falhada pela manhã (e ela vem acontecendo de maneira mais esporádica, sendo recorrente nos dias mais frios). Essa falha é a mesma que expliquei no início do tópico: dou a partida, a rotação do carro fica um pouco abaixo dos 1000 rpm, e nas primeiras aceleradas ele quase morre, mas logo recupera.
Observei que essas falhas estão agora restritas apenas à parte da manhã.
Fora isso, o carro tem funcionado normalmente.
Tenho agora apenas uma dúvida: ao abastecer, principalmente em casos onde o carro irá ficar fazendo trajetos urbanos curtos (< 7km), tem algum problema pedir pra encher o tanque? Ou é melhor abastecer sem encher tudo (até por volta de 85% da capacidade, por exemplo)? Isso está relacionado, de alguma forma, a essas falhas?
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