[DÚVIDA] - Troca de radiador do sistema de arrefecimento

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
awaked
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Re: [DÚVIDA] -

Mensagem por awaked »

Foxjoabe escreveu:É.... 😓 to com mais dúvida ainda... Eu já estava quase comprando o da visconde e trocando eu mesmo, agora fiquei confuso. Pois também ma Accioly aqui vende original e visconde e lá a loja é muito boa compro a vários anos lá e nunca tive problemas, mas fiquei com receio pq o carro já tende a aquecer quando ligo o ar, será que não teria uma outra marca a não ser a original?? Essa valeo como é ??
A Valeo é quem fabrica o radiador que a GM embala em alguns carros. Ela também faz os radiadores originais de vários VW. Não é a única fornecedora porque a fábrica troca algumas vezes durante os anos.

No caso do meu Corsa, por exemplo, o radiador original é BEHR. A GM só comprou deles e instalou no carro.

Vejam aí qual a marca do radiador de vocês com problemas e pesquisem essa marca em auto peças.
Bange
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Foxjoabe,

O catálogo não apresenta produto direto para 2001/2002 1.6 MPFI 8V com AC (Ar Condicionado).

Mas mostra o cód. 12562, com a observação de "UNIFICADO", e pode ser que englobe tanto EFI como MPFI...

Melhor entrar em contato com eles> http://www.radiadoresvisconde.com.br/contatos.html
Bange

Mensagem por Bange »

Foxjoabe, não justifica o AC ligado esquentar o motor... salvo se o vazamento baixar muito o volume da água...pois o sistema de ventilação é quem controla isso, mas ele também depende da VT, do sensor de temperatura, da vazão/fluxo de água (bomba e radiador), eficiência das velocidades 1 e 2 dos eletroventiladores.

Como tá vazando água, o radiador tem que ser trocado, mas não pense que o problema do aquecimento será resolvido, pois vc. pode ter um segundo problema nos componentes que citei...tem que avaliar.

Como sou muito neurótico com temperatura de motor, sugiro vc. dar uma olhada em http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight= ... mesmo que seu modelo/motor/ECU não sejam iguais, dá pra correlacionar e tirar algumas conclusões.
Foxjoabe
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Foxjoabe »

Bange escreveu:Foxjoabe, não justifica o AC ligado esquentar o motor... salvo se o vazamento baixar muito o volume da água...pois o sistema de ventilação é quem controla isso, mas ele também depende da VT, do sensor de temperatura, da vazão/fluxo de água (bomba e radiador), eficiência das velocidades 1 e 2 dos eletroventiladores.

Como tá vazando água, o radiador tem que ser trocado, mas não pense que o problema do aquecimento será resolvido, pois vc. pode ter um segundo problema nos componentes que citei...tem que avaliar.

Como sou muito neurótico com temperatura de motor, sugiro vc. dar uma olhada em http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight= ... mesmo que seu modelo/motor/ECU não sejam iguais, dá pra correlacionar e tirar algumas conclusões.
Entendo, mas eu acho que o radiador encontra-se entupido ou avariado, por isso que estou meio com receio. A não ser que isso nao interfira no aquecimento. Se não me informe ai. valeu
Bange

Mensagem por Bange »

Foxjoabe, alguns radiadores são passíveis de reparos de solda e de troca do selo de vedação, mas acho que só compensa em situações como fora de linha ou caríssimos, o que não é o seu caso.

Se vc. tiver certeza de que o radiador é novo e puder ser reparado, até vale a pena...caso contrário é como o cara da loja já te disse... pode não dar certo após varetar, pois a corrosão (se for entupimento por detritos de corrosão), pode ter provocado um afinamento das paredes e bordas dos tubos e aí vai ser um serviço por pouco tempo.

Um entupimento pode ser sim uma das causas de aquecimento e sem desmontar nada e usando um produto próprio para limpeza, pode-se ter uma ideia, pois certamente haverá alguma melhora... mas como no seu caso já existe um vazamento e vc. não tem como solucionar sem um profissional da área, é melhor substituir logo e a forma mais barata (independente de ser original ou paralelo), é vc. mesmo fazer, pois não é difícil e vc. economizará na mão-de-obra.

Mas se vc. não tiver ferramental e/ou habilidade, paga pra trocar, pois um super aquecimento poderá causar um prejuízo 10 vezes maior que um radiador original ou 20 vezes o de um paralelo com retífica, peças e mão-de-obra...
Foxjoabe

Mensagem por Foxjoabe »

Bange escreveu:Foxjoabe, alguns radiadores são passíveis de reparos de solda e de troca do selo de vedação, mas acho que só compensa em situações como fora de linha ou caríssimos, o que não é o seu caso.

Se vc. tiver certeza de que o radiador é novo e puder ser reparado, até vale a pena...caso contrário é como o cara da loja já te disse... pode não dar certo após varetar, pois a corrosão (se for entupimento por detritos de corrosão), pode ter provocado um afinamento das paredes e bordas dos tubos e aí vai ser um serviço por pouco tempo.

Um entupimento pode ser sim uma das causas de aquecimento e sem desmontar nada e usando um produto próprio para limpeza, pode-se ter uma ideia, pois certamente haverá alguma melhora... mas como no seu caso já existe um vazamento e vc. não tem como solucionar sem um profissional da área, é melhor substituir logo e a forma mais barata (independente de ser original ou paralelo), é vc. mesmo fazer, pois não é difícil e vc. economizará na mão-de-obra.

Mas se vc. não tiver ferramental e/ou habilidade, paga pra trocar, pois um super aquecimento poderá causar um prejuízo 10 vezes maior que um radiador original ou 20 vezes o de um paralelo com retífica, peças e mão-de-obra...
Obrigado pela explicação Bange eu vou ver se consigo ver esta semana aqui perto do meu trabalho, eu comprando devo troca-lo eu mesmo no domingo, não tem nenhum misterio não né ? ..
Vou ver se acho um da Valeo como mencionado acima, dando tudo certo posto aqui, Valeu e obg
Foxjoabe

Mensagem por Foxjoabe »

Só pra constar não troquei ainda o radiador mas coloquei a VT no lugar e o problema do aquecimento foi resolvido.

preço da VT orginal accioly R$: 52,00 em breve colocarei o radiador.

abraços
MachDown
:: GSI ::

Mensagem por MachDown »

Vou botar minhas experiências

Na Pickup Corsa:
Estourou a vedação lateral, reparo saiu R$60,00, novo era 180,00
Andei 1,5 ano até vende-la e nunca me incomodou

Na Montana:
Estourou a vedação lateral tb (dizem ainda q radiador de Corsa C é fraco)
Reparo saia R$130,00, um novo original, R$350,00, mas estava difícil de encontrar, e o Visconde R$180,00 no Koga Koga, comprei este mesmo, pesquisei antes e tudo mais só boas indicações
Andei 1,5 ano até vende-la e também nunca me incomodou, usava AC direto

Da Montana troquei em casa
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> viewtopic.php?t=76534
Foxjoabe

Mensagem por Foxjoabe »

MachDown escreveu:Vou botar minhas experiências

Na Pickup Corsa:
Estourou a vedação lateral, reparo saiu R$60,00, novo era 180,00
Andei 1,5 ano até vende-la e nunca me incomodou

Na Montana:
Estourou a vedação lateral tb (dizem ainda q radiador de Corsa C é fraco)
Reparo saia R$130,00, um novo original, R$350,00, mas estava difícil de encontrar, e o Visconde R$180,00 no Koga Koga, comprei este mesmo, pesquisei antes e tudo mais só boas indicações
Andei 1,5 ano até vende-la e também nunca me incomodou, usava AC direto

Da Montana troquei em casa

Boa valeu, eu vou colocar o Visconde mesmo, o reparo saiu a 140,00 achei caro, mais eu nao vou colocar agora nao, esse vazamento é cronico esta a muito tempo e nem baixa a agura direito depois que eu coloquei a VT no lugar, só vou trocar mesmo pq radiador é fogo ne mais ainda que eu viajo bastante. Daqui um tempo eu coloco e posto valeu abraço obg.
MachDown
:: GSI ::

Mensagem por MachDown »

Xiiii ó lá, me confundi todo kkkk
Olha o tópico que criei na época http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=63077
Se quiser tenho ainda as fotos de quando troquei..
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> viewtopic.php?t=76534
Responder