[DÚVIDA] - EFI 1.0 com cabeçote de 1.4

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MarcosCampanhã
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Mensagem por MarcosCampanhã »

O cabecote esta taxado e o ponto um pouco adiantado. Eu precisaria do modulo, chicote, coletor, distribuidor e o sensor hall na roda fonica (acho que e isso) ou tem como manter o distribuidor do efi???
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Mensagem por SemControle »

pra fazer virar um MPFI e direito, ja comecaria rancando o cabecote com tudo q tem nele.............
tem topico q tira toda essa coragem de quem quer se aventurar.....o bom q vc ja chegou até no pontos dos sensores...... simplesmente pegar tudo q tem ai e tirar...colocar tudo novo do MPFI, nem a bomba de combustivel se salva.....até o cabecote q ta contente pensando em manter é diferente....

de boa, do jeito q ele esta, por tudo q passou e nao admitir q ta uma coxa de retalhos é ser muito otimista, ele esta andando, parece bom e tudo.....no dia q ver ele redondinho mesmo vai parar e pensar na lastima q ele estava......
vc teria q gastar e muito pra chegar no ponto de dizer q ele esta 0 e pronto pra qq preparacao, so q pra isso antes de resolver investir na "restauracao", tem q pensar o q quer da vida, um turbo, MPFI, ou os 2 juntos....

vc tem q por no papel o q vai fazer e todas as pecas q vai precisar.....nessa de dar a loka a comprar coisas, qnd fui juntar pra montar o turbo eu tinha pecas pra montar 2 turbos diferentes ja.....tinha jogo de bicos pra 400cv, tinha controlador e suplementar, tinha 2 turbinas, muito $$ jogado fora por nao ter um planejamento previo...a retifica saiu quase por conta apenas das pecas q nao ia usar e revendi
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Mensagem por SemControle »

pra passar o tempo e tirar um pouco da coragem...ou endoidar de vez, vai saber.... 8)
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

MarcosCampanhã escreveu:O cabecote esta taxado e o ponto um pouco adiantado. Eu precisaria do modulo, chicote, coletor, distribuidor e o sensor hall na roda fonica (acho que e isso) ou tem como manter o distribuidor do efi???
Ah, então é por isso que ele anda bem no álcool...

SemControle, li o outro tópico e o que o pessoal mais fala é sobre legalizar o motor. Pelo que já vi, não tem problema nenhum, mesmo com o aumento de potência. Sem jeitinho brasileiro nem nada, é possível sim legalizar o motor novo com a adição de potência. O mais importante é que o motor novo seja de procedência correta, que tenha baixa no antigo chassi e nota fiscal de compra.
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Mensagem por SemControle »

tem lugares q nao legaliza mais, nem com jeitinho, eles usam a numeracao do bloco do motor, q ja tras a cc e ja era.....

agora colocar um EFI pra ser MPFI sem nem envolver a questao de legalizar, é muita grana....
pensar em algo certinnho, vc envolve o cabecote e o q tiver no caminho pro filtro de ar....
envolve colocar 4 bicos e o q tiver no caminho até dentro do tanque....
chicote, central, e muitos sensores, vamos dizer q um sensor q é 100% aproveitavel seria a sonda lambda, mas seria até uma economia porca a essa altura do campeonado querer aproveita-la.....

ai eu falo, a MO de fazer sozinho nao é tao simples, tem acesso a um torkimetro? to falando de fazer corretamente, ja vi oficina mexanica trocar junta de cabecote com torke no braco, sem torquimetro, vai ver comecou ai a novela de danificarem o cabecote original.....
sem contar nisso de deixarem algo cair dentro do cambio e ter q trocar, nao tem como conseguir isso tao facilmente assim, tem q ser bem artista.....mas sao coisas a serem consideradas em fazer as coisas em casa e sem ferramentas....
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Mensagem por Marcos Campanhã »

Cara, essa ultima vez em que eu levei o meu pra oficina realmente eu vi que os caras nõ estão nem aí.
Vc deve se lembrar que comentei sobre o coletor em outro topico, pois bem o filho de uma santa mãe do mecanico trabalho com uma baita de uma vontade que acho que ele está me esperando até hoje pra saber a solução da troca do coletor. Meu, o cara conseguiu empenar dois prisioneiros do coletor e quando ia mexer no meu carro não tinha aquela delicadeza pra olhar e mexer, era como se aquili estivesse atrapalhando ele e então fazia as coisas com pressa e de qualquer jeito.
Eu nunca mais levo meu carro nesse cara, até uma vela ele ia colocar com o gap totalmente fechado se eu não avisasse.
Eu ja cheguei a desmontar o cabeçote inteiro do meu carro, inteiro mesmo (peça por peça) só pra trocar retentores de valvulas e limpar o mesmo (loucura) e assim que montei dei uma volta no quarteirao pra testar e em seguida fui peguei a estrada. Tudo é uma questão de cuidado e conhecimento.
Referente aos sensores, a maior parte deles são aproveitaveis sim (map, tps, iac, lambda) não sei o de temperatura, mas acredito que sirva tbm. agora o sensor hall ja nao serve pq do efi vai no distribuidor e o mpfi no motor.
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Mensagem por Marcos Campanhã »

Cara, eu posso dizer o seguinte:
Depois de inumeras experiencias ruins com mexanicos, eu posso me considerar muito mais mecanico do que varios que existem por aí.
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Mensagem por SemControle »

mas desmontar e montar ele continua como ta.....
desmontar e montar bastar prestar atencao na desmontagem pra seguir a ordem inversa e pronto....
mas sem saber consertar sem saber encontrar o problema vai continuar como esta.....
se for fazer a adaptacao pra mpfi vai ver q toda essa teoria q é facil nao é assim nao....pelo menos pra fazer direito e bem feito....ja comeca por resolver os problemas q tem hj no carro....nem sei se o efi tem roda fonica, e se tem se por acaso é compativel com o sistema do mpfi, senao é outra adaptacao.....

como trocador de pecas vc ta muito bem.....como bom mecanico pra descobrir e resolver problema, vc se saindo um mexanico sempre criando um remendo

como eu disse, funcionar o carro ta funcionando, vc até acha q ta bom, porem so de falar como ta, ja da pra ver q pra chegar no q seria o correto, esta bem longe...
se quer fazer as coisas em casa, vai ter q investir em estudo e ferramentas....como eu disse antes, por enquanto ta um otimo trocador de pecas......e vale até investir em estudo e se tornar um bom mecanico, o q menos tem hj em dia é mecanico q pega um carro e vai investigar o problema e consertar, os pikaretas so querem pegar trocar qq coisa e entregar o carro pra receber.....

e cada mexanico q vc encontra.....pra ruim os caras ainda tem q melhorar muito....

nao deve ser a verdade q queria ouvir, mas de olhar os caras fazerem errado nao aprende a fazer certo....
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Mensagem por Marcos Campanhã »

Concordo com vc, mas antes de sair trocndo peças eu pesquiso bastante o tipo d problema e o que poderia causar determinado problema. Como eu ja citei aqui, se eu fosse trocar todas as peças que ja apareceram na ECU eu teria trocado o carro todo...rsrs
Algumas coisas que eu troquei, fiz pq eu quis mesmo: velas, cabos e sonda lambda. o distribuidor eu troquei pq o hall estava com defeito mesmo e não valia a pena trocar apenas o sensor.
Eu costumo comprar as ferramentas que vou utilizar, ja tenho ferramentas aqui suficiente para abrir uma oficina pra mim, se eu tivesse espaço compraria um elevador e um compressor pq até o torquimetro eu comprei já.
Tenho vontade de comprar um Kaptor, mas é caro pra caramba...rsrs
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Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:tem lugares q nao legaliza mais, nem com jeitinho, eles usam a numeracao do bloco do motor, q ja tras a cc e ja era.....
Eu tive problemas com o motor de um Monza que tive. Quando fui transferir para meu nome, o camarada tirou o decalque do número do motor e ao bater com o chassi, o motor era de outro carro. Consegui a NF com o antigo dono e desenrolei tudo. Seria o mesmo caso de pegar um motor VHCE e colocar no lugar de um EFI.
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chicote, central, e muitos sensores, vamos dizer q um sensor q é 100% aproveitavel seria a sonda lambda, mas seria até uma economia porca a essa altura do campeonado querer aproveita-la.....
Eu sinceramente não sabia que precisava trocar o cabeçote para fazer essa conversão. Achei que era somente do coletor para trás. Obviamente, como vc disse, os bicos, bomba, módulo de IE tb seriam trocados. Os custos seriam muito altos, mas traria o benefício de maior potência e economia.

Acompanhando o tópico, para saber o desenrolar da história.
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