[DÚVIDA] - dar um up aspirado na cavalaria do corsa 1.4 efi

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Avatar do usuário
frank_bolacha
:: Wind ::
Mensagens: 10
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Registrado em: Quinta-feira 03 2012f Maio 2012 10:36:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por frank_bolacha »

SemControle escreveu:o 1.4efi tem 60cvs=os primeiros 1.0mpfi, so tem um pouco mais de torque
logo tirar 100cvs aspirando, é o mesmo q tirar leite de pedra
acho que até daria pra chegar nos 100cvs mas o custo não seria viável.
gabrielniit10 escreveu:É realmente, ganhar uns 40cv num projeto aspro é mais complicadinho..
Se eu fosse o amigo esqueceria os 100cv e fazia os up's por diversão para ir sentindo os resultados, ai no final mete num dyno pra aferir a potencia que conseguiu! ;D
pior que vai ter que ser assim mesmo.
quanto ao volante aliviado por que vc não gostou?
andre pirituba escreveu:Melhor custo beneficio para ti é turbinar!
com certeza seria a melhor opção, mas aqui em curitiba não legaliza mais e não tava afim de ficar me esquivando dos cops.
Ealvarez escreveu:Tive um corsa igual ao seu e consegui 96cv.

Se te ajudar, você pode fazer o seguinte:

Trocar o comando pelo 1.6, mas de acionamento hidráulico (vai ter um retrabalho, mas funciona..)
Preparar o cabeçote (aumento das válvulas de admissão e escape)
Taxar o cabeçote de 9.5 para 10.5
aumentar a pressão do bico de 0,8bar para 1,2 bar
mudar o ponto de ignição no distribuidor
colocar um coletor de escape dimensionado (no meu caso o 4x2x1 funcionou melhor que o 4x1)

Para colocar um cabeçote de 16v, você vai ter que adaptar todas as mangueiras e correias do motor; mudar a ignição de distribuidor para bobina dupla e mudar o coletor de admissão.

Para rodar no álcool, vai faltar taxa e a sua injeção não é programável, portanto não tem como mudar os mapas.

Sobre o volante do motor, cada um tem uma opinião, mas resumindo é o seguinte: se você quer subida de giro rápido e aceleração mais rápida, faça, caso você queria manter uma velocidade constante, não faça porque a energia potencial será desperdiçada.

Mas se for mudar a injeção para MPFI, Fueltech ou outras semelhantes, tire o seu cabeçote e colooue o cabeçote do 1.4 roletado que é mais eficiente.

Abs
com certeza ajuda sim, o cabeçote 16v já descartei vai dar muito trabalho. pensei em seguir suas dicas, uma inj. prog. e mais os bicos do 1.4 flex deve dar um resultado bom depois de acertado.
abs.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26975
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

muito otimista esse rendimento aspirado num 1.4EFI
so com essas mudancas, coletor nao tem receita, depende do q se quer faz com diversos tipos de dutos, as valvulas tmb nao tem segredo, pra aspirado tem truques....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:muito otimista esse rendimento aspirado num 1.4EFI
so com essas mudancas, coletor nao tem receita, depende do q se quer faz com diversos tipos de dutos, as valvulas tmb nao tem segredo, pra aspirado tem truques....
Naõ acho que seja otimista...

Eu atingi essa potência na rotação de corte a 6.400.


De qualquer forma, se você quiser eu posto para você o gráfico do dyno.

Abs
Avatar do usuário
frank_bolacha
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 03 2012f Maio 2012 10:36:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por frank_bolacha »

Ealvarez escreveu: Naõ acho que seja otimista...

Eu atingi essa potência na rotação de corte a 6.400.


De qualquer forma, se você quiser eu posto para você o gráfico do dyno.

Abs
mas na questão do custo, quanto sairam mais ou menos as modificações.
pra ver se vale a pena, pois se não me engano um 1.6 tem 92cv.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26975
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas o 1.6MPFI tem 92cvs, tem um topico com receita pra chegar a 115~125cvs no 1.6, e nao é tao simplista e nem tao baratinha tmb, se bobiar ja envolve mais mudancas q a ideia original do topico
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

frank_bolacha escreveu: mas na questão do custo, quanto sairam mais ou menos as modificações.
pra ver se vale a pena, pois se não me engano um 1.6 tem 92cv.
Isso é você que precisa verificar, pois cada lugar é um preço; mas para te ajudar você pode fazer o seguinte:

1. Custo de preparar o cabeçote, incluindo a troca das válvulas e comando;
2. Troca do sistema de escape;
3. Troca do refil da bomba de combustível pela do MPFI (3bar)
4. Mão de obra.

É isso.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26975
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a troco de q essa bomba? o regulador de pressao vai fazer o carro trabalhar com 0,8 da mesma forma.....e de q adianta enfiar combustivel so pra desperdicar?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
frank_bolacha
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 03 2012f Maio 2012 10:36:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por frank_bolacha »

SemControle escreveu:mas o 1.6MPFI tem 92cvs, tem um topico com receita pra chegar a 115~125cvs no 1.6, e nao é tao simplista e nem tao baratinha tmb, se bobiar ja envolve mais mudancas q a ideia original do topico
continuo com a idéia original, mas dependendo do custo aqui em curitiba acho que seria mais viável trocar de carro pelo 1.6.
já tive um corsa gl 1.6 mecânica ótima, andava bem.
Avatar do usuário
frank_bolacha
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 03 2012f Maio 2012 10:36:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por frank_bolacha »

Ealvarez escreveu:
frank_bolacha escreveu: mas na questão do custo, quanto sairam mais ou menos as modificações.
pra ver se vale a pena, pois se não me engano um 1.6 tem 92cv.
Isso é você que precisa verificar, pois cada lugar é um preço; mas para te ajudar você pode fazer o seguinte:

1. Custo de preparar o cabeçote, incluindo a troca das válvulas e comando;
2. Troca do sistema de escape;
3. Troca do refil da bomba de combustível pela do MPFI (3bar)
4. Mão de obra.

É isso.
vou começar a fazer a cotação dos preços por aqui.
vlw.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16634
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Frank,

Para ter um 1.6 é necessário comprá-lo zerinho com nota para constar no doc.

Aqui em SP existem motores novos a venda na Accioly, Metronorte e Crestana. Saem com nota, tudo certinho para você poder legalizar numa boa no PR.

Sei de uma coisa, tenho um 1.6 origineba, retificado e andando forte num Corsa Hatch.

Acredito que ao prepará-lo do zero, vc vai gostar da brincadeira.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”

Clube do Corsa - Fórum do Chevrolet Corsa