[DÚVIDA] - Up no 1.4 econoflex, melhorar em baixa rotação?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pelo menos na teoria deveria parar antes entao, mas é akilo, massa tirada do centro acho q muda o conceito, e fica menos perceptivo, tanto na subida do giro como na queda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
maxcwb
:: Super ::

Mensagem por maxcwb »

Obs 2: no fato citado 80% da massa retirada estava nas bordas, onde há a maior diferença em termos de "energia acumulada".

Abs pra turma!
SemControle

80% de massa vc ja nem tem mais volante....os caras tao partindo pra violencia total.....qnt pesa o original?

ja to pensando na proxima troca de embreagem vai ser com volante, pq pelo menos comigo estaria indo pro 3° passe no volante :D e ja nao quero o mesmo assim...

pelo menos andando nao seria essa subida de giro violenta q tornaria o cambio curto, e passaria a impressao de andar muito?
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

Obs 3: o volante foi aliviado 46,5%, da massa que foi retirada, praticamente toda ela (80%) saiu das bordas, onde dá mais diferença.

No caso, o volante original pesa 7,3kg, o usado pesa 4,0kg e existem modelos na casa de 3kg. Tendo em vista que o diâmetro é muito maior que o disco de embreagem, sobra espaço entre a fixação do platô e a cremalheira para a retirada de material mantendo um desenho e uma espessura condígna do uso do dobro da potência do motor, usando a embreagem original.

Deixa eu entender: você parte de 1000rpm em 2° para 7500rpm em 2° em um intervalo de tempo de 4s com o volante original. Com o aliviado você também parte de 1000rpm até 7500rpm também em 2° (com a mesma caixa, a mesma relação de marchas, os mesmos pneus....) com um intervalo de tempo menor - isso significa que que ele está vencendo a mesma distância, com a mesma velocidade - PORÉM - em um intervalo de tempo menor.

Imagino que isso sifnifique contretamente que o carro está andando mais, ou em outras palavras: chegando "antes" a esse velocidade e distância se comparado com o carro completamente original.

Opinião pessoal: aprecio a "grudada no banco" quando piso fundo no acelerador.
Abs pra turma!
SemControle

maxcwb escreveu:Deixa eu entender: você parte de 1000rpm em 2° para 7500rpm em 2° em um intervalo de tempo de 4s com o volante original. Com o aliviado você também parte de 1000rpm até 7500rpm também em 2° (com a mesma caixa, a mesma relação de marchas, os mesmos pneus....) com um intervalo de tempo menor - isso significa que que ele está vencendo a mesma distância, com a mesma velocidade - PORÉM - em um intervalo de tempo menor.
eu acho q a distancia seria algo mais preciso pra definir
vamos chutar os 100Mts, original pode cravar uns 5seg, passando a 80km/h, enquanto com volante aliviado, deve chegar nesses 80km/h antes dos 100mts e me menos de 5seg, o q faria por ex cruzar os 100mts a 4seg em 100km/h

teria um 0a 100 mais rapido, e ainda acho q a subida rapida de giro, fazendo pedir marcha constante, deixe o cambio curto e akela impressao q esta andando muito mais, mas na verdade ele esta chegando no giro alto, troca de marcha mais rapido apenas, a relacao rotacaoXvelocidade se mantem, com volante original, mais pesado ou até mais leve
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

Veja,

O Carro com volante mais leve não pode passar antes dos 100m em relação ao com volante mais pesado, simplesmente porque não foi alterada a relação de marcha e rotação do motor. Cada volta do virabrequim do motor - em 2° marcha por exemplo - vai percorer uma distância X em metros, seja com o volante leve ou pesado.

Logo, ambos atingirão 80km/h em 100m - contudo, enquanto o original atingir em 5s, o aliviado irá atingir em 4s (hipotéticamente).

Imaginemos um motor do corsa 1.8 instalado em um corsa 1.0 com o câmbio do 1.0. Não se terá a impressão que está andando mais rápido, terá a certeza que ele está adando mais rápido.

A caixa é um mero conversor de torque, se você tem mais força no motor, precisa ter uma relação de conversão menor. Então no caso de colocar o motor 1.8 com a caixa do 1.0, o giro também iria subir muito rapidamente - contudo é errado dizer que haveria uma impressão de que está andando muito mais.

O termo correto seria: "tem-se a impressão que o câmbio ficou mais curto" e não "akela impressao q esta andando muito mais" - porque efetivamente estará andando mais.

Agora, ao que me recorde, qualquer preparação (turbo, nitro, blower, "apirado"...), também deixa a "impressão que o câmbio ficou mais curto", inclusive quando essa preparação atua desde os regimes mais baixos.

Bom, se colocar 500km no porta malas, a 2° marcha vai durar uma eternidade até "entregar" a tarefa para a 3° marcha, tendo a impressão que o câmbio ficou mais longo, o mesmo acontece se vc desligar 1 cilindro de qualquer motor 4 cilindros.

Não sei, mas me parece que o objetivo pretendido até agora é melhorar o desempenho - certo?
Gustavo GTO
:: Wind ::
Contato:

Mensagem por Gustavo GTO »

Se quer algo mais simples, instale um amplificador no sistema de ignição para poder aumentar o gap das velas, optimizando a queima de combustivel....

Desmiolar o calalizador e depois adicionar um tubo interno para não ressoar na câmara vazia... não precisa de coletor 4x1 pois ele já é assim no original...

Melhore a entrada de ar para o filtro, abrindo mais o bocal frontal, mas nunca instale filtro esportivo dentro do compartimento do motor, pegando ar quante dos coletores, sempre busque o ar de fora!!!

Aliviar o volante já seria para uma outra etapa, de preparação mais forte, assim como polimento de dutos, aumento das valvulas ou turbina!!!
GTO Hot Performe
www.gtohot.com.br
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

considerações livres:

1 - As velas iridium (sejam denso ou ngk) podem produzir o mesmo efeito do amplificador de ignição, com o benefício de não poluir o sistema elétrico com elevado nível de ruído (EMI). Em um momento onde existem níveis rígidos de EMI onde até mesmo algumas "ventoinhas" são reprovadas, é bom levar isso em conta.

2 - Medições que eu realizei e qualquer um pode repetir para chegar a mesma óbvia conclusão: acima de 40km/h, há tanto ar passando pelo cofre que tanto faz você captar ar atrás do farol, no para-lamas ou diretamente na frente da boca da tbi. Medi com termistor 7 pontos diferentes do cofre do motor, todos eles tinham a mesma temperatura: quando muito 3 graus acima da temperatura ambiente até 40km/h. A 100km/h isso cai para menos de 1°C. Porque até hoje ninguém repetiu as medições? Seria o fim do CAI?

3 - Assim como o nitro tem variações de "potência", o volante pode ter variações de massa. Um volante de uso civil - no caso do corsa 1.4 com 5,4kg - pode ser usado em um carro "original". No entanto, já atendi a um pedido de volante na casa de 3kg - isso já considero um uso agressivo.

O interessante no caso do volante do motor é a possibilidade de também trocar o retentor do virabrequim e o kit de embreagem - tudo com a mesma mão de obra.

Abs pra turma!
Gustavo GTO
:: Wind ::
Contato:

Mensagem por Gustavo GTO »

Mas se o colega quer melhora a saída do carro, seria muito bom considerar nosso país tropical, com o coletor do motor a mil graus e o transito das ruas... creio que qualquer ponto de admissão que busque esse ar será prejudicado!!!

Abs!
GTO Hot Performe
www.gtohot.com.br
maxcwb

Mensagem por maxcwb »

Observe que o coletor emite muito calor por irradiação e não necessariamente por convecção - algo que o radiador é muito mais "nocivo" em termos de "ar quente" prejudicial a admissão (em especial quando a ventoinha liga...).

Aproximadamente entre 15 e 20°C seria a temperatura acima da ambiente - medida nos 7 pontos do motor - quando o carro fica parado em congestionamento por mais de 15 minutos. Se for admitir ar mais frio, teria que pensar em colocar o filtro literalmente fora do cofre do motor - e eu testei isso colocando o filtro encostado na grade dianteira, literalmente "a mostra".

Ressalvo que esses pontos eram os típicos como atrás do farol, perto da tbi, próximo do coletor, próximo do radiador.... uma mistura entre os lugares propositalmente mais quentes e os supostamente mais frios. Enfim, é mais fácil fazer o teste que explicar - kkkk.

Abs pra turma!
Responder