[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
luizpcj
:: Champ ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por luizpcj »

Salve galera, boa tarde!

Eu tive o mesmo problema com meu corsa 2001. verifiquei e busquei tudo o que podia e o problema não resolvia. A ventoinha dele nunca ligava e o carro, normalmente, trabalhava muito perto dos 100º e as vezes até passava dos 100º... como vi em alguns lugares que a ventoinha lenta do corsa aciona em 95º e a forte em 102º (para corsas c/ ar), e não satisfeito nem com as informações nem com o desempenho do carro, que ao meu ver piorava quando ele estava demasiadamente quente, instalei um kit verão (muito utilizado nos tempra) na mangueira do radiador. Comprei por aqui, em qq loja de peças. Para base, tem um anúncio no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cebolo-_JM

A cebolinha eu comprei uma que aciona em 92º e desarma em 86º, se não me engano... com isso o carro trabalha de "cabeça fria" e eu não esquento mais a minha cabeça tb... huauhauhua

A instalação é super hiper simples e resolveu o meu problema... lembrando existem várias cebolinhas diferentes que acionam em temperaturas diferentes (ver na hora de comprar).

Espero que essa minha alternativa ajude a vcs tb... lembrando tb que não ficou nada de gambiarra nem nada de adaptação feia... coloquei esse T com a cebolinha na mangueira que fica embaixo do tubo que liga a frente do carro na caixa do filtro de ar... e nem dá pra desconfiar do danado ali...

Valeuuuu

Luiz
alanflanker

Mensagem por alanflanker »

Galera, fiz a limpeza seguindo o tutorial do Hanz e notei uma melhora na temperatura, está baixando mais rápido e não aquecendo como antes, tirei 2 baldes de água suja. Porém a água está sumindo, a valvula de ar quente estava com problemas, foi retirada e não passa mais água para o radiador de ar quente, semana passada o tubo de fluxo de água estourou, foi trocado e foi aí que fiz a limpeza e coloquei 1 litro de aditivo paraflux verde e 5 l de água (sabendo que o correto 2L de adivito e 4L de água) porém a água continua sumindo, a tampa do reservatório do liquido já foi trocada e não noto nenhum vazamento nos dutos laterais do radiador. Quais outros pontos posso checar?
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

alan,

Sua novela é muito misteriosa.
alanflanker escreveu:Galera, fiz a limpeza seguindo o tutorial do Hanz e notei uma melhora na temperatura, está baixando mais rápido e não aquecendo como antes, tirei 2 baldes de água suja. Porém a água está sumindo, a valvula de ar quente estava com problemas, foi retirada e não passa mais água para o radiador de ar quente, semana passada o tubo de fluxo de água estourou, foi trocado e foi aí que fiz a limpeza e coloquei 1 litro de aditivo paraflux verde e 5 l de água (sabendo que o correto 2L de adivito e 4L de água) porém a água continua sumindo, a tampa do reservatório do liquido já foi trocada e não noto nenhum vazamento nos dutos laterais do radiador. Quais outros pontos posso checar?
Como vc observou a temperatura já baixou com a limpeza do sistema de arrefecimento, mas essa baixa de água pode acontecer por todos os encaixes das mangueiras.

Eu passo por isso hoje com o meu carro, pois umas das mangueiras não se "acomoda" e não veda corretamente um dos dutos do radiador. Este vazamento é por um milimétrico lugar que não consigo acabar com ele. Todos os dias de manhâ o pingo está lá no chão da garagem e não tem santo que resolva isso. Eu completo a água todos os sábados antes de sair com o carro, mas ainda não me dei por vencido e vou conseguir acabar com esse danado.

O que fazer no seu caso?

Todos os dias antes de sair, passe a mão por todos os encaixes de mangueiras com partes plásticas aonde elas se acomodam e procure os possíveis pontos de vazamentos.

Por incrível que pareça quando o carro resfria a pressão diminue e os vazamentos aparecem.

Isso é o que acontece comigo diariamente e isso me deixa realmente muito encucado.

Acredito que no seu caso a água não esteja indo para dentro do motor, porque se isso acontecesse o óleo ficaria branco caracterizando a queima da junta do cabeçote.

Veja aí e nos responda com novas impressões.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
alanflanker

Mensagem por alanflanker »

Pode ser realmente, alguma mangueiraou até por alguma parte dela estar ressecada e aparecem aquelas quebras (tipo solo árido). Não noto vazamento visivel de água como no seu caso, até pensei ser falta de aditivo junto com a água, pois ela evapora a 100º e o liquido eleva a evaporação para 178º, normalmente o carro já trabalha nos 100º e poderia estar evaporando a água e saindo por algum lugar o vapor
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Alan,

Teu caso é um "case"...risis
alanflanker escreveu:Pode ser realmente, alguma mangueiraou até por alguma parte dela estar ressecada e aparecem aquelas quebras (tipo solo árido). Não noto vazamento visivel de água como no seu caso, até pensei ser falta de aditivo junto com a água, pois ela evapora a 100º e o liquido eleva a evaporação para 178º, normalmente o carro já trabalha nos 100º e poderia estar evaporando a água e saindo por algum lugar o vapor
Veja as possibilidades deste vazamento ser em partes quentes do motor, pois quando a água pinga ela evapora instantaneamente.

Abraços!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
Thalison Leite
:: Wind ::

Mensagem por Thalison Leite »

Queria perguntar algo pro SOUSA..

Tudo bem amigo?

Tenho um corsa GSI e estou tendo problemas com temperatura a um tempo, quando ando com ele a ventuinha arma com 94 e desarma com 90 só que quando subo morros e temperatura vai la no 110° mesmo com a ventuinha armada e quando desço morro ou sigo em retas ele refrigera.
Já troquei sensores, bomba dagua, radiador novo, tirei a válvula termostática, já fiz teste com scanner e rodei com ele ligado no carro, ele marcou a mesma temperatura do painel, até a junta do cabeçote ja troquei..=/

Mesmo assim estou rodando só que nunca deixo chegar na zona vermelha, esse fds fui subir uma serra e pensei vou deixar ele até ir na zona vermelha para ver se e esse relógio que está marcando errado mesmo e fui.

Moral da historia: quando o ponteiro foi lá no vermelho e a serra é muita alta de repente ele deu um estouro e a mangueira soltou do radiador de tanta pressão .....=(

E agora?
O que pode ser?
Será que é problema mecânico?

Não sei mais o que faço...
Deivid Andrade

Aquecimento

Mensagem por Deivid Andrade »

E ai galera , tenho um corsa 2002 higth e sempre trabalha aos 90º nunca chegou perto de 100º
não sei se é problema com o painel de vcs ou mesmo problema eletrico com os sensores , mas
não custa nada ir em alguns mecanicos (de confiança) para ver isso ás vezes mais vale a pena vc gastar 100 pratas fazendo uma prevenção doq gastar 3000,00 fazendo todo o motor !!
abraço!
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Me chame no MSN.
Thalison Leite escreveu:Queria perguntar algo pro SOUSA..

Tudo bem amigo?

Tenho um corsa GSI e estou tendo problemas com temperatura a um tempo, quando ando com ele a ventuinha arma com 94 e desarma com 90 só que quando subo morros e temperatura vai la no 110° mesmo com a ventuinha armada e quando desço morro ou sigo em retas ele refrigera.
Já troquei sensores, bomba dagua, radiador novo, tirei a válvula termostática, já fiz teste com scanner e rodei com ele ligado no carro, ele marcou a mesma temperatura do painel, até a junta do cabeçote ja troquei..=/

Mesmo assim estou rodando só que nunca deixo chegar na zona vermelha, esse fds fui subir uma serra e pensei vou deixar ele até ir na zona vermelha para ver se e esse relógio que está marcando errado mesmo e fui.

Moral da historia: quando o ponteiro foi lá no vermelho e a serra é muita alta de repente ele deu um estouro e a mangueira soltou do radiador de tanta pressão .....=(

E agora?
O que pode ser?
Será que é problema mecânico?

Não sei mais o que faço...
Vamos trocar algumas idéias a respeito: sousaman@hotmail.com

Abraços!
Thalison Leite

Mensagem por Thalison Leite »

Ok Sousa vou te add a noite porque aqui no trampo e proibido..=/
Mas mesmo assim obrigado pela atenção..
Caso alguem mais queira me ajudar nessa novela ficaria muito grato...
Abraçosss amigos..
brunoborga

Mensagem por brunoborga »

ola pessoal..
tenho meu corsa desde novembro/09 e praticamente so ando na cidade.
mais como minha mae mora em uma cidade vizinha da minha a 25 km, fui na casa dela fds, quando voltava fui dar uma volta na cidade e a ventuinha ligava com +-95 e desligava com 90.
mais quando peguei a rodovia foi normal . mais foi so chegar na cidade devovo que a ventuinha ligou na hora .
achei estranho pois o motor tinha q ter esfriado oq voces acham??
o dia tava bem quente e seco
outro detalhe q vou providenciar fds a troca da agua do radiador q esta bem suja e ja colocar uma aditivo. espero q resolva. abraço a todos.
Corsa sedan premium 1.4 econoflex

esse vai deixar saudade
Corsa Super MPFI 1.0 97/97  branco

http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 222#588222
Responder