Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Há algum tempo percebo um barulho como um estalo entre peças plásticas quando eu passo a roda de traz em um buraco ou as vezes em trilho de trem, a princípio eu achava que fosse a calota batendo na roda devido ao impacto, mas depois de por borrachas nas calotas vi que vem de outro lugar, então um dia eu vi uma peça branco que corre dentro da suspensão, tem vez que ela fica aparente e tem vez que não, infelizmente na foto que eu tirei ela não estava aparecendo mas a questão é que talvez seja ela a causadora do barulho.
A peça é em plástico (talvez nylon) e fica na região indicada na fota. ALguém sabe a função desta peça e se é possível fixar ela? ou será que o barulho vem de outro lugar?
Não sei, batente de amortecedor é de plástico ou de borracha?
Consgui tirar uma foto da peça.
EU verifiquei toda fixação do parachoque também pois poderia ser algum parafuso solto, mas está muito bem apertado, o mais provável até agora é esta peça branco pois ela está livre e fica movendo ali no eixo da suspensão.
Como falei lá, esta peça branca da foto é fixa, isto é apenas uma tampa do amortecedor. O que acho que esta batendo é a peça preta que fica acima da parte branca. As vezes ela quebra e fica batendo. O meu não tem mais essa peça ha anos, e quando troco o amortecedor eu nao coloco ela. Se ela fica folgada ou quebra, bate paracendo a ala da bateria da escola de samba.
Veja no e-mail como eu expliquei a verificação, se funcionar, poste aqui a resposta.
Até agora ela não apareceu denovo mas assim que ela aparecer vou tentar tirar la, até lá quem sabe alguém não posta uma vista explodida de um amortecedor pra saber a função daquela peça.
lordsansui,
Acho pouco provável esta peça plástica ser a causadora do barulho! Será que o barulho não pode ser causado pelos acabamentos internos do porta malas!?
dj.dhytechno,
Seu caso é bem comum para quem utiliza susp. de rosca.
O barulho deve ser proveniente das molas em contato com a base onde vai a rosca.
Diminui um pouco eses barulho revestindo as molas com uma borracha (mangueira).
Olá, boa noite! Por mais que o CORSA tenha seus males, rss, acho q sempre vou ficar nele,,, Eta carrinho bom!
Então, sobre o tópico, desde que comprei meu carrinho, tenho esses problemas com barulhos na parte traseira do carro. Já tentei quase tudo que achava provável e até agora nda... tive que me acostumar 'c/ eles'.
Quando comprei, eram rodas 13' originais de ferro c/ pneus 165/70 GOODYEAR. rodei assim 1 ano e 3 meses e não consegui resolver, depois comprei as rodas 14" liga-leve usando pneus 185/60 e os barulhos nao mudaram,,, ficaram identicos na epoca das rodas originais. Depois de 7 meses, coloquei susp. rosca,,, e acreditem: TUDO IGUAL, OS MESMOS BARULHOS, nem mais, nem menos!
O que já fiz, tanto nas 3 configurações, rodas 13", rodas 14" e susp. rosca:~
1o - Não uso tampao atras. Uma pq ñ tenho som, e tb pra mim, ñ faz falta. Está sem.
2o - Tirei todas as carenagens das laterais de Plastico. As carenagens msm, ñ só as tampas, q por si só c/ o tempo ficam c/ folgas.
3o - Macaco, chave roda, estepe,,, etc... TUDO SEM tb.
4o - Tirei a 3a luz de freio tb,,,
Ou seja, tudo possivel dentro do porta-malas eu tirei. Na parte de suspensão troquei apenas os coxins que prendem o eixo todo. Mas creio q sem necessidade, pois os originais estavam bons. O que resta da época da compra são: as molas e os amortecedores. Única coisa que mudou nas 3 configurações, foi quando coloquei susp. rosca [dianteira comprada] foi que cortaram o batente do amortecedor ao meio e colocaram outras molas de Corsa tb porém cortadas. Como o barulho sempre foi igual de todo jeito q já rodei c/ ele, discordo dos mecÂnicos que dizem q o motivo é q o carro está baixo.
Detalhe: Com peso [2 ou 3 pessoas] atrás o barulho é menor.