Chevrolet Corsa Sedã 1.4 Premium Econo.Flex Fiat Siena ELX 1.4 Flex

Com a entrada da família Corsa e Montana, equipadas com motores 1.4 l, já são 13 o número de carros disponíveis e 6 marcas disputando a fatia do mercado de veículos compactos com propulsores desta cilindrada. Um segmento que preza tanto pela economia quanto pelo fato de sair de vez do carma dos populares.
A vinda do Corsa Sedã com este motor também tira de vez o suposto sossego que o Siena tinha, especificamente nesta área, já que o único sedã com propulsor 1.4 l que o Fiat encarava até então era o Prisma, um carro com diversas qualidades, mas bem menos favorecido que a versão ELX da fábrica mineira.
Mecânica
Apesar da cilindrada parecida, a Chevrolet sai na frente em termos de potência com seus 105 cv a 6 000 giros contra os 81 cv a 5 5000 rpm do Siena, ambos utilizando álcool. O novo motor VHC da Chevrolet, o 1.4 Econo.flex, já é uma evolução do motor utilizado no Prisma, com melhorias na parte de “respiração” do motor, entrada e saída de gases.
A diferença de mais de 20 cv entre os dois modelos não se reflete no torque dos dois propulsores, onde o Corsa ainda leva a melhor, mas com uma diferença de apenas 1 kgfm. Enquanto o Siena apresenta 12,4 kgfm a 2 250 rpm, o Corsa consegue oferecer 13,4 kgfm a 2 800 giros, um ganho na faixa de 8% a mais de rendimento nas saídas para o GM.
Desempenho/consumo
De fato, é bem isso, seguindo uma regra geral onde potência reflete na velocidade final do carro, enquanto o torque influencia na arrancada do veículo. Pelos números, podemos ver que mesmo com a disparidade de potência, no dia-a-dia urbano, a vantagem do Corsa Sedã não chega a ser um grande diferencial.
A aceleração dos dois fica na casa dos 12 segundos, sendo que o Siena faz de 0 a 100 km/h em 12s9, enquanto o Corsa faz em 12s2. Já na velocidade final, o Chevrolet vai mais longe, chegando aos 180 km/h, 14 km/h a mais que seu concorrente.
As vantagens tanto do motor quanto do desempenho, até agora, estão do lado da GM, no entanto, na hora da bomba de combustível, o Siena reacende pelo menos um pouco a disputa. Segundo dados de fábrica, o Econo.Flex faz 8,7 km/l de álcool na cidade e cerca de 12 km/l na estrada. O Siena por sua vez consegue fazer 9,2 km/l de álcool no ciclo urbano e 12,6 km/l nas rodovias.
Dirigibilidade
Com uma suspensão mais rígida e pneus menos moles, o Corsa remete uma sensação de segurança maior, principalmente em situações estressantes de uma conduta rápida e mais agressiva. Mesmo com a suspensão e pneus mais moles, o Siena nos mostra uma dirigibilidade muito boa apesar de não transmitir a mesma sensação que o Corsa confere. Ambos são bem agradáveis e fáceis de dirigir, principalmente na cidade.
Design
Dois carros, dois problemas diferentes. O Corsa Sedã não mudou praticamente nada em sua linha 2008 – apenas recebeu novos faróis e lanternas, cromado na grade do radiador e pára-choque dianteiro levemente remodelado. No entanto, as mudanças não fazem do carro um modelo novo, e o visual do Corsa ainda é mais antigo que a do Fiat. Por outro lado, o Siena, mesmo melhor resolvido, receberá em breve os novos elementos da família Fiat que remetem à cara do novo Grande Punto, fazendo com que possíveis compradores aguardem pelo novo modelo.
Manutenção/Seguro
Pelo fato do Corsa Sedã 1.4 mal ter chegado às concessionárias, não foi possível levantar a cesta básica de peças. Entretanto, no ranking da Cesvi Brasil, que mede o custo de reparação dos modelos, o sedã da Chevrolet está melhor colocado já que o Siena é também o pior dos modelos nessa análise. Quando receber o face-lift do Palio, certamente o carro da Fiat melhorará sua posição. .
Nossa simulação apontou uma leve vantagem do Corsa, seguindo um perfil masculino, casado e com idade acima de 30 anos. Um novo seguro custaria em torno de 6,3% do preço do Corsa enquanto no Siena esse percentual seria de 7,2%.
Preço/equipamentos
A diferença de preço é praticamente inexistente. São apenas R$ 100 reais de diferença a favor do Siena ELX, que custa R$ 35 890, para o Corsa Premium, que sai por R$ 35 990.
Mas o Corsa entrega muito mais equipamentos por esse preço. Enquanto o Fiat prioriza itens como computador de bordo, Follow Me Home e My Fiat, o Chevrolet, traz equipamentos como direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricas, mostrando diferenças de interesse das fabricantes.
Acabamento/espaço/ergonomia
Não podemos considerar nenhum dos dois carros como padrões de acabamento excelentes e luxuosos, mas ambos estão acima da média dentro do segmento apresentando propostas coesas sem aquele festival de plásticos desmedidos e de baixa qualidade, geralmente comuns neste segmento.
Com entreeixo maior, de 2,49 m, o Corsa oferece uma posição de dirigir que parece encaixar melhor que a do Fiat, além de possuir um pouco mais de conforto para os ocupantes traseiros. Já com o banco mais vertical, o Siena oferece melhor visão. Seu entreeixo é menor, de 2,37 m. No quesito porta-malas, o Siena é bem superior ao Corsa oferecendo 500 litros contra 432 litros de seu rival.
Mercado
O Atualmente o Corsa Sedã não chega perto dos números de venda do Siena, exceto se somar seus números com os do Classic, ou se preferir, nosso “antigo” Corsa Sedã.
Com a entrada do novo modelo 1.4 l Econo.Flex, a GM pretende implementar seus números de vendas no segmento. Aliado ao fato do Siena já ter mudanças previstas em seu visual, a disputa deverá ficar acirrada neste primeiro momento, e esquentar ainda mais com a entrada do novo Siena.
Conclusão
Embora venda mais, tenha um porta-malas generoso e um motor mais econômico, o Siena acabou em desvantagem em muitos quesitos. Um dos principais é a lista de equipamentos que, para se igualar a do Corsa, geraria um custo a mais de quase R$ 4 000. O Corsa Sedã anda mais, mas isso não chega a ser algo tão nítido assim. Itens como seguro e manutenção também favorecem o carro da Chevrolet. Quanto à design, acabamento e espaço interno, ambos se equivalem praticamente.
Para finalizar, quem pensa em comprar um Siena mesmo com esses argumentos contrários, precisa levar em conta que a nova geração deverá chegar até o final do ano. Ou seja, melhor esperar ou levar o Corsa Sedã.
FONTE: Terra http://carroonline.terra.com.br