[OPINIÃO] - Projeto Girador

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
daniel_danielgt
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

[OPINIÃO] - Projeto Girador

Mensagem por daniel_danielgt »

Boa noite galera! Ganhei um bloco família 1 1.8 com as bielas, bloco está excelente, cilindro STD, mas precisa passar para 0,50 (81mm) e não veio com virabrequim.

Tenho um celta vhc-e, minha idéia é montar um 1.3 girador, como: virabrequim do 1.0 com pistão de AP 1.6 álcool. O pistão do AP é 81mm e a altura de compressão dele é a mesma do pistão do 1.0, que no bloco 1.0 seria impossível abrir para 81, mas no bloco do 1.8 dá. O único problema grande: pino de pistão. O do GM é 18mm e do AP é 20mm. Como fazer, abrir a biela pra 20mm? comer o meio do pino pra 18mm? ou eu deixo isso pra lá e compro um vira de 1.8 mesmo e monto 1.8?

Acho que esse 1.3 no câmbio do celta ia ficar animal. E eu poderia usar meu cabeçote, se eu monto 1.8 preciso ir atrás de cabeçote.

Abraços!
daniel_danielgt
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por daniel_danielgt »

Acho que vou ficar com vira do 1.6 + pistão 0,50 do 1.8 + cabeçote de 1.0. Vai ficar um 1.7 com 11 de taxa, pela diferença de altura de compressão entre os pistões.
SemControle
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

girador vc nao vai montar nada nos gms q ja descarregam tucho em segurar um bom trecho perto do corte de giro original...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
gui1985
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

Entao, tem alguns problemas na sua ideia. Primeiro: o cabeçote 1.0 nao vai ter um fluxo legal p giro alto. Teria que usar um cabeçote do 1.4 p ter uma taxa aceitavel p funcionar. o cabeçote 1.8 ficaria muito baixa a taxa. Segundo: tem que considerar a diferenca do peso, com certeza o pistao ap pesa mais. Terceiro: gm em giro alto descarrega tucho, o que prejudica o desempenho. Abrir a biela p entrar um pino de 20mm, que alias, alem de mais grosso, tambem é mais pesado, a chance de quebrar é grande parece poucas gramas mas girando ai a 7 mil se torna uma dferenca absurda. tirando material da peca ao tornear o olhal p entrar o pino maior pode reduzir a resistencia da peça. Tem muita coisa a ser avaliada. até mesmo para sua propria seguranca e de quem estara com voce no carro. se uma biela arrebenta em giro alto alem de causar um rombo no bloco, pode acabar te machucando.
gui1985
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

olha eu to falando isso porque eu mesmo tinha pensado tambem na mesma ideia. porém tinha pensado em usar as bielas longas do onix para poder usar um pistao com uma altura menor e sendo assim, mais leve. mesmo assim foi dificil achar e, o único que achei que atendeu as medidas era bem mais pesado que os pistoes originais gm. além disso a medida std era 81,5, ou seja o limite do bloco, a ultima retifica. agora pensa comigo, se as bielas do onix ja quebram com os pistoes originais que, sao feitos para ser leves, imagina com um pistao maior e mais pesado. peças feitas sob medida para ter o motor como voce quer montar acho que nao compensa. mais facil usar um motor do onix 1.4, originalzinho, vai girar bem sem te dar dor de cabeca. usando cambio do 1.0 vai ficar bem curto e acelerar rapido como vc quer.
Responder