[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
viictorchaaves
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - OLEO MOTOR INDICADO 5w30 ou 15w40

Mensagem por viictorchaaves »

Boa noite, amigos! Sou membro novo aqui no grupo.
Tenho um Corsa Classic 8v 1.0 ano 2012 / 2013.
Sou motorista de aplicativo, comecei a rodar com ele a pouco tempo.
Fiz minha primeira retifica quando fez 125mil km rodados, coloquei jogo de bronzinas e bielas, eixo novo(chevrolet), bomba de oleo, valv termo, algumas mangueiras, oleo ac delco 5w30 semi sintetico..

Hoje, completei 150 mil km rodados, e reparei que a ultima troca que eu fiz, apenas rodei 3 mil km, e tive que completar 1 oleo e meio o ac delco, só apenas rodando 3 mil km.... sempre troco meus oleos quando bate 7 mil km...

Falei com o mecanico a respeito, ele me indicou a usar o OLEO SELINIA PERFORMER 15W40 SEMISINTETICO, relatou que como o carro é antigo, e eu tenho o uso severo do mesmo, seria indicado um oleo mais grosso... Voces recomendam esse oleo para o carro? ou devo voltar para AC DELCO 5W30 SEMI SINTETICO ?

Estou com medo de estragar o motor, não vi no manual indicando outra especificacao do oleo, alem do 5w30 acdelco.

Conto, com as experiencias de voces, por favor!!!

SEGUE IMAGEM DO ANTIGO OLEO QUE SEMPRE USEI, X O NOVO QUE ESTOU USANDO, SÓ RODEI APENAS 100KM COM O OLEO NOVO 15W40
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
viictorchaaves
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER

Mensagem por viictorchaaves »

Esqueci de colocar, nao sei se muda algo.

CORSA CLASSIC SEDAN 1.0 8V
SemControle
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)

Mensagem por SemControle »

viictorchaaves escreveu: Quarta-feira 22 2025f Janeiro 2025 09:45:48 PM Boa noite, amigos! Sou membro novo aqui no grupo.
Tenho um Corsa Classic 8v 1.0 ano 2012 / 2013.
Sou motorista de aplicativo, comecei a rodar com ele a pouco tempo.
Fiz minha primeira retifica quando fez 125mil km rodados, coloquei jogo de bronzinas e bielas, eixo novo(chevrolet), bomba de oleo, valv termo, algumas mangueiras, oleo ac delco 5w30 semi sintetico..

Hoje, completei 150 mil km rodados, e reparei que a ultima troca que eu fiz, apenas rodei 3 mil km, e tive que completar 1 oleo e meio o ac delco, só apenas rodando 3 mil km.... sempre troco meus oleos quando bate 7 mil km...

Falei com o mecanico a respeito, ele me indicou a usar o OLEO SELINIA PERFORMER 15W40 SEMISINTETICO, relatou que como o carro é antigo, e eu tenho o uso severo do mesmo, seria indicado um oleo mais grosso... Voces recomendam esse oleo para o carro? ou devo voltar para AC DELCO 5W30 SEMI SINTETICO ?

Estou com medo de estragar o motor, não vi no manual indicando outra especificacao do oleo, alem do 5w30 acdelco.

Conto, com as experiencias de voces, por favor!!!

SEGUE IMAGEM DO ANTIGO OLEO QUE SEMPRE USEI, X O NOVO QUE ESTOU USANDO, SÓ RODEI APENAS 100KM COM O OLEO NOVO 15W40
so dar uma lida neste tópico pra onde movi sua duvida, fala tudo de óleo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Manfio
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

viictorchaaves escreveu: Quarta-feira 22 2025f Janeiro 2025 09:47:51 PM Esqueci de colocar, nao sei se muda algo.

CORSA CLASSIC SEDAN 1.0 8V
Essa perda de lubrificante é porque está sendo queimado parte do lubrificante na câmara de combustão que pode ser por desgaste nos anéis, falta de rugosidade no cilindros ou tecnologia do lubrificante. Já tentou um Havoline 10W-30 API SN?
Não usaria nada além de um 10W-40 API SP.

5W-30 se for sintético queima muito. No demais casos não deveria ter perda significava.
Responder