Resolvi abrir um filtro.
Filtro: Mann Filter W7 Multi 18
Rosca: M18 x 1.5
Comprimento (sem o anel de vedação): 85mm
Comprimento do elemento filtrante: 2,54m
Abertura do elemento filtrante: 54mm
Válvula Bypass: Não
Válvula de retenção: Sim
Vedação do elemento: Sim, pela vedação da válvula de retenção

Ele é da categoria dos filtros de maior volume. Assim como os Bosch B7 Top 18, os Mahle OC 504 Plus e Framm PH4722. Os recomendam para motores acima de 1.6, mas julgo serem úteis para os motores do Corsa de todas as capacidades cúbicas. Dispõem de maior área filtrante e logo, maior vazão e menor necessidade de acionamento da válvula bypass do bloco

Já com ferrugem na rosca, filtro guardado dentro da caixa por 1 ano. Não vem envolto em plástico protetivo. Da esquerda superior para a direita inferior, em ordem: Copo, elemento filtrante, mola-lingueta onde o elemento se apoia no copo, topo do filtro com anel de vedação, base e mola da válvula de retenção e vedação da válvula de retenção

Elemento filtrante arqueado e com abertura de 54mm. Ele é maior do que os tradicionais do Corsa, que tem por volta de 45mm

Os componentes da válvula de retenção:

Detalhe do fechamento do elemento no corpo. Fechamento irregular, com o final mais espaçado. O comprimento do elemento, sendo 2,54m, é maior do que os dos filtros analisados pelo blog Dia de Garagem. Nele, os comprimentos dos filtros testados variavam de 1.4 a 1.9 metros. Assim, o elemento deste filtro fica mais prensado na base, como se vê na imagem. É de se imagina se isso é detrimental à performance deste filtro.

Detalhe do elemento filtrante contra a luz:
