[INFO] - Por dentro do filtro de óleo

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
Manfio
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [INFO] - Por dentro do filtro de óleo

Mensagem por Manfio »

Tive uns contratempos na garagem com problema nas paredes. Maior problema, pois essas chuvas danificaram o reboco, pintura e teto. Depois de arrumar vou conseguir mexer nesse carro.
Avatar do usuário
Manfio
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Tirei um tempo para ver uns vídeos do Engenheiro Mecânico Eduardo Polati e segundo, qualquer motor que utiliza flat tapped, acionamento por tucho mecânico ou hidráulico terá sempre deficiência de lubrificação, ou seja, o filme lubrificante no eixo vai "quebrar" durante o acionamento do balancim. Sendo assim, só lubrificantes 15W40 ou 20W50 de API SL que tenham zinco entre 900 a 1000 ppm vão resolver. Contudo ele deixou a indicação de procurar lubrificantes Dexos 2 que apresentam excelentes aditivos antidesgastes. No vídeo ele tinha um Valvoline 5W40 Dexos 2.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1159
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

É aquela discussão antiga, de que só o zinco aguentaria a alta pressão quando o filme se rompe... eu sou do partido de que há alternativas modernas e baratas ao zddp. Tem o link do vídeo?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Avatar do usuário
Manfio
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

https://youtu.be/AN1_jTJzotE?t=3039

https://youtu.be/I9L9IXnp4_g?t=2843

Não achei a parte que ele comenta 900 a 1000 ppm de zinco. Mas continuo na idea do RAT, no ZDDP.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1159
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bacana o canal, obrigado pela dica. Aquele outro gringo, gostei muito.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”